Cuna de Lobos (2019) – Leonora e os Irmãos Larios



“Somos uma família”
Catalina Creel está disposta a passar por cima de qualquer um para conseguir o que quer, mas a verdade é que ela parece deixar muitas pontas soltas. A Ambar continua viva, só para começar, mesmo que ela ainda não saiba disso, o José Carlos parece cada vez mais perto de descobrir as suas falcatruas no tráfico de diamantes, Gélica, sua parceira de toda a vida, acabou de descobrir o celular de Ambar escondido no quarto de Catalina, e ela está recebendo ligações ameaçadoras de alguém que é quem está por trás das fotos que foram enviadas para o Carlos… é muita gente com quem ela deve lidar. E, de quebra, parece que Leonora talvez não vá ser tão fácil de manipular quanto ela esperava que fosse, e não é útil para Catalina ter alguém que pensa por si própria em uma posição tão importante mãe do filho de Alejandro, herdeiro de toda a fortuna.
Catalina percebe a “rebeldia” de Leonora quando a envia um vestido vermelho para que ela use no jantar para o qual foi convidada naquela noite, mas Leonora não gosta muito do presente, não pelo vestido, mas porque ela já dissera a Alejandro que não gosta desse tipo de presente e tudo o mais… então, Leonora acaba indo ao jantar com outro vestido qualquer, e Catalina não consegue esconder o seu desgosto quando a vê chegar e ela não está usando o elegante vestido vermelho que ela enviara – afinal de contas, se ela não pode controlá-la nem em algo simples como isso, será que ela vai conseguir controlá-la mais tarde? “Não quero ofender, mas gosto de ser eu quem decide… isso e outras coisas”. Catalina tenta elogiar o seu caráter e a sua determinação, mas a verdade é que ela está morrendo de raiva e não sabe esconder isso.
Mesmo assim, Leonora já está envolvida com Alejandro de uma forma irremediável. Naquela noite, ela faz sexo apaixonada, e é muito mais quente antes – eu sei que isso não tem nada a ver com fertilidade, mas se ela não estava grávida antes, certamente ela engravidou naquele dia. Enquanto isso, Catalina tenta manipulá-la, proporcionando que ela conheça um fotógrafo que ela queria muito conhecer, e que Catalina mesma lhe disse que “não valia a pena”. Catalina, no entanto, arruma o encontro, e o cara é nojento e abusivo, tentando agarrá-la à força, e, felizmente, Alejandro tem tempo de salvá-la. Alejandro sai ferido, Catalina diz que “avisou”, e Leonora se sente culpada, porque “Catalina tentou protegê-la e ela não ouviu”. Mas era exatamente o que Catalina queria. Como ela diz: “Algo bom podemos tirar disso tudo. Agora, Leonora sabe que pode contar conosco. Que somos sua família”.
Fria e assustadora.
E é interessante como, embora supostamente apaixonada por Alejandro, Leonora continua se aproximando de José Carlos. Quando ele tem uma crise de abstinência, por exemplo, e liga pedindo cinco gramas do que quer que seja, Leonora fala com ele, e é dura, mas porque se importa de verdade com ele… ela fala que viveu aquilo com a mãe, que sabe que é difícil, mas se ele passar por essa noite, a próxima será mais fácil, e assim sucessivamente. Cada vez mais fácil. A cena é fortíssima, porque José Carlos diz que não precisa de sua ajuda, e Leonora tenta lhe dar uma lição de moral, perguntando por que ele é assim, dizendo que ele não pode viver sua vida sozinho, ninguém pode, e ele diz que “só está sozinho porque pessoas como ela querem ficar longe de pessoas como ele”. Dura, ela solta um “Então se mate de uma vez!”, e começa a sair.
José Carlos a faz voltar, no entanto, e diz que está tentando – jura que está tentando –, mas não pode. Foi angustiante vê-lo destruído daquela maneira, chorando daquela maneira. E Leonora diz que ele pode sim, e que ela sempre vai estar ali por ele, mas precisa que ele tente. Então, ela o abraça. É dessa força que José Carlos precisa para que possa seguir adiante… e ele está muito perto de descobrir coisas como o tráfico de diamantes, e ele está perguntando por aí a respeito disso. Catalina fica incomodada com as perguntas e diz que “se ele quiser saber de alguma coisa, que pergunte diretamente para ela”. Ousado, José Carlos diz (E EU ADOREI!) a Catalina que ela precisa ter cuidado, porque ele é capaz de engravidar a primeira mulher com quem sair, só para deixá-la sem fortuna… e, curiosamente, é mais ou menos o que está prestes a acontecer!
Miguel, por sua vez, continua sofrendo, e ele tenta se aproximar de Leonora para sondar os acontecimentos a chamando para “tirar umas fotos dele”, mesmo que retratos não seja sua especialidade – de qualquer maneira, um dinheirinho extra cai bem, não? Miguel conversa com Leonora durante a sessão de fotos, pergunta sobre Alejandro, pergunta sobre a mãe dele, e Alejandro chega durante a sessão e é um completo babaca com o Miguel, mandando ele ficar longe de Leonora e dizendo que “ele não precisa de fotos”. Então, cansado de tudo isso, Miguel diz a Alejandro que um projeto seu foi aceito no Chile, e ele está pensando em ir embora para lá. E É JUSTAMENTE O QUE ELE PRECISA FAZER. Afinal de contas, enquanto Leonora estiver no meio, e parece que ela vai estar no meio por bastante tempo ainda, não tem como a relação deles funcionar.
É triste, mas ele precisa ir embora…
E Alejandro merece sofrer.


Para mais postagens de Cuna de Lobos, clique aqui.


Comentários