3% 4x03 – Fogo



“Só tô aproveitando enquanto eu acredito ainda”
Duas coisas que não mudam: EU AMO O RAFAEL e EU ODEIO A GLÓRIA. Rafael sempre foi o meu personagem favorito em “3%”, e eu adorei ter um episódio parcialmente focado nele na temporada final dessa série que vai deixar saudades. Nesse episódio, podemos ver Rafael discordando do “Plano B” dos seus companheiros da Concha que estão no Maralto (ele tem razão, o lance é DESTRUIR o Maralto, acabar com a utopia ilusória que impede o crescimento do Continente), e tentando fazer algo por ele mesmo, ao mesmo tempo em que revisitamos um momento importante de sua vida, lá no ano do Processo 103. Em paralelo, acompanhamos outros personagens como a Michele, tentando fazer seu plano funcionar, e a Glória, sendo a mesma burra desprezível de sempre… é um episódio EXCELENTE, possivelmente um dos meus favoritos na série.
Acredito que Glória seja a personagem mais odiada do público – e se você não odeia a Glória, é melhor você rever alguns de seus conceitos. Ela continua sendo a mesma traidora de sempre, e desde o episódio passado que está conversando com Marcela, tentando negociar com ela em troca de informações: então, em troca da promessa de que “o seu Processo ainda não acabou” e de “duas vagas no Maralto”, Glória trai todo o propósito da Concha contando para a Marcela o que eles estão fazendo… como eles planejam destruir o Maralto detonando o pulso eletromagnético. Glória entrega tudo de mão beijada para Marcela, mas isso certamente não é o pior que ela faz. Antes que Marcela lhe garanta as duas vagas que ela pediu (uma para ela e uma para o filho de Marco, que está esperando), Glória precisa fazer uma última coisa: colocar fogo na Concha.
Sinceramente, Glória podia ter queimado junto.
QUE AGONIA ASSISTIR ÀQUELAS CENAS!
Enquanto isso, Michele está infiltrada no prédio do Processo, dependendo da ajuda de Xavier para conseguir entrar e enviar o gerador que colocará o plano em prática… e Xavier consegue fazer a sua parte (pausa: só eu que fiquei intrigado com a piscadinha do seu companheiro de “prova de choque” durante aquela conversa sobre o banheiro?), deixando Michele entrar. Tudo parece estar indo razoavelmente bem, dentro do possível, até que André descubra que “tem uma infiltrada da Concha no prédio”, e então ele manipula seus candidatos, dizendo que a próxima prova do Processo é capturar a Michele. Naturalmente, ela é encontrada pelo grupo em que Xavier está, e isso acaba salvando a sua vida, porque ele se sai muito bem na hora do desespero, contando que Michele é irmã de André e ele, provavelmente, “vai querer acabar com ela ele mesmo”.
Joana, por sua vez, continua acreditando no plano armado por Veronica, e então eles planejam invadir a CRT para tirar André do poder com a ajuda dos conselheiros que foram aprisionados… não é o melhor dos planos, mas é o único que eles têm. Rafael, inicialmente, se recusa a juntar-se a eles: não foi isso que eles foram fazer no Maralto, eles não foram lá para colocar outro deles no poder, mas sim para destruir o lugar! Mas eu acho que toda essa trama é importantíssima para mostrar a forma como o Maralto manipula as pessoas. Depois que tudo dá certo, Joana tem uma conversa cheia de esperanças com Veronica, perguntando se ela teve filhos no Continente, e Veronica diz que não: não sei se Joana percebeu a maneira como Veronica sabia disso e usou isso para que ela fizesse exatamente o que ela queria. Joana foi deliberadamente manipulada desde o começo.
E eu acho isso extremamente nojento da parte de Veronica.
Ela usou os sentimentos e a esperança de Joana.
Por isso que ninguém no Maralto presta e o único que está certo é o Rafael… Rafael acaba ficando para trás, num bar, pensando em outras maneiras de conseguir um gerador e colocar o plano original em prática, e ele finalmente consegue alguma coisa da forma mais inesperada possível: COM A AJUDA DE CÁSSIA. O retorno de Cássia é interessante, e, sinceramente, não posso julgá-la por querer dormir com o Rafael… eu provavelmente faria o mesmo. Toda a sequência é um tanto quanto bizarra, com um diálogo movido pelo álcool que é meio estranho, mas traz umas informações importantes e conferem background a ambos. De Rafael, vemos o seu aniversário no Continente, antes disso tudo, quando ele foi abordado por alguém da Causa pela primeira vez. Cássia, por sua vez, parece muito mais triste do que quando a conhecemos.
É difícil não acreditar em nada, né?
Assim, quando Rafael e Cássia acabam indo juntos para casa, Rafael usa isso a seu favor, roubando o anel que pode lhe dar acesso a vários lugares, e Cássia vê o que ele está fazendo, mas acaba lhe entregando o anel de qualquer maneira… ela está em um ponto no qual já desistiu de acreditar, então entrega o anel para Rafael dizendo que não importa o que ele faça, ele não vai conseguir, mas ele vai descobrir isso eventualmente – então, ele pode continuar tentando “enquanto ainda acredita”. Assim, Rafael é QUEM FAZ TUDO quando o plano liderado por Joana parece prestes a não dar certo, e foi de arrepiar vê-lo chegar não só com reforços, mas com armas – não que tenha sido a decisão mais inteligente, a meu ver, porque é só ver a maneira como aqueles caras do Maralto o fazem devolver as armas e o anel, no fim das contas… eles sempre se sentirão superiores.
O único jeito de acabar com o Maralto é acabando com o Maralto.
E essa frase não é tão redundante quanto parece.
No fim, parece que todas as histórias convergem para um mesmo ponto, e nos perguntamos O QUE VAI ACONTECER AGORA. Michele foi capturada e entregada a André, mas ele tem que se preocupar com outras coisas no momento, como o retorno de Marcela ao prédio do Processo, e a verdade de que o pessoal da Concha que está no Maralto tem um plano para acabar com o lugar – o pior é quando André diz isso para a Veronica e para a Nair, e agora elas terão os motivos que esperavam para se voltar contra Joana e os demais… tudo parece desandar. E a Concha, a única esperança que tínhamos do lado de cá, já era, graças à Glória. A única parte boa desse final foi ver a Marcela ACABANDO com a Glória, dizendo que vai cumprir sua promessa de levá-los ao Maralto: mas Glória vai daqui a alguns meses, depois que o seu filho nascer…
…e o filho, daqui a 20 anos.
WOW.

Para mais postagens de 3%, clique aqui.



Comentários