Cuna de Lobos (2019) – O casamento de Leonora e Alejandro



Infelizes para sempre…
FALTA APENAS UMA SEMANA PARA O CASAMENTO e Alejandro desapareceu. Alejandro é fraco e covarde – ele deixa que sua mãe o manipule e faça com ele o que quiser, mesmo que isso signifique a sua completa infelicidade. Para poder arranjar um casamento com Leonora, Alejandro deixou que sua relação com Miguel fosse por água abaixo, mas agora que ele está prestes a oficializar esse casamento com a futura mãe de seu filho, ele se pergunta se realmente vai conseguir ir até o fim com o seu plano… então, ele desaparece, desliga o celular, e só existe um lugar onde ele pode estar: NO CHILE, COM MIGUEL. Eu acho que Miguel não devia nem ter recebido o Alejandro, mas ele ainda tem a esperança de, quem sabe, viver uma relação de verdade com Alejandro… ele o ama, e ele só quer que ele siga seu coração e possa, também, ser feliz!
Quando Alejandro o reencontra, UM MÊS DEPOIS DE ELE IR EMBORA, ele pergunta como Miguel está, se ele conheceu alguém, e Miguel diz que sim – verdade ou não, ele respondeu o que tinha que ser respondido naquele momento. Ele se cansou de sonhar com coisas que não ia ter com ele. Miguel fica bravo ao vê-lo, pergunta o que ele veio fazer ali, se ele “quer uma despedida de solteiro”, e Alejandro (AH, COMO EU TENHO RAIVA DO ALEJANDRO!) diz que, se Miguel pedir, ele ficará ali com ele… ele não se casa, e fica no Chile. Mas Miguel sabe que isso não é verdade; afinal de contas, ele pediu que Alejandro viesse para o Chile com ele, e ele não veio. Miguel diz umas verdades, como que ele é um covarde e que ele cansou de ouvi-lo prometer que as coisas iam mudar, enquanto Alejandro implora que ele peça para ele ficar… e ele é patético.
Fiquei angustiado. Eu sabia que Miguel ia acabar pedindo, e sabia que Alejandro ia usá-lo e acabar indo embora. Os dois acabam transando no novo apartamento de Miguel, jurando se amar, e Alejandro diz para ele que vai ficar ali – mas nós sabemos que É PURA MENTIRA. Afinal de contas, ele diz que “antes tem que falar com Leonora”, e nós sabemos exatamente o que vai acontecer então… enquanto isso, Leonora tem sua própria “despedida de solteira”, com direito a uma declaração de Luis que é de partir o coração. Alejandro liga para Catalina, e diz à mãe que está no Chile e que “não é o filho maravilhoso que ela espera que ele seja”, e então diz que vai ficar no Chile com Miguel e que não há mais casamento… em paralelo, no entanto, o capítulo nos mostrou Leonora já passando mal e até vomitando, o que quer dizer que ela já está grávida
Então, Alejandro decide ficar no México.
Ele volta, inicialmente só para terminar com Leonora, mas então ela lhe mostra o teste de gravidez e conta que está grávida, e o abraça – naquele momento, uma partezinha pequena de mim ficou com pena de Alejandro, porque talvez ele fosse, pela primeira vez na vida, ter coragem de fazer o que era certo, mas agora os seus olhos se enchem de lágrimas e de infelicidade. Ele conta a “novidade” para Miguel por vídeo, e Miguel diz que ele não precisa se casar com ela para ser um bom pai, mas Alejandro diz que não tem escolha, e que vai se casar. Miguel grita, e pergunta o que ele planeja fazer: mentir para ela e enganá-la pelo resto da vida? Ou contar que só a usou para ter um filho porque era assim que ele podia ficar com toda a herança do seu pai, segundo o testamento? Nesse momento, a partezinha de mim se apagou, e eu só consegui sentir raiva de Alejandro.
Aquelas lágrimas não me comoveram.
Então, Alejandro se prepara para selar o seu “infelizes para sempre”, e ficamos esperando o tempo todo que alguma coisa vá acontecer. Ambar vê o casamento pela TV, e esperamos que ela vá fazer algo; Miguel invade a cerimônia, e também esperamos que ele vá impedi-la; a própria Leonora parece olhar para José Carlos com certa dúvida; mas o casamento segue adiante, e é uma cerimônia visualmente linda, mas totalmente infeliz. Podemos ver a reação de todos, e apenas Catalina está realmente feliz, porque isso era tudo o que ela queria… e talvez Leonora, mas sabemos que a sua “felicidade” vem da inocência da ignorância, e não pode durar. José Carlos está arrasado, Miguel está arrasado, Luís está arrasado e o próprio Alejandro está arrasado… acho que eu nunca vi tantas pessoas infelizes ao mesmo tempo em um casamento.
Durante a recepção, Luis acaba conseguindo algumas informações interessantes contra Catalina Creel em relação ao contrabando de diamantes… ele ouve conversas de Diego, Francisco e Catalina, e fica por perto, ouvindo o que pode, mas ele é rapidamente ameaçado por Catalina, que para ao seu lado enquanto ele olha para o mar, perguntando se “Matías conhece o mar”. Então, Luis acaba mandando a ex-esposa e o filho ficarem na casa dos pais dela em outra cidade por algumas semanas, e temos um momento emocionante, em que ela pergunta por que ele sempre tem que bancar o herói, por que tem que ser ele a denunciar a corrupção desse país, e quando Luis diz que “eles vão ficar bem”, a ex-esposa o abraça e diz que é com ele que ela está preocupada… ela não quer que nada de mal aconteça com ele. É bem bonito!
Mas, agora, Luis vai fundo atrás da história.
Com cautela.
José Carlos, durante a festa do casamento, volta a beber – afinal de contas, como ele diz para Leonora, ele “precisa se esquecer que aquele é o casamento dela”. E ele também diz a Leonora que ela “precisa abrir os olhos”, e adoraríamos que ela percebesse o que está acontecendo entre Alejandro e Miguel bem embaixo do seu nariz… os dois brigam, Alejandro pede que ele vá embora, e depois Catalina o ameaça, mas Miguel a desafia também – pergunta se ela não sente vergonha de arruinar a vida de seu filho e de Leonora, e ainda diz que ele vai se arrepender disso, mas não é uma ameaça, como Catalina parece crer que seja… não, é apenas uma constatação: Alejandro o ama, muito mais do que ama qualquer outra pessoa, e ele vai se arrepender de ter se casado com Leonora e vai voltar para ele. E, segundo ele, “Catalina não pode impedir isso”.
Mas talvez possa…
Naquela noite, temos uma exemplificação da profunda infelicidade de Alejandro. É interessante como a novela mostra Alejandro e José Carlos, ambos infelizes, dividindo um mesmo espaço, e então Alejandro sai de madrugada, em direção ao mar, provavelmente bêbado, e naquele momento ele parece disposto a tirar a própria vida… ele teria morrido afogado se não fosse o José Carlos se lançar ao mar para ajudar o irmão mais novo, “salvando” a sua vida. A cena é forte e triste, e Alejandro fica bravo com o irmão… afinal de contas, ele não queria ser “salvo”. Esse casamento já começou fadado ao fracasso, e Leonora pode nem saber disso ainda, mas ela vai descobrir assim que acordar no dia seguinte… Alejandro já parece exausto de sua presença, de sua companhia, de tudo o que ela representa. E, aí, começa a infelicidade de Leonora.


Para mais postagens de Cuna de Lobos, clique aqui.


Comentários