The 100 7x12 – The Stranger



“I’m proud of you, Murphy”
Depois do que fizeram com o personagem de Bellamy (por causa de problemas de bastidores, o que mostra uma falta de profissionalismo e um desrespeito imenso com os fãs), ainda bem que “The 100” ainda tem John Murphy para ser MARAVILHOSO. Novamente, a série está entrando em um hiatus, notícia que não agradou a quase ninguém – especialmente porque isso está ruim demais e a gente só quer se livrar logo da série. Eu, particularmente, estava gostando muito de “The 100”, admiro todo o caminho de amadurecimento da série, em roteiro e atuação, mas a última temporada, que tinha tudo para ser incrível (ela começou com essa promessa!), acabou desandando e agora eu só quero que acabe. No fim do episódio passado, Bellamy se convertera em um dos discípulos do Pastor, Bill Cadogan, e traiu as pessoas que conhece há anos.
Toda uma descaracterização sofrível do personagem!
Há uma tentativa de “explicar” as atitudes de Bellamy, mas eu acho que já é tarde demais para isso… em uma conversa com Bill, Bellamy tenta fazer um acordo com ele para “salvar os amigos”, dizendo que poderia conseguir a Chama para ele e que eles poderiam consertá-la, então Bill permite que ele tente, e encontramos Bellamy conversando pessoalmente com aquelas pessoas que fizeram de tudo para salvá-lo ou para vingá-lo, quando acreditaram que ele estava morto, e que agora foram traídos por ele da pior maneira possível. Echo diz a Bellamy que “ele se perdeu, que aquele não é ele”, e a cena dos dois é extremamente desconfortável… as coisas que ele diz, a maneira como ele está completamente convertido, ou como ele se veste como os discípulos de Bardo… tudo aquilo é bastante revoltante e não dá para perdoá-lo.
Todos os que foram traídos por Bellamy estão presos, e vemos uma conversa interessante de Jordan com Hope, sobre a morte de Diyosa, e a conversa de Octavia e Clarke sobre o tempo que Octavia passou em Skyring, e a maneira como Hope era, até pouco tempo, a garotinha dela e de Diyosa, e agora ela está tão “screwed up” quanto eles. E então, para intensificar o horror disso tudo, Bellamy aparece, com suas roupas brancas, contando que “teve uma experiência”, que “escolheu o Pastor” e que “não podia mentir para ele”. É realmente ridículo e forçado… pelo menos Clarke lhe diz umas verdades na cara, de coração partido… ele diz que quer salvá-los, pede que “confiem nele”, mas Clarke é forte e decidida, e não vai ajudar… ela não vai falar nada sobre a Chama… e ela termina a “conversa” dos dois com um perfeito e merecido…
“Go float yourself”
E, então, Bellamy, que se converteu no personagem mais desprezível da temporada, as entrega, dizendo que “está fazendo o que tem que fazer”, e leva Clarke para a extração de memórias, para que eles descubram onde está a Chama… e ela luta contra a máquina o máximo que pode e, eventualmente, faz um acordo com Bill Cadogan, dizendo que os levará até a Chama, se ele soltar todos os seus amigos, mas é claro que o “Pastor” é traiçoeiro e a engana… ele realmente envia uma parte dos seus amigos para fora de Bardo, mas não de volta para Sanctum, como ela pedira, mas para algum outro lugar que Clarke não sabe qual é… enquanto isso, Raven e Gabriel ficam para trás, com Clarke: primeiro ela tem que cumprir a sua parte do acordo. Não que retornar para Sanctum nesse momento seja a melhor opção, de qualquer modo…
Afinal de contas, Sheidheda está no poder.
O episódio traz um pouquinho mais de Sheidheda e, surpreendentemente, acaba sendo uma das melhores partes do episódio – mas acho que é só porque eu tenho uma queda imensa pelo Murphy! Primeiro, Sheidheda subjuga todos que consegue, e quem se recusa a ajoelhar-se perante ele é brutalmente assassinado… Indra está “ao seu lado”, apenas para garantir a segurança de Madi, mas Sheidheda não está muito inclinado a cumprir o seu acordo, tendo em vista que Madi está desaparecida, assim como uma série de outras pessoas que se opuseram a ele e que não ajoelharam perante o seu poder… e o mais legal é que, depois de tudo o que vimos ao longo das temporadas, essas pessoas estão escondidas em um bunker, lideradas por ninguém menos que JOHN MURPHY, talvez o personagem mais cheio de altos e baixos da história de “The 100”.
Mas que eu, particularmente, sempre amei.
Até um pouquinho nos seus momentos mais sombrios
Três pessoas dizem, durante o episódio, que estão orgulhosos de Murphy, e realmente ele se converteu em um ótimo líder, em quem podemos confiar, e que está realmente disposto a proteger essas pessoas de Sheidheda. Duas vezes, John Murphy é colocado à prova nesse episódio. Da primeira vez, ele consegue enganar uma das seguidoras do Sheidheda e ela acaba presa, mas, na segunda vez, as coisas não saem exatamente como ele planejara – E É TÃO ANGUSTIANTE VER JOHN MURPHY SER CAPTURADO PELO SHEIDHEDA. É sério, agora que acabaram com o meu Bellamy, e que Raven está completamente apagada, eu espero pelo menos que John Murphy fique bem! No fim do episódio, Clarke consegue retornar para Sanctum, em um momento irônico no qual ela olha para as coisas mudadas ao seu redor e pergunta o que aconteceu…
“Gee, where to begin?”

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários