The Rain 3x01 – Don’t Give Up



Iniciando a temporada final…
No final da outra temporada, as coisas se complicaram para Rasmus… ele precisou enfrentar a morte de Sarah – embora ela não tenha, realmente, morrido, mas ele ainda não sabe disso –, além do fato de a irmã atirar nele para tentar impedi-lo de matar Martín. Naquele momento, vimos um Rasmus quase que totalmente dominado pelo vírus, mas eu gosto de vê-lo no controle de seus poderes, e continuo dizendo que Rasmus é minha parte favorita em “The Rain”. Não sei se ele está certo, se juntando à Apollon, porque eu acho que as intenções da empresa tornam tudo perverso e errado, mas eu gosto de ver Rasmus interagindo com o vírus, algo que vimos muito ao longo da segunda temporada… agora, ele acredita que esse vírus, na forma como ele o tem, pode ser a solução para salvar toda a humanidade, mas Simone não acredita nisso.
Simone se separou, então, de Rasmus no fim da última temporada… cada um seguiu seu caminho, e Simone continua com uma coisa em mente: ATRAVESSAR O MURO PARA FORA DA ÁREA DE QUARENTENA. É bem esquisito assistir agora no contexto que estamos vivendo, e Simone encontra algo muito diferente do que esperava quando finalmente consegue fazer o que sempre quis e atravessar o muro: ela descobre que o vírus não está contido pelo muro, e não existe esperança do lado de fora. Ela encontra uma casa vazia, uma espécie de “cidade fantasma”, e uma notícia na rádio que fala sobre o vírus, sobre evacuação… aparentemente, não há esperança alguma. Então, ela acaba dando meia volta e retornando para dentro do muro, para junto dos amigos, sem saber o que virá a seguir… afinal de contas, que mais ela pode fazer agora?
Enquanto isso, Rasmus é facilmente manipulado pela ideia de “cura” e de “criação de um novo mundo”. É apavorante, e ele confia na Apollon cegamente, o que é o seu erro, enquanto o vírus toma cada vez mais conta dele. Eu digo que gosto de ver o Rasmus interagindo com o vírus porque isso foi o que mais me agradou ao longo da segunda temporada, mas eu também acho que a série se perdeu bastante no que era sua proposta inicial – fico pensando em “Under the Dome”, que começou tão bem e chegou a uma péssima terceira temporada. No início, “The Rain” parecia um outro tipo de ficção científica, mais pautada na realidade, para então termos uma história fantasiosa de um vírus misterioso que reage ao corpo humano mais ou menos como o simbionte reage a Eddie Brock para virar o Venom… mas, se é o que temos, vamos lá.
Última temporada… vamos ver como acaba.
Simone acaba sendo levada para dentro da Apollon, onde ela reencontra o irmão, e os dois têm uma conversa sobre em que passo estão na relação deles… ele a perdoa pelo tiro, diz que “entende que ela estava com medo”, mas agora ele quer que ela compre a ideia de que ele é a cura e que a resposta é “infectar a todos com o seu vírus” para “construir um mundo novo”, enquanto Simone continua empenhada em fazer aquilo que era o plano do pai: tirar o vírus de Rasmus sem matá-lo. Em uma cena do episódio, Simone pega uma das pessoas que Rasmus vai supostamente “salvar” e a leva para conhecer Rasmus, fazendo com que o irmão eventualmente saia de dentro de sua “jaula”, e então o provoca para que o vírus se manifeste, para que Mathilde se assuste e para que perceba quem é o Rasmus, o seu “salvador”, afinal de contas… não sei o que ela ganhou com isso.
Vamos ver o que essa última temporada nos reserva… certamente, seguiremos na pegada da segunda temporada, e não é o que a série nos prometeu lá no seu início, mas pode ser interessante e eu estou curioso pelo desfecho. O episódio traz algumas provocações para o futuro, como a Simone quase sendo capturada e então escolhendo pular de uma ponte, e embora seja óbvio que ela sobreviveu, todo mundo parece ter assumido, simplesmente, que ela morreu… isso pesa sobre Martin, e pesa, também, sobre o próprio Rasmus, que quebra tudo, grita e deixa o vírus sair de seu corpo, em uma cena forte. No fim do episódio, temos o esperado (pelo menos por mim, porque foi o que eu fiquei esperando desde que a outra temporada terminou) reencontro de Rasmus e Sarah, mas ainda sem diálogo… ela chega à Apollon, o abraça e não diz nada.
LOUCO PARA VER ESSES DOIS JUNTOS.
E os dois lidando com o vírus dentro do corpo…

Para mais postagens de The Rain, clique aqui.


Comentários