Anne with an E 1x04 – An Inward Treasure Born



Como não amar a Anne?
OLHA COMO A ANNE É PRECIOSA! Anne é uma alma boa demais – acho que todos deveriam ter alguém assim por perto, porque veja a diferença que ela faz nas vidas das pessoas! No primeiríssimo episódio, Anne nos conquistou com o seu sorriso contagiante e sua fala acelerada e cativante… ela nunca falha em nos fazer sorrir e torcer por ela. No último episódio, a vimos sofrer a crueldade das outras crianças quando ela vai para a escola pela primeira vez, e o pior é que ela estava tão empolgada pela escola. Depois da última humilhação, depois de ser provocada por Gilbert Blythe e colocada na frente de toda a sala pelo professor, ela voltou para casa correndo e, abraçada a Marilla e com lágrimas sentidas nos olhos, Anne disse que nunca mais voltaria para a escola – ela não quer passar por nada daquilo novamente. E nós a entendemos.
Nos dias seguintes, Anne fica em casa, inventando histórias, falando sozinha, conversando com “Katie”, uma espécie de amiga imaginária que ela deixou há muito tempo na antiga casa em que morava, mas que agora lhe serve de companhia novamente nesses tempos tão difíceis. Eu adoro ver a maneira como Anne se refugia em seu próprio mundo, no qual é a bela Princesa Cordelia, com seus vestidos de seda e suas mangas bufantes (!), porque essa é a maneira que ela sempre encontrou de fugir dos martírios da vida, e é verdade que Anne já sofreu muito nessa vida. Marilla se pergunta o que fazer: ela acha que a garota deve voltar para a escola, mas Rachel, a vizinha fofoqueira que, no fim, não é uma pessoa má, acha que é melhor dar tempo a Anne e esperar que ela venha falar com Marilla sobre a escola – isso vai acontecer, mais cedo ou mais tarde.
Quando Anne, avoada como anda nos últimos dias, esquece uma torta no fogo e quase coloca fogo em Green Gables, Marilla toma uma decisão por ela, e diz que ela voltará para a escola no dia seguinte. Naquela noite, Anne chora de puro desespero a noite inteira, porque não quer voltar para a escola, e nós quase choramos com ela – a sinceridade em cada lágrima derramada! Então, Anne resolve fingir que está indo para a escola, embora não esteja… no primeiro dia, parece que tudo dá certo, e ela consegue enganar Matthew e Marilla falando sobre como “foi bem melhor do que ela esperava” e tudo o mais. No segundo dia, as coisas não são tão perfeitas. Enquanto Anne perde a hora brincando sozinha e dando aula a amigos imaginários (!), Diana e Ruby vêm à sua casa para devolver os livros que ela deixou na escola e dizer que estão preocupadas com ela.
Então, Marilla descobre que ela tem estado mentindo, e não voltou para a escola como dissera… sem saber o que fazer, os Cuthbert resolvem chamar o pastor, que fala com Anne sobre a mentira, e a faz prometer que ela não vai voltar a mentir – mas como Anne continua relutante em voltar para a escola, o pastor lhe diz que ela tem duas opções: ir para a escola ou ficar em casa e aprender os afazeres “para se tornar uma esposa”. E isso é algo que acaba mexendo muito mais com Marilla Cuthbert do que com a própria Anne, no fim das contas… quando Marilla era jovem, ela não tinha, como Anne, opções. Na sua época, as garotas eram criadas simplesmente para serem donas de casa e esposas, e ela acabou não se tornando isso, e vive até hoje, solteira, morando com o irmão… e é tão triste ver como isso acaba pesando sobre a Marilla!
Anne, por sua vez, faz a sua escolha: ela não vai voltar para a escola. Então, ela começa a se encher de afazeres domésticos, seja com Marilla ou com Matthew e, por fim, ajudando o Jerry… EU AMO O JERRY. Jerry é o garoto que Matthew contratou lá no primeiro episódio para ajudá-lo com os trabalhos da fazenda, e ele é uma graça – gostaria de ver mais cenas de Anne com Jerry. No episódio passado, ele ficou encucado sobre o termo “bisbilhotar”, que ele não sabe o que é, e nesse ele e Anne têm uma conversa linda sobre o que eles poderiam ser… ela fala sobre como ele tem sorte de ser um garoto e poder fazer o que quer, com uma pontinha de inveja dele, mas a verdade é que ele também tem uma pontinha de inveja dela, porque ela tem a opção de ir para a escola… o que ele não tem. Eu acho que ambos têm muito a aprender um com o outro!
Um incêndio na cidade acaba sendo o começo da mudança de opinião de Anne… quando um alarme soa durante a noite, todas as famílias das redondezas partem para ajudar a apagar um fogo na casa dos Gillis, e Anne assiste àquilo um pouco incomodada – todos estão jogando água sem parar, mas o fogo não parece diminuir, e ela se pergunta por que as portas e as janelas continuam abertas lá dentro. Então, Anne acaba se envolvendo com um casaco molhado e entrando na casa, para o desespero de Diana e Marilla, do lado de fora (as duas verdadeiramente preocupadas com ela, porque a amam tanto!), e de Gilbert, do lado de dentro. Mas Anne acaba fechando umas portas e contendo um pouco do fogo, de maneira inteligente e graças ao seu raciocínio rápido, e eu adorei a maneira como ela acabou sendo a heroína da noite… o fogo foi contido graças a ela.
Depois do incêndio nos Gillis, a família se divide nas casas de Avonlea durante a semana que será necessária para a reforma, e Ruby, uma das garotas chatas que a tratou mal no último episódio, na escola, acaba ficando na sua casa. Eu fiquei muito bravo com a Ruby chorando, dizendo que “ninguém mais ia querer ser seu amigo”, mas a mãe é irredutível: diz que Anne foi heroica e ela deve ser grata a ela, e faz a filha ir… Diana também é uma graça e diz a Ruby que não importa o que os outros pensam, mas o que ela pensa. Então, Ruby vai passar uma semana na casa de Anne, tendo que dividir um quarto e uma cama com ela, e a verdade é que Anne tem uma capacidade imensa de conquistar as pessoas ao seu redor… às vezes as pessoas não lhe dão essa chance, por puro preconceito, mas uma vez que passemos um tempo com Anne… como não amá-la?
Na primeira noite, Ruby ainda está chorando por causa da casa queimada, por estar em Green Gables e por causa de seus vestidos que estão todos arruinados – destaque para a Anne lidando com essa crise, oferecendo para ela um dos seus vestidos, “porque ela tem dois”. QUE MENINA FOFA! Naquela primeira noite, que era muito importante, Anne consegue acalmar Ruby mencionando Gilbert, como se ele estivesse empenhado em apagar o fogo de sua casa “por ela”, e Ruby fica bem empolgada com isso… Anne diz, então, que está aprendendo a cozinhar e que, no dia seguinte, elas podem fazer biscoitos e levá-los para os garotos que estarão trabalhando na reforma da casa, inclusive o Gilbert. E Ruby adora a ideia. E, no dia seguinte, as duas realmente fazem isso e é uma cena muito legal, que deixa a Ruby toda contente, embora Gilbert só tenha olhos para Anne…
Ele já está fascinado.
Assim, ao longo de uma semana, Anne vai conquistando Ruby, que percebe que ela é uma excelente amiga. As duas passam o tempo todo juntas, praticamente, e Diana já sempre gostou da Anne, de qualquer maneira. Assim, eu achei MUITO LINDA a cena em que as três se reúnem no “lugar secreto” de Anne, o lugar para onde ela ia quando saía de Green Gables dizendo que estava indo para a escola, mas sem ir de verdade… ali, elas estabelecem um grupo só delas, uma espécie de “clube de escrita”. As três escreverão histórias, e então se reunirão uma vez por semana para lê-las, para compartilhá-las… e, naquele momento, percebemos o quanto Ruby já está encantada. A maneira como ela sorri, como fala, como comenta as palavras difíceis que Anne fala e que ela nem entende… ah, e ainda temos o chapéu que as três estão usando!
<3
O final do episódio é emocionante. Na última noite que Ruby passa em Green Gables, ela diz a Anne que sentirá a sua falta, mas ela não tem coragem de olhar para ela quando diz isso. De qualquer maneira, depois que Ruby pega no sono, Anne pega a sua velinha e vai até o quarto de Marilla, e as duas têm uma conversa maravilhosa, na qual Marilla diz que ela tem que tomar as suas próprias decisões, por isso as deixa em suas mãos, e Anne diz que quer voltar para a escola, porque talvez não seja assim tão ruim agora que ela tem Diana e Ruby. Então, no outro dia, ela vai para a escola, e eu fiquei naturalmente tenso, depois do traumatizante último episódio, mas a verdade é que, dessa vez, as coisas tendem a ser pelo menos um pouquinho melhores. Diana e Ruby ficam FELIZES em vê-la, e vão até a porta para recebê-la com um abraço (!), enquanto Gilbert tenta esconder um sorriso.
AH, COMO EU ESTOU APAIXONADO POR ESSA SÉRIE! *-*

Para mais postagens de Anne with an E, clique aqui.


Comentários