3% 4x02 – Choque



O Processo do André…
GENTE, QUE TEMPORADA É ESSA?! Eu já comentei no último texto, mas eu tenho que reforçar: eu amo “3%”, e eu vou ficar com muita saudade quando a série chegar ao fim… durante esse episódio eu me peguei, novamente, pensando no quanto eu gosto de assisti-la. O episódio foi tenso, eletrizante, e conseguiu se dividir bem entre o Continente, a Concha, um novo Processo (pior do que qualquer um que já tenhamos visto, mas também pudera, ele é idealizado pelo André), e o Maralto, com os nossos personagens cujos planos saíram dos eixos e agora eles têm que pensar no que vão fazer e, quem sabe, aproveitar a oportunidade que está aparecendo para eles… ainda não sei aonde a temporada vai chegar, mas esse é um dos meus episódios favoritos – e também foi bom esclarecermos algumas coisas sobre Xavier, Glória e quem é o traidor.
Tudo começa extremamente revoltante, e eu me lembro de como, na temporada passada, eu associei essas pessoas estúpidas a eleitores de certas pessoas por aí… e aqui estamos de novo. O Maralto quer controlar o Continente de todas as maneiras possíveis, e eles sempre conseguiram fazer isso com a ilusão de um mundo melhor, perfeito – no início do episódio, André envia uma “mensagem” para o Continente, e aquilo me causou uma revolta tão grande, por tantos motivos! Primeiro, pela maneira como eles exibiram paisagens da “vida perfeita” que as pessoas vivem no Maralto, anunciando o adiantamento do Processo desse ano e o “perdão” até para aqueles que tiraram seus registros e se juntaram à Concha… e, então, temos que escutar aqueles babacas alienados gritando “Viva o Maralto!” e “Viva o Processo!” É ironicamente assustador.
Aqui chega a causar ânsia!
A segunda coisa que me causou revolta no vídeo do André é a maneira como ele arquitetou tudo para jogar o Continente contra a Concha, mostrando filmagens de Rafael, Joana e os demais, que estão no Maralto para “uma reunião diplomática”, como se eles fossem traidores que se mudaram para lá ou qualquer coisa assim… eles os exibem com as roupas do Processo, para depois os mostrar andando pelas ruas do Maralto, ou tomando um banho na praia. As coisas para o grupo no Maralto também não estão nada bem… o gerador não chegou, o que quer dizer que o plano do Pulso ainda não pode ser levado adiante, e Joana recebeu uma proposta de Veronica para que ela os ajude a libertar algumas pessoas que André prendeu, para que eles o tirem do poder… mas é como o Rafael disse: eles não estão ali para tirar o André e colocar outro no lugar.
NÃO É ESSE O PLANO.
Tudo me deixou bem tenso, confesso. E eu acho interessante essa coisa da Joana e do Rafael discordando, porque eles são os meus personagens favoritos, e então eu fico dividido, embora eu veja lógica em ambos. Acho que Joana está se iludindo com a possibilidade de Veronica ser a sua mãe, e isso a está deixando meio cega, mas a sua proposta é boa: acabar com o Processo. Inicialmente, o Maralto não quer nem pensar nisso, mas enquanto eles enrolam, o André, o primeiro assassino do Maralto, está escolhendo pessoas, e eles precisam agir logo – talvez possam acabar com o Processo e com a esterilidade, separando o Maralto do Continente de forma definitiva: cada um por si. Até atingiria o plano da Concha! E olha, devo dizer que eu fiquei muito bravo com o Marco: ou ele é um infiltrado (não acho que seja), ou ele é muito tapado, chamando o Rafael de paranoico e tudo por causa da música e das possíveis escutas na casa.
Por favor, né, Marco?!
Rafael tem toda a razão!
Enquanto isso, então, Michele resolve continuar o plano do Pulso, agora com uma nova maneira de enviar o gerador para o Maralto: com o Processo antecipado de André. Para isso, ela enviará Xavier, a única pessoa em quem ela confia, que precisará se infiltrar. E parecia ser a última pessoa em quem ela devia depositar suas esperanças, mas, no fim, parece que ela tinha razão. O episódio é EXCELENTE nessa parte. Primeiro, Michele pede para falar com Xavier e com Glória, os desafiando a contar quem foi que sabotou a missão na noite passada, e é claro que a insuportável da Glória joga toda a culpa para o Xavier… depois, ela esclarece ao garoto que esse era só um teste, era tipo as coisas pelas quais ele terá que passar uma vez no Processo, e ele precisa estar preparado para isso. E, de quebra, ela tira Glória do seu pé quando o Xavier desaparecer.
Mas Glória sabe que está sendo enganada… e vai se juntar com Marcela.
Durante uma parte do episódio, acompanhamos Michele ajudando Xavier a se preparar para o Processo: E AQUILO FOI ANGUSTIANTE DE SE VER. A minha impressão era de que Xavier ia estragar tudo na primeira oportunidade… porque ele é um verdadeiro desastre. É um desastre contando histórias, inventando mentiras, montando cubos, ou roubando para ser aprovado. É um desastre em tudo… como ele poderia sobreviver ao Processo? Mas Michele está confiante, e ele não precisa passar até o final: ele só tem que estar lá por tempo o suficiente para desligar umas turbinas e permitir que Michele entre, para colocar o gerador em um submarino para o Maralto… será que ele consegue? A primeira parte do Processo é a entrevista, e COMO AQUILO ME CAUSA RAIVA. Sempre me causou, mas parece que hoje ainda mais… como eles se acham superiores, como eles são nojentos, como eles tratam os candidatos como nada, sendo que já estiveram ali.
É revoltante e deprimente.
Mas Xavier passa.
Postada por Everton no
Banco de Séries.
Para a segunda prova, ele acaba sendo colocado em uma dupla com um dos garotos mais insuportáveis do Processo, mais ou menos como o Marco era na primeira temporada, e aquela prova é extremamente perturbada… bem que Michele dissera que os Processos assumiam um pouco da personalidade de seus idealizadores: André é um doente! A prova consiste em uma cadeira elétrica que dá choque nos candidatos, e eles precisam dividir a carga – inicialmente, igualmente, e se um deles diminuir a intensidade, o outro deve aumentar para equilibrá-la. Tudo ali causa horror e angústia, e eu pensei muitas coisas durante a prova. Pensei que o outro candidato estava sendo filho da p*ta, pensei que o Xavier ia jogar toda a carga para ele quando ele começou a passar mal, mas Xavier se saiu incrivelmente bem… me surpreendeu. Ele consegue passar na prova, aguentar muito mais carga do que julgamos possível, e ainda salvar a vida de seu colega.
Talvez estejamos conhecendo um novo Xavier.
Mas o que isso quer dizer para a temporada?
E se ele abandonar a Concha, a Michele e se dedicar ao Processo de verdade?

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários