Turma da Mônica GERAÇÃO 12, Episódio 5 – Consequências



“Vocês estão expulsos!”
Estamos quase completando um ano de “Turma da Mônica GERAÇÃO 12”, e eu estou tão feliz com a QUALIDADE dessa revista… cada nova leitura é uma aventura, é a descoberta de coisas interessantes, e a edição é sempre caprichada em seus desenhos no melhor estilo mangá. As expressões dos personagens, as eletrizantes sequências de ação, sem contar que tudo está muito lindo. Eu estou amando – “Geração 12” é tudo o que a “Turma Jovem” quis ser, mas, infelizmente, não conseguiu com o tempo… espero que essa qualidade se mantenha nas revistas do futuro! Na edição passada, as crianças acabaram causando uma confusão quando, acidentalmente, elas causaram a explosão do Grande Cristal Gerador bem no meio das celebrações do Dia da Tecnologia Híbrida, e agora os jornais do mundo todo não param de falar deles.
Eles são heróis ou vilões?
A edição é intensa, sentimental e tão rápida… ela passa tão depressa que eu quase não percebi e, como eu sempre digo que as edições da “Geração 12” parecem um episódio de tokusatsu, esse seria aquele episódio “Parte 1” de um evento maior, em que não há transformação, por exemplo. Tudo começa logo depois da confusão do fim da edição passada, e o grupo formado por Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Milena está fugindo, enquanto todos os jornais parecem falar sobre eles… em algumas entrevistas, eles são vistos como heróis – eles ajudaram os garotos da outra escola, por exemplo. Eles salvaram a sua vida! Outras pessoas (e algumas gravações), no entanto, estão associando as crianças às confusões que aconteceram nos últimos tempos, e agora fica parecendo que elas foram irresponsáveis e causaram tudo.
Quase como se quisessem isso.
Em paralelo, acompanhamos Selene, e eu acho que ela traz algumas das páginas MAIS LINDAS dessa edição de “Geração 12”. Acontece que Selene vem colhendo energia negativa há muito tempo, na tentativa de conseguir um rastreador que vá ajudá-la a encontrar as crianças e seus cristais, mas a Bruxa da Lua acaba dando vida a uma entidade muito mais antiga e muito mais poderosa, e ao invés de conseguir um aliado, como queria, ela acaba de libertar algo muito perverso e perigoso nesse mundo. E ele ainda não está atacando e destruindo coisas, mas, quando o fizer, as crianças não poderão fazer nada, porque OS SEUS VOGUELS FORAM CONFISCADOS. As crianças não conseguem escapar por muito tempo, e elas acabam sendo capturadas pela Xabéu, que as leva de volta ao Instituto Astro, onde elas precisarão enfrentar o Diretor Adão.
E as consequências de seus atos
As crianças estão angustiadas, e se sentindo injustiçadas. Afinal de contas, as pessoas estão dizendo por aí que elas causaram tudo como se fosse intencional, mas elas não fizeram isso… elas salvaram o pessoal da ETS, por exemplo! E elas queriam poder continuar fazendo isso, ajudando as pessoas, trabalhando melhor como equipe de agora em diante. Xabéu chama a atenção delas pela irresponsabilidade de ter aceitado os misteriosos cristais e seus poderes sem avisar a ninguém, e então os voguels são todos confiscados, e as crianças ficam sozinhas, esperando uma audiência com o Diretor Adão, que dirá o que farão com eles frente aos últimos acontecimentos… uma parte boa dessas crianças confinadas juntas é ver o quanto elas funcionam bem juntas, e o quanto a amizade entre elas é bonita – e amei ver a Milena se sentindo parte do grupo.
Porque Milena nunca ganhou um cristal para o seu voguel, ela nunca se transformou em uma heroína como os outros quatro, mas Milena é essencial para a equipe, porque é ela que, como pesquisadora e observadora, está começando a entender tudo o que está acontecendo. Ela já nomeou os poderes de cada um, por exemplo – Mônica tem o poder de atração de repulsão; Magali o de aumentar ou diminuir densidade das coisas; Cascão tem o poder de reciclar matéria inorgânica; e Cebolinha o de trocar objetos de lugar, tipo em um teletransporte –, e também já entendeu um pouco de como o poder funciona e por que eles não conseguiram se transformar novamente enquanto fugiam: aparentemente, cada transformação dura aproximadamente 12 minutos, e só pode acontecer uma vez a cada 24 horas. Informações importantes.
Ou seriam, se eles não estivessem prestes a enfrentar as consequências de seus atos… as crianças temem não poder mais agir como heróis, e eu acho bonitinho o amadurecimento e a decisão deles, que Xabéu também escuta. Mas Adão está irredutível, e ele dá uma bronca duríssima nas crianças, enquanto Sansão se sente mal e pensa em aparecer para dizer que a culpa é toda dele, mas Mônica e os demais não permitem. Depois de uma bronca colossal (e eu acho que ele pegou pesado demais), Adão diz que eles foram irresponsáveis, que ele está decepcionado e que, por isso, eles não poderão mais continuar estudando no Instituto Astro. Aquela sequência da chamada holográfica com os pais foi de partir o coração. Aquelas crianças de cabeça baixa, chorando, ai que dó! De alguma maneira, elas vão ter que provar que não fizeram por mal.
Que não merecem ser expulsas.
Isso, no entanto, fica para a próxima edição.
Por ora, elas estão expulsas. E é de partir o coração aquelas carinhas!

Para mais postagens de Turma da Mônica GERAÇÃO 12, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários