Control Z 1x07 – Control Z



A história de Joe Goldberg.
Um interessante episódio de “Control Z”, mas eu fico me perguntando o que ficou para o último episódio… e o que ficou para a segunda temporada, agora que a série já foi renovada. Eu estou confuso e não sei o que sentir com esse episódio – então, o Raúl é mesmo o hacker por trás de tudo, e eu gostei de como ele fez as coisas, mas, no fundo, eu não queria que fosse ele… o episódio é conduzido de uma forma bem interessante, nos levando ao “semestre anterior”, antes de tudo isso começar. Logo depois da “morte” do pai de Sofia, quando a garota estava realmente muito mal, ainda antes de ser internada para tratamento, e enquanto aquele grupinho formado por Raúl, Isabela, Pablo, Gerry, Natalia e todos os demais ainda parecia funcionar. Inclusive, depois de termos visto tudo o que aquilo virou, foi estranho acompanhar o grupo antes de tudo.
O episódio começa com o Raúl convidando os amigos para a sua casa, para “estudar”, e é aqui que as fotos sobre ele são tiradas… ele acaba revelando aos amigos uma parte secreta da casa, um cofre repleto de dinheiro, e o pai fica furioso quando descobre. E é ali que o Raúl começa a mudar lentamente, porque os amigos também começam a mudar em relação a ele. Eles falam sobre como o seu pai é corrupto, “mas é inteligente”, falam sobre como fariam o mesmo ou sobre como o Raúl vai ser igualzinho no futuro… não sei se é motivação o suficiente para ele se tornar o hacker daquela maneira, mas é um bom pontapé inicial. Para completar, então, ele é ameaçado com as fotos “ostentação” dele e dos amigos na parte secreta da casa, e ele sabe que o pai não pode saber daquelas fotos, ou então ele estará ferrado. Então, ele sucumbe à ameaça.
Isso, no entanto, começa a lhe dar ideias… se Bruno, o responsável pelo TI da escola, conseguiu rastrear o seu celular, ele consegue rastrear qualquer outro? Também temos uma conversa interessante de Raúl com Sofia, no telhado da escola, quando ela fala sobre mentiras e sobre “como seria muito mais fácil se não tivéssemos que guardar segredos”, ou qualquer coisa assim. Eu acho que juntou uma coisa com outra, e então nasceu o Raúl Hacker. O primeiro telefone que ele pede que Bruno hackeie pra ele é o de Sofia, porque ele está desenvolvendo uma espécie de obsessão pela garota, e então ele a segue até o cemitério e vê (e fotografa) o momento em que seu pai aparece para ela, depois de ela acreditar que ele estava morto… é depois disso que ela acaba surtando o suficiente para ser levada para um tratamento em uma clínica psiquiátrica.
E enquanto toda a escola parece estar rindo dela, com medo dela ou a julgando, Raúl a defende – até porque ele sabe o que desencadeou isso. Durante todo o período em que Sofia está na clínica psiquiátrica, então, Raúl está por perto, tentando visitá-la, tentando saber se ela está bem, e a seguindo quando ela finalmente sai… e, assim, ele é a primeira pessoa a abordá-la de volta na escola, mas é claro que Sofia não lhe dá nenhum crédito – ela não confia nele, eles nunca foram amigos, afinal de contas. E, logo depois, chega o Javier… que estraga todo e qualquer plano que Raúl podia ter. Por isso, ele sabe que “terá que ir mais longe” se ele quiser realmente se aproximar de Sofia, e se ele quiser ganhar a sua confiança… então, ele coloca o plano do @todosseussegredos em andamento, começando por Isabela durante aquela palestra na escola.
Olha, eu julgo o Raúl por ter feito aquilo com a Isabela (apesar de que ela era, sim, escrota como os demais naqueles flashbacks do semestre anterior), eu o julgo por ter deixado o Luis sofrer daquela maneira (porque o Luis não merecia nada daquilo), e eu acho que ele não devia ter sequestrado a Sofia nem nada daquilo, acho que ali ele começou a perder o controle… mas no resto? Todos os demais mereciam seus segredos expostos, até alguns mais que nunca vieram à tona, como a Maria! E ele foi inteligente o suficiente para se colocar entre as vítimas, com algo bem sério (!), para que ninguém desconfiasse dele. E, assim, ele foi maquinando tudo e organizando tudo para que seu plano desse certo e, com isso, nós revisitamos uma série de cenas da temporada, como a exposição dos segredos, lá no começo, a angustiante briga, a festa…
Também acho que ele foi inteligente ao tentar afastar a Sofia de Javier. Ele só pediu que a Sofia pulasse do telhado na piscina durante a festa porque ele sabia do trauma de Javier, e sabia que ele ficaria furioso com isso, e isso começaria a afastá-los. Também sabia que essa era a chance de se aproximar dela… ele também pega o adesivo de gatinho da mochila de Javier para poder soltá-lo no apartamento do sequestrador, e deixa que Sofia o encontre por si só e tire suas próprias conclusões, e então “está lá” por Sofia quando ela se decepciona com Javier… por enquanto, parece que ele conseguiu o que queria, mas certamente as coisas vão desandar para ele no próximo episódio… a última cena é pouco depois da última cena do episódio anterior: quando Sofia já está em seus braços, confiando nele… mas por quanto tempo? O que nos espera no futuro de “Control Z”?

Para mais postagens de Control Z, clique aqui.


Comentários