Sítio do Picapau Amarelo (2004) – O Rodeio: Parte 2



Virando uma pérola…
IARA SE VINGA DA BRANCA FLOR. Desde que descobriu que fora enganada por Emília, Iara quer uma maneira de se vingar não apenas contra a bonequinha de pano, mas também contra a “linguaruda” da Branca Flor, que ela acredita que saiu espalhando para todo mundo que é muito mais bonita que ela. Parece que Iara vai ter a oportunidade de conseguir sua vingança quando Branca Flor vai chorar na beira do riacho (depois de contar para Polidoro que vai mesmo se casar com Wilbert Adams) e Narizinho vai conversar com ela, mas Emília consegue salvá-las a tempo, com a ajuda do Saci… mas isso não quer dizer que Branca Flor está à salvo da ira da Mãe d’Água, porque Iara não vai desistir até conseguir a sua vingança. A segunda parte de “O Rodeio” traz a vingança da Iara, o rodeio do Wilbert Adams (que é um vexame) e a tristeza de Polidoro, achando que perdeu sua Branca Flor…
Polidoro vai tirar satisfações com Wilbert Adams sobre essa história de “ficar noivo de Branca Flor”, mas Wilbert diz que eles estão noivos porque ela quis, porque ela gosta dele, e Polidoro fica triste, acreditando nisso. Zé Carijó e Pedrinho, no entanto, o aconselham a ir conversar diretamente com Branca Flor e tirar isso da cabeça, porque ele mesmo disse que o Wilbert é um mentiroso… quando Polidoro segue o conselho deles, no entanto, Branca Flor mantém a mentira e diz que é verdade que foi ela quem quis ficar noiva de Wilbert Adams, e o coração de Polidoro se parte. Cabe à Narizinho, então, contar a verdade a Polidoro, explicando para ele que Branca Flor só está fazendo o que está fazendo para protegê-lo, mas ela não tem nenhum interesse em Wilbert… “O que é que esse Wilbert Adams tem contra você, hein, Polidoro?”
Emília, por sua vez, está preocupada em manter todos seguros da Iara, e Iara pede a ajuda de Cuca para se vingar – e Cuca manda Pesadelo fazer parte do trabalho. Ela o transforma em um garoto normal (!), e o manda se aproximar de Branca Flor e trazê-la para a caverna… o feitiço durará até a meia-noite, no melhor estilo “Cinderelo”. Quando Pesadelo chega à companhia de rodeio, então, ele é confundido por Pérola Ruiva com o faxineiro que deveria vir limpar a arena para o rodeio, e então é colocado para trabalhar, e ele trabalha tanto que, à meia-noite, quando o feitiço chega ao fim, ele ainda não conseguiu pegar a Branca Flor. Então, de volta à sua forma normal de Pesadelo, ele captura a moça e a leva para a caverna da Cuca, que continua mentindo que ela espalhou pra todo mundo que era mais bonita que a Iara, mesmo que Branca flor desminta a jacaroa.
O rodeio, por sua vez, é um verdadeiro VEXAME. Polidoro foi injustamente expulso da companhia de rodeio, e agora o espetáculo é obrigação do Wilbert Adams, e não poderia ser mais vergonhoso. Como o Wilbert Adams não sabe lidar com touros bravos e morre de medo deles, ele pede que Pérola Ruiva substitua o touro de verdade por um TOURO MECÂNICO, e é isso o que ele monta durante o rodeio, sendo, naturalmente, vaiado por tudo mundo… mas ele fica se achando. Quando a plateia enfurecida o persegue, ele se esconde, e ele e Juca Branco acabam correndo tanto que dormem no galinheiro lá do Sítio do Picapau Amarelo, para serem descobertos apenas na manhã seguinte, e levados para Dona Benta que, com toda a bondade que existe em seu coração, acaba permitindo que eles fiquem ali por uns dias. Dona Benta é muito bo(b)a.
Isso porque Pérola Ruiva o demite (justamente!) quando aparece no Sítio, depois de não ter encontrado o Coronel Teodorico, para pedir a ajuda de Dona Benta, dizendo que Branca Flor foi levada por um monstro. Enquanto isso, Pesadelo ajuda a Iara a levar Branca Flor até o riacho, e joga a pobre moça lá. O grupo de resgate do Sítio do Picapau Amarelo chega tarde demais, e eles ainda são atacados pela Cuca no meio da floresta, enquanto a Branca Flor está lá no fundo do riacho, aguardando o que quer que Iara planeja fazer com ela agora… o pessoal do Sítio é todo preso na caverna pela Cuca… todos, menos o Pedrinho, que consegue pegar a varinha da Cuca, e, embora ele não saiba usá-la muito bem, ele consegue fazê-la desmaiar quando desmonta uma parte da caverna e derruba um monte de pedras em cima da cabeça da jacaroa… vitória para o Pedrinho.
Eles precisam, no entanto, fazer a Cuca acordar, porque é só ela que pode lhes dizer onde está a Branca Flor, mas eles a amarram antes de acordá-la, e a colocam embaixo de um pingo insistente na caverna, porque aquilo pode fazê-la falar – já a fez falar antes, lá em “O Saci”, de volta em 2001. Como previsto, a Cuca acaba contando o que sabe. Em paralelo, acompanhamos o plano da Iara, que PRENDE A POBRE BRANCA FLOR DENTRO DE UMA CONCHA. O seu plano é deixá-la lá dentro por tanto tempo que ela vai virar uma pérola. Quando Branca Flor tiver virado uma pérola, Iara vai quebrá-la em muitos pedacinhos para fazer colares, pulseiras, brincos… e a Branca Flor rapidamente começa a sentir os efeitos – ela está mesmo virando uma pérola. Quando o pessoal do Sítio chega à beira do riacho, Iara não quer deixá-los ajudar Branca Flor…
E, por isso, ela tenta enfeitiçar a todos com seu canto…
E Polidoro não teve tempo de colocar cera de abelha no ouvido.


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Jefferson!

    Nossa, há quanto tempo eu não visitava esse blog. Lembrei que comentávamos Chiquititas e C1R juntos.

    Hoje eu vi uma coisa que me deixou incrédulo e me fez lembrar de você: a descaracterização total de As Aventuras de Poliana.

    A chamada do capítulo 547 (!) mostra como acontece o acidente de Poliana. Seguindo o livro ela seria atropelada na saída da Ruth Goulart, certo? Errado.

    Ela será jogada contra uma parede pela robô Ester (!!!), criada por seu pai biológico: Otto Pendleton (!!!!!). Acabaram com o livro. O que você acha dessa descaracterização do livro original?

    Bom visitar aqui de novo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, que bom te ver aqui de volta também!!!

      Então, vamos falar de Poliana... na verdade, como você deve lembrar, na época eu já tinha decidido não assistir porque não queria me comprometer com outra novela sem fim do SBT (ha, eu nem sabia o que me esperava, sábia decisão!). Eu vi os primeiros 50 capítulos, depois até o 100 pelo resumo, depois larguei mesmo porque estava vendo outras coisas...

      O que eu posso comentar é do início da novela, não sei o que 547 (até o momento) fizeram com ela no decorrer da trama... no início, eu achava ela bem legal. Era carismática, visual bonito, tinha boas histórias. Mas desde o começo eu comento (como eu AMO o livro desde sempre) que a novela poderia ter qualquer outro nome... podia ser uma novela oficialmente "original" que usasse elementos como a protagonista tentar ver o lado bom das coisas e assim por diante... mas realmente, rolou descaracterização da obra desde sempre, o que não deixava a novela ruim, mas era triste para quem amava o livro. Eu sinto que eu amaria a novela se fosse vendida como original, com outro nome e tudo o mais...

      Nos primeiros 100 capítulos, né, não sei o que veio depois.

      O acidente... infelizmente, ali eles fizeram m*rda mesmo, de vez. Vi a cena no Twitter esses dias, e é péssima. Além de não ter nada a ver, não é impactante, não é dramático o suficiente, sei lá... não deu para me envolver com a cena, não me fez sentir nada, enquanto a cena no livro é fortíssima, e tudo o que vem depois também. Muito triste, a cena ficou bem ruim...

      De qualquer maneira, que bom te ver aqui novamente! :)

      Excluir

Postar um comentário