Love, Victor 1x05 – Sweet Sixteen



“Dear Simon… there’s going to be an actual out and proud gay couple at my house”

O MELHOR E MAIS INTENSO EPISÓDIO ATÉ AQUI! Tudo aqui foi dolorosamente real, como um soco no estômago… as coisas nem sempre são fáceis, e ficar aturando a postura daqueles avós foi extremamente difícil, mas eu fico muito feliz com a pessoa que o Victor está se tornando, ainda que a passos lentos – a maneira como ele eventualmente defendeu Benji e Derek e se posicionou contra o pai e o avô homofóbicos… chegou a arrepiar, orgulho do nosso Victor! Também foi super legal que Lake e Felix tiveram toda uma trama juntos, e eu sei que o Felix já está apaixonado por Lake desde o início da série, e que a Lake é uma das personagens mais divertidas, mas foi muito bom ver algo possivelmente real nascendo entre eles, finalmente. Estamos na metade da primeira temporada, e estou bem curioso para saber o que mais ainda temos pela frente!
É o aniversário de 16 anos de Victor, e ele continua desempenhando a função de “consertador da família”, o que, como eu já disse antes, é demais para ele. Como o Simon acaba dizendo para ele em uma mensagem: ele pode acabar se perdendo em resolver os problemas dos outros, porque é mais fácil, e esquecer-se de si mesmo. É por isso, inclusive, que Victor acaba aceitando uma festa de aniversário que ele nem queria, em primeiro lugar, e ter os seus amigos ali com ele talvez não seja o suficiente… ele convida Felix, Mia e Lake, e Lake está bastante preocupada com a ausência de pessoas jovens entre os convidados da festa, por isso ela acaba convidando o Benji, que aceita o convite e diz que “vai levar o Derek”. Imediatamente, Victor se vê tenso, porque terá um casal abertamente gay em sua casa pela primeira vez, e ele não sabe como o avô vai reagir.
O avô de Victor, Tito, é uma das pessoas mais detestáveis que eu já conheci, e Natalia, a avó, não fica muito atrás… mas eles são insuportáveis de maneiras diferentes. Natalia é daquelas que implica com qualquer coisa que a Isabel fizer, enquanto Tito é basicamente O PRECONCEITO EM PESSOA. Já ficamos tensos e incomodados com a maneira como o velho se “preocupa” com a possibilidade de Adrian ser gay, por “estar brincando com brinquedos de menina” (?), e tudo isso me fez absurdamente mal… depois, percebemos mais uma leva de seu preconceito e de sua personalidade asquerosa com a chegada de Mia (que se preocupou ao se arrumar para “conhecer a família do namorado”). O que mais me incomodou na cena foi o pai de Victor sorrindo e o Victor feliz por isso, que “ele fez o pai sorrir” – mas ele não pode namorar a Mia por isso.
Ele não pode sacrificar sua felicidade pela dos outros.
Até porque o motivo de sua felicidade é COMPLETAMENTE CLARO. A maneira como o seu rosto se ilumina, como a felicidade está exposta em cada fibra do seu ser, quando o Benji aparece, e ainda traz um presente para ele… o sorrisão, o coração certamente disparado… e então Derek aparece, e toda a situação é complicada e desconfortável. Começa quando Victor apresenta os dois para o avô, e ele não tem coragem de dizer que Derek é o namorado de Benji, e diz que “é seu companheiro de banda”, e eles não ficam felizes com isso, e eu entendo perfeitamente, na verdade. Derek é um porre, mas ele é um porre porque a série não podia correr o risco de ele ser carismático – estamos torcendo para Victor ficar com Benji e não podemos gostar de Derek, e o episódio fez questão de enfatizar isso, porque O DEREK É BEM CHATO.
Mas o que ele diz é verdade, sim. “Well, I prefer the term ‘boyfriend’”. Não dá para ficar fingindo que é hétero (já passei por isso, já odiei, é a pior coisa do mundo), não dá para não se impor contra preconceitos, porque eles precisam ser quebrados e, em último caso, era só não ter ficado na festa – talvez fosse o que eu teria feito. Mas aceitar, fingir… não dá. Numa conversa com Tito, Derek quase diz que eles são gays, mas Benji o interrompe, em respeito ao Victor. Eu também entendo a atitude de Benji, porque ele quis respeitar o Victor, e eu louvo isso também. Ele se importa com o Victor, mas isso não quer dizer que ele esteja de acordo ou que fazer isso o deixa feliz. Tanto que ele não fala com Victor naquele momento, e ele briga com o namorado, que tem uma das falas mais verdadeiras do episódio: “Eu não vou fingir que sou hétero para um velho homofóbico”.
Foi f*da.
Uma das melhores coisas do episódio foi que no meio de tanta MERDA (aquela festa estava um inferno graças àqueles avôs e àquele pai!), Felix pôde se aproximar de Lake da maneira mais inusitada possível: quando Isabel estraga o bolo e, desesperada, pede que Victor arrume isso, e Felix e Lake saem juntos em busca de um novo bolo de três leites. As cenas são ÓTIMAS, e eu já disse mil vezes que EU AMO O FELIX, né? Que menino fofo! Felix age de uma maneira divertida e impulsiva, bem depois de Lake ter comentado com Mia que queria “um namorado espontâneo, capaz de fazer coisas como roubar um banco”, e eu acho que ela queria dizer, no fundo, que queria alguém como o Felix… mas ela não sabia disso ainda. A MANEIRA COMO O FELIX ROUBA AQUELE ÚLTIMO BOLO DE TRÊS LEITES DEPOIS DE PEDIR EDUCADAMENTE E O CARA NÃO QUERER VENDER PARA ELE.
EU AMO ESSE MENINO!
“Lake, run!”
Todas as cenas dos dois foram perfeitas.
Na festa, as coisas eventualmente ficam melhores… mais tensas e difíceis, mas, para mim, melhores. Benji e Derek conversam, fazem as pazes, se beijam, e então o nojento do avô de Victor vê e vai falar imediatamente com o pai dele… já estava com tanta gana desde a hora que o pai o chama para conversar como se Benji e Derek tivessem cometido uma atrocidade ou qualquer coisa, e eu fiquei tenso, porque morri de medo de Victor fazer alguma coisa que fosse me decepcionar. Para o pai e o avô preconceituosos, no entanto, ele explica o porquê de os garotos estarem se beijando: “That’s because… they’re… together”. FOI MUITO BOM! Os dois, então, fazem um discurso tipicamente homofóbico, dizem que não querem “aquilo” dentro de casa, que o irmão mais novo de Victor pode ver (e daí?!), e que “aquela é uma festa de família”… e mandam Victor pedir que eles parem com isso.
Por um segundo, eu tremi.
Mas O VICTOR ME ENCHEU DE ORGULHO. Ele olha para Benji e Derek conversando, segurando a mão um do outro, balança a cabeça e volta para a sala, dizendo um “não” decidido ao pai e ao avô. Ele finalmente se impõe, defende os amigos, e é um momento único e reconfortante. Quase me levantei e aplaudi. Felizmente, as coisas ficam ainda melhores quando Natalia repreende Isabel (?), perguntando se “é assim que ela ensinou o Victor a falar com o avô”, e Isabel e Victor se olham por uns segundos, e Victor responde que SIM. Diz que criou seu filho para ser verdadeiro consigo mesmo e para defender as pessoas com quem se importa… e foi isso o que ele fez, não? Ela também se impõe contra Natalia, o que é ótimo, e o pai de Victor quase fica legal defendendo a esposa, mas eu não o perdoei… e ele ainda fará coisa pior no fim do episódio.
Mas a Pilar…
AH, A PILAR FOI TÃO FOFA! <3
No fim do episódio, Benji se despede, e aquele diálogo breve contém tanta coisa importante… Benji fala sobre se assumir, sobre como foi difícil e como ainda é, mas tudo em um tom leve, compreensivo, mas sem necessariamente insinuar nada. Victor responde que “quer que ele saiba que quem ele é, é incrível”, e Benji responde que “espera que ele goste do presente”. Foi só nesse momento que eu finalmente ME LEMBREI DO PRESENTE, e daí fiquei todo tenso e curioso para abri-lo, para saber o que é… porque ia ser algo sensível e tocante, certeza. Benji fica para o parabéns, e olha para Victor com um sorriso no rosto enquanto ele faz o seu pedido de aniversário… e é engraçado que tudo aquilo é extremamente tenso, porque a Mia está na mesma direção para onde o Victor está olhando. A Mia, que agora é oficialmente sua namorada.
Ai.
Isso ainda vai dar problema.
Mas quando Victor abre o presente de Benji “I hope you like my present”… é um desenho que o próprio Benji fez de Victor trabalhando na cafeteria. É simples, é feito por ele mesmo, e eu acho que é um dos presentes mais importantes que alguém pode receber – um presente que não foi comprado, mas ao qual Benji dedicou seu TEMPO para fazer ele mesmo. Benji lhe deu tempo, tempo que ele “gastou” pensando em Victor, lembrando do Victor… isso significa muita coisa! No fim, Armando vai conversar com o Victor, e é uma cena quase legal, porque ele diz que sentiu orgulho da maneira como o filho se impôs contra o avô, e que realmente não é da sua conta o que dois companheiros de escola dele estão fazendo e, por uns segundos, aquilo é tão reconfortante para Victor. O alívio, a luz nos seus olhos… mas daí Armando termina dizendo que “espera que o avô esteja errado e Adrian não termine sendo assim”.
Pronto, ali ele estragou tudo. Nojo.
Você vê toda a esperança se esvaindo de Victor. Que triste.


Para mais postagens de Love, Victor, clique aqui.



Comentários