O Espetacular Homem-Aranha #1 – Retorno às Origens



“Nem me pergunta como aconteceu, eu votei no Batman!”
O Homem-Aranha SEMPRE foi o meu personagem favorito, desde a infância… por muito tempo não soube nem explicar direito o porquê, mas provavelmente seja pelo fato de ele ser extremamente sarcástico (eu amo isso!), ou porque ele é um dos heróis mais jovens, além de enfrentar, além da sua vida como super-herói, alguns problemas do cotidiano com o qual podemos nos identificar… seja qual for o motivo, eu sempre amei o Homem-Aranha, e eu acho que não existe personagem mais justo para começar o meu projeto de HQs no Parada Temporal do que ele. Começo com as novas edições que a Panini está lançando no Brasil esse ano, desde Abril/2019, contando com histórias que foram originalmente publicadas pela Marvel em 2018, e que contam aventuras de Peter Parker… no futuro, pretendo trazer Ben Reilly, Gwen Stacy, Miles Morales…
O projeto de HQs (e abro um parêntese rápido, de no máximo um parágrafo) é algo que eu venho pensando para o Parada Temporal há muito tempo. Até hoje, comentei apenas histórias da “Turma da Mônica”, mais especificamente a “Turma Jovem” e, agora, a “Geração 12”. Ainda tem muita coisa da turminha que eu quero trazer… mas resolvi expandir. Da Marvel, pretendo comentar “O Espetacular Homem-Aranha”, “Os Vingadores”, “Venom” e sagas especiais, como “Aranhagedom” e “Cruzada das Crianças” (vocês sabem o porquê). Da DC, por ora trarei “Shazam”, “Liga da Justiça” e o interessante “As Aventuras dos Superfilhos”. Também tenho projetos extras, como a parceria da DC com os personagens da Hanna-Barbera (“Corrida Maluca”, “Scooby Apocalypse” e “Os Flintstones”), além de “Doctor Who”, “Mighty Morphin Power Rangers”, “De Volta Para o Futuro” e “Sandman”.
MUITA COISA PELA FRENTE \o/
Mas vamos à edição de hoje! “O Espetacular Homem-Aranha #1”, de Abril/2019 no Brasil, conta com uma mini história de Maio/2018, mais duas edições da revista em Setembro/2018, nos Estados Unidos. Encontramos o Homem-Aranha “voando” sobre Nova York com suas teias, comentando sobre a paisagem, e sobre como isso é algo que ele pode aproveitar como Homem-Aranha, mas não como Peter Parker… como Peter Parker, ele busca um apartamento que possa dividir com Randy Robertson, filho do seu chefe no Clarim Diário, mas, como sempre parece acontecer com super-heróis, ele é interrompido por uma verdadeira galera de vilões que o atacam… Bumerangue, Rino, Electro e o novo Engrenagem, e eu adoro como o Homem-Aranha é brincalhão e adora fazer uma piada, como quando diz que o “Bumerangue não é confiável”.
“Cês deviam ter visto os comentários sobre ele no site de currículos!”
As cenas de ação de “O Espetacular Homem-Aranha” sempre são maravilhosas, e as piadas do herói tornam tudo ainda melhor, falas como “Precisa ser ‘pesado’? ninguém mais bate nos outros com moderação? Aposto que a culpa é das redes sociais!”, ou quando eles chamam suas piadinhas de “infames” e ele responde, ultrajado: “Infames? Isso, sim, que é bater pesado, sabia? Tá certo que não dá pra gargalhar por causa de todas as piadas, mas cê tem noção do quanto é difícil arranjar material novo todo dia? Alguém vê o Wolverine fazendo isso?” Isso enquanto temos aquele momento MARAVILHOSO do Homem-Aranha salvando um prédio com as suas teias e tudo o mais… a batalha termina com a chegada do Rei do Crime, novo prefeito de Nova York (“Nem me pergunta como aconteceu, eu votei no Batman!”), e o Bumerangue fugindo com algo que interessa ao vilão…
O que seria?
Claro que o Peter Parker vai ter a chance de passar muito tempo com o Bumerangue, porque, para conseguirem pagar o aluguel absurdo de Nova York, ele e Randy acabam precisando dividir o aluguel com uma terceira pessoa, e quem é essa terceira pessoa? Fred Myers, aka Bumerangue. Fred Myers é um péssimo colega de quarto, mas Peter está mais interessado em saber o que ele tem que interessa ao Rei do Crime, além de saber como Wilson Fisk chegou ao cargo de prefeito de uma cidade tão grande… “Como isso foi acontecer?? Alguns dizem que ele usou uma Joia do Infinito para remodelar a realidade… ou pediu pro Mestre Mental fazer lavagem cerebral no povo… mas eu culpo os atrasos do metrô”. E Fisk tem um plano contra o Homem-Aranha: ele sabe qual é sua maior força e sabe como enfraquecê-lo: ele precisa isolá-lo.
Afastá-lo de sua família, de seus amigos.
E é assim que vem o golpe inesperado…
Peter Parker está bem distraído com a sua vida dupla, sempre com muita coisa acontecendo. Ora ele é o Homem-Aranha, trabalhando ao lado dos Vingadores e enfrentando vilões para salvar toda a humanidade, como naquela sequência de ação maravilhosa em que vemos o Thor, o Capitão América, o Homem de Ferro, o Coisa, o Doutor Estranho, o Velho Logan, o Pantera Negra, a She-Hulk, o Visão, o Star Lord, o Groot (!), o Arqueiro… enfim, uma galera! Ora ele é o Peter Parker, trabalhando no Clarim Diário, em um cargo importante, admirado e respeitado por todos… mas nem tudo pode ficar bem para o Peter Parker por muito tempo, não? Assim, quando a UES vai anunciar uma nova tecnologia antiplágio (as possibilidades de plágio nessa realidade são hilárias), eles o usam como exemplo… é claro que sua pesquisa da tese de doutorado é dada como “fraudulenta”.
Alguém esperava diferente?
O Peter até tenta nos explicar (“Eu sei que ficou feio, mas eu posso explicar. Eu fui o Otto Octavius! Ele controlou meu corpo durante meses, e virou o Homem-Aranha Superior”), mas talvez ele tenha aproveitado o título que Otto conseguiu quando estava em seu corpo e não fez nada para “consertar” a situação, e agora ele tem uma parcela de culpa… mas não é realmente um “plágio”. De qualquer maneira, fica feio para ele, e sai em todos os jornais possíveis. Mary Jane até ri com ele (ou dele?), porque comenta que “a sua vida é muito complicada”, mas o pior é que isso tudo fica sério. Ele é humilhado e descreditado, perde não apenas a sua posição no Clarim Diário, como seu emprego como um todo, e a Tia May está extremamente decepcionada. E, agora, Peter Parker não sabe o que fazer, além de continuar enfrentando vilões como o Mystério, e ele agradece o apoio de Mary Jane, que fica ao seu lado.
É hora de deixar as distâncias de lado.
Mesmo no meio de toda a confusão, os comentários sarcásticos e divertidos continuam (como o título de suas memórias: “Não, eu não boto ovos nem tenho oito braços (tirando aquela vez): Confissões de um homem não tão aranha assim”), e Peter ganha uma nova chance, para reaver suas credenciais acadêmicas… e ele vai ter aula com ninguém menos que Curt Connors, O LAGARTO. O vilão que agora, de alguma maneira, parece controlar o seu alter ego… ele descobre isso no primeiro dia de aula, quando vê o Lagarto na sala e pensa que todos estarão apavorados, correndo em todas as direções, mas todos parecem achar aquilo bem comum. É uma situação bizarra, Peter Parker não sabe se queria “voltar para a escola”, mas é como eu disse: o Peter Parker não pode estar 100% feliz. Ele já parece estar muito contente ao lado de Mary Jane.
Deve ser o suficiente por ora.
O gancho para a próxima edição é instigante. A sua “primeira aula” acaba sendo uma tremenda confusão (novidade!), quando um ataque do Treinador e do Formiga Negra a interrompem, e Peter Parker se pergunta o que fazer… ele não pode agir como o Homem-Aranha sem revelar sua identidade, por isso ele provoca os vilões até ser jogado para longe, onde ele pode se trocar e retornar não como Peter, mas como Homem-Aranha, “o amigão da vizinhança”. Durante a luta, Peter Parker age quase que imprudentemente, e faz umas misturas químicas perigosas que, no fim, têm uma consequência importante. Ao fim da batalha, o Dr. Curt Connors não entende como o Homem-Aranha soube que precisavam de ajuda, tampouco como ele entrou ali, mas existe outra coisa muito pior a ser resolvida, quando o Homem-Aranha oferece a mão para ajudar alguém.
E esse alguém é o “Peter Parker”.
WHAT?!


Fique atento para novas postagens de HQs em breve!


Comentários