[Season Finale] Control Z 1x08 – Enemigo Público


  

“Sofi… yo soy el hacker”
Ah, gente, não estou com pena do Javier, não, hein? Posso amar o Michael Ronda (e ele é lindo, né?), mas o Javier é um porre… gosto de como “Control Z” divide opiniões, não apenas em relação aos que gostaram da série e os que não gostaram, mas especialmente entre aqueles que gostam da série, independente de qualquer defeito, mas estão divididos em relação ao lado em que estão. Infelizmente, algumas (poucas) pessoas inocentes foram pegas no fogo cruzado, mas, de modo geral, eu não fiquei com muita dúvida das “vítimas” – a maioria merecia mesmo ser exposta. E em relação ao Luis, ele teve o plot mais sofrido e mais injusto, certamente, mas eu não acho que o Raúl, como hacker, detém a maior parte da culpa… talvez uma partezinha, mas a sua parte é minúscula se comparada à culpa que o GERRY tem de tudo o que aconteceu a ele.
Então vamos ser racionais!
O episódio começa com o Javier sendo denunciado como o hacker por Raúl e Sofia e, a princípio, o Quintanilla diz que “não tem provas o suficiente para denunciá-lo”, o que eu acho que seria razoável, em uma situação comum de um diretor competente, o que o Quintanilla não é e nunca foi. Sempre fez tudo tão errado e agora quer bancar o correto? De todo modo, o Raúl tem contra ele um vídeo do diretor transando com uma professora da escola, nas dependências da escola, inclusive, e ele pode enviá-la para a mãe de Sofia a qualquer momento… devo dizer que EU ADOREI ver o Raúl ameaçando o Quintanilla, o Quintanilla mereceu. Só acho que, independente de qualquer coisa, esse vídeo tinha SIM que ser enviado para ela, porque essa mulher não merece voltar a se envolver com um lixo como o Quintanilla. Espero que isso se resolva na segunda temporada!
E em vários momentos eu achei difícil odiar o Raúl… odiei atitudes, mas não o personagem como um todo. Eu vibrei, por exemplo, naquele momento em que o pai liga para ele falando novamente sobre a venda da casa e, tranquilamente, Raúl diz que não vai vender a casa, enquanto os policiais chegam onde quer que o pai corrupto esteja escondido para prendê-lo… sério, ele mandou muito bem fazendo isso. Mas evidentemente as coisas não estão perfeitas para Raúl… quando ele está com Sofia, mas sai para buscar a pizza, ela olha ao redor do quarto, com certa desconfiança, e não vemos o que ela investigou e/ou descobriu, em um primeiro momento, mas quando Raúl retorna, ela está agindo estranha e diz que está indo embora… então sabemos que alguma coisa está prestes a mudar nessa finalização da primeira temporada da série.
E a ação principal do episódio acontece na NONA, a festa da escola que Rosita insiste em fazer… e tanta coisa acontece ali, antes mesmo da história do hacker vir à tona. Temos, por exemplo, a Maria contando para Pablo que está grávida dele, e ele age como um completo idiota – a raiva que eu senti dele, por exemplo, é maior do que a raiva que eu senti do Raúl. Depois disso, para piorar as coisas, Pablo vai bêbado atrás de Isabela e tenta agarrá-la à força, e quando quem a defende é Maria, ele solta: “Ela já te contou que ela é a coelhinha?” WOW. Enquanto isso, Sofia continua agindo de forma estranha perto de Raúl, e deixa a festa, aparentemente para ir atrás de Javier… além disso, também acompanhamos uma sequência do hospital em que Luis está internado, e de onde parece que ele nunca vai sair do coma, e ali as cenas ficam pesadas.
Como sempre, as partes do Luis são as mais difíceis de se assistir. Eu fiquei muito bravo com a cena de Gerry no quarto de Luis, conversando com a mãe dele sobre sua possível bissexualidade, porque GERRY NÃO TINHA DIREITO NENHUM DE ESTAR ALI. E então as coisas ficam muito fortes quando a situação de Luis piora e ele começa a morrer… a edição da cena é fantástica, com uma trilha sonora impactante e as cenas alternando entre a festa, a morte de Luis, os gritos angustiados da mãe, o Gerry vendo isso tudo acontecer, em choque, chorando pouco depois, lidando com a própria culpa enquanto bebe e se lembra de tudo… do que acabou de acontecer e de tudo que ele fez contra Luis nesse tempo todo. E, então, ele pega uma arma, pronto para se matar, mas ainda sem coragem para isso… não vou dizer que não desejei que ele o fizesse.
A culpa É do Gerry.
Ele não pode passá-la adiante…
Na festa, Sofia joga com Raúl… ela diz que o que sente por Javier é mais forte do que o que sente por ele, diz que quer ir atrás dele e que, se ele for o hacker, quer estar com ele – “porque ele fez isso tudo para estar mais perto dela”. Então, como ela esperava, ele confessa que é o hacker… o que ela já sabia. E então Raúl faz toda uma confissão, em um discurso muito bem escrito para ser persuasivo, mas, no fundo, eu tive que concordar com ele… julguem-me se quiserem, mas concordei. Quando Raúl diz que “antes todos fingiam serem o que não eram”, e que “agora eles não escondiam nada”. Isa não precisa mais se esconder, por exemplo; todos sabem que Pablo é um idiota e que Natalia não é tão boa quanto todos pensavam; até Gerry talvez tenha aprendido a sua lição. E, como ele diz a Sofia, ela foi a sua inspiração para tudo isso…
E foi mesmo.
No telhado. Daquela vez.
A confissão, então, é gravada por Javier e, posso confessar? Eu detestei. Eu peguei uma birra do Javier que eu não queria vê-lo “bancando o herói”, se sentindo “superior” e tudo o mais. Tudo bem a exposição de Raúl, mas preferia que fosse só com a Sofia… ou quem sabe com a ajuda de Isabela, porque essa é uma nova amizade que não foi explorada o suficiente. Então, Javier e Sofia divulgam o vídeo de Raúl durante a festa, e todos assistem, enquanto Javier o espanca lá em cima – sério, a maneira como o Javier é violento… é Sofia quem o faz parar e manda o Raúl embora… mas Raúl desce as escadas, sangrando e fraco, para uma festa onde todos querem a sua cabeça. E ele ameaça, dizendo que se alguém fizer alguma coisa, ele vai divulgar os segredos de todo mundo… e, então, O BABACA DO PABLO acaba dando um soco nele.
Eu tô pronto pra culpar o Pablo desse estrago final.
Raúl divulga o vídeo, e eu provavelmente não faria tudo o que ele fez, mas, se tivesse chegado até ali, ali não tinha mais nada que ele pudesse fazer a não ser divulgar o vídeo. E então, tudo vem à tona, os segredos de todos, os que já sabíamos e os que não sabíamos, e a vida de todo mundo parece ter sido arruinada – mas quantos deles eram CULPADOS de tudo aquilo? Eles mereceram… e eu não senti dó do Javier na sua parte, não! E não entendo porque tanta gente o defende… sim, o Raúl pode não prestar, mas não é porque o Raúl não presta e o Javier o antagoniza que, automaticamente, o Javier é “um santo”. O fato de Raúl não prestar não aluna a possibilidade Javier não prestar também. Vocês se lembram que ELE MATOU um cara, né? Faltou só o Quintanilla no vídeo, eu queria que terminasse com ele transando com a professora, sério! A festa vira uma PANCADARIA GENERALIZADA, um verdadeiro caos, com uma trilha sonora no mínimo irônica, e toda a cena acaba ficando bizarra e quase cômica… não é angustiante como a briga do terceiro episódio, não é tão dramática e real quanto aquela. Aqui, parece mais uma grande caricatura, e eu ri.
E, por algum motivo, tive dó da Natalia.
Vai entender.
A última sequência do episódio é um bom gancho pra próxima temporada… Gerry desiste de se matar ao saber que Raúl é o hacker, e vem com a arma para a festa, apontando-a para Raúl, perguntando por que ele fez isso, e dizendo que “o Luis não acordou e é culpa dele”. Aí, vamos fazer uma pausa: OI?! Gerry está louco para se safar dessa culpa, mas, como eu disse, a maior parte da culpa (quase total) É DO GERRY, ele não pode negar isso… não pode transferi-la a Raúl. A culpa é DELE. Antes de ir embora, Raúl conta o segredo de Luis, e diz a Gerry que “só pode dizer que ele gostava dele”. Gerry enlouquece, tenta ir atrás dele, e o bonitão do Javier querendo bancar o herói, tenta impedi-lo e, então, a arma dispara, ele leva um tiro e fica caído lá… provavelmente sobreviveu, e retornará na segunda temporada como uma vítima, mais chato que nunca.
Mas, vamos aguardar.
Estou curioso para saber o que a segunda temporada pode oferecer.

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.


Comentários