The 100 3x14 – Red Sky at Morning


“Luna’s people are attacking her. ALIE is here”
Um episódio na plataforma com a Luna para mostrar que convencê-la a tomar a Segunda Inteligência Artificial e ajudar todos a destruir ALIE não é uma tarefa fácil, talvez nem mesmo possível. Enquanto isso, nós temos uma transição da ALIE, completando a chamada “Migração”, que a fortalece ao mesmo tempo em que Raven tenta deixá-la mais vulnerável, já que sua fonte de energia, nesse momento, está mais limitada do que em todos os últimos episódios. Raven no computador é um MÁXIMO, mostrando que ela é realmente excepcional e sabe o que está fazendo. Vê-la olhando para todos aqueles códigos e sendo capaz de enxergar prédios e lagos (porque ela já esteve na Cidade das Luzes, por isso ela consegue esse tipo de impressão) me fez lembrar muito de Matrix, quando víamos as telas cheias de códigos verde, mas eles conseguiam enxergar mulheres bonitas caminhando na rua, por exemplo. Talvez um pouco dessa ideia toda tenha, de fato, surgido de Matrix, mas eu não tinha feito essa associação até o momento… mas lembrem-se que há, no filme, a descrição de uma mulher de vermelho.
Pronto, é isso mesmo.
Enfim, parece que as coisas começam a caminhar para uma resolução, mas ALIE ainda está com poder demais para ser considerada vulnerável. Pelo menos Raven destruir sua última Horcrux, o que quer dizer que ela é mortal novamente. Enquanto vemos mais da Cidade das Luzes que já vimos até o momento na série, Murphy, Indra e Pike armam um plano de encontrar a mochila de ALIE e destruí-la. O problema é que ALIE usa, novamente, Emori contra Murphy, o que se prova eficaz uma vez mais, enquanto Raven cogita usar o código de Becca para entrar na Cidade das Luzes. Que é o que ela acaba fazendo. Acessando a Cidade das Luzes com código de administrador, ela começa a invadir e a tentar desativar ALIE. E é uma cena toda angustiante. Raven avançando, ALIE sentindo a presença de alguém da Arkadia, enquanto ela derruba barreiras rumo a algo que ALIE esconde: um botão para desativá-la. E nesse frenesi todo, Raven e Monty acabam retardados pelo aparecimento da mãe de Monty em uma cena fortíssima e bonita na qual ele consegue deletá-la: “I love you too”. Mas antes que Raven consiga, de fato, desativar ALIE, ela se desconecta de Arkadia e se mantém segura.
Mas agora com apenas a mochila como fonte de energia.
Enquanto todo esse plot se desenrola em terra-firme, a confusão atinge a plataforma de Luna enquanto Clarke tenta convencê-la de aceitar ALIE 2, porque é a única maneira de deter ALIE 1. E eu entendia todo o posicionamento de Luna, de não querer se envolver, de ter cansado de lutar e matar, afinal ela tinha paz naquele lugar. Até a chegada deles. “This place was safe until we got here”. Porque então ALIE atacou. E a angústia continuava a crescer, porque eles não podiam permitir que Luna tomasse o chip da ALIE 1 e depois tivesse acesso a ALIE 2, porque assim ALIE 1 teria todas as informações e todo o restante seria em vão. Depois de toda uma cena de ação bem filmada, Luna conseguiu mostrar como ganharia o Conclave, como tinha certeza que ganharia, e impediu o ataque de ALIE – mas não se rendeu às palavras de Clarke, e não aceitou a IA. O que quer dizer que tudo parece ter sido em vão na história da Luna e da Plataforma – se ela não vai aceitar a segunda IA, então qual foi o motivo de levá-los até lá? Vai ter alguém que vai ser digno de assumir o trono da próxima Comandante e descobrir o código que pode destruir ALIE 1?
Sobre ALIE 1, parece que a Migração ocorreu para uma réplica da Arca.
Motivo? Não sei.
“They could’ve destroyed everything today”
Mas resumidamente, o sentimento do episódio é esse: Now what?

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários