Cúmplices de um Resgate (2016) – Capítulos 196 a 205


“Te peguei, Regina!”
Percebemos que a novela está evoluindo, e as coisas começam a acontecer de verdade. Na minha última review (que já faz algum tempo porque eu tive uma viagem no meio que me fez ver os capítulos atrasados) eu comentei sobre como as coisas começavam a se resolver para as gêmeas. Afinal, Joaquim tinha se declarado publicamente para Manuela, que deixou de sofrer brutalmente por algum tempo, enquanto Téo descobriu que a “Manuela” no Vilarejo era, na verdade, a Isabela, e então a Isabela ganhou um cúmplice por lá. Bem, seguimos nessa mesma ideia, mas percebemos como as coisas estão lentamente caminhando. Otávio e Rebeca estão bem, afinal, e ele já está convidando pessoal para ser padrinho de casamento. Raul diz que vai ficar no Brasil. Marina se fantasia para ir visitar a Manuela na mansão. As coisas explodem para Joel. Geraldo decide colocar a culpa de tudo em Vicente. Começamos uma vingança contra a Regina. A falta da tia dos Vaz é quase exposta. Bem como a maternidade de Safira. Ufa! Foram semanas com vários acontecimentos bem bacanas e bem importantes, e agora o negócio está andando… aguardando que as coisas comecem a se resolver de uma vez, até porque, nesse momento, eu já estou ansioso para ver Manuela e Isabela cantarem juntas na banda!
Uma das coisas que se resolveram nessas duas semanas foi toda a questão do Fausto. Afinal, ele estava cada vez mais macabro e perigoso, seguindo a Helena e tirando fotos dela para amedrontá-la – nesse meio tempo, ela ganhou momentos fofos de se sentir protegida ao lado do Pedro. E tudo culminou em uma verdadeira briga no Vilarejo, entre Pedro e Fausto, com direito a comentários de Isabela: “Ih, olha lá! Até que prum caipira o Pedro briga bem!” Por mais “errado” que possa parecer, foi gostoso ver o Pedro bater no Fausto. E aquela promessa de vingança dele foi um pouquinho ameaçadora, embora o “acidente” de moto dele tenha sido extremamente fraco. Pelo menos, levado até o hospital, ele teve a ficha criminal puxada, e sai de lá direto para a cadeia. Talvez não tenhamos mais que lidar com ele ao longo da novela, embora eu ache que ainda exista a possibilidade. Afinal, continuamos vendo a Flora, não?! Falando nela, ela ficou preocupada com a polícia no haras, com medo de que eles estivessem atrás dela por abandonar os sobrinhos, mas no fim era só atrás do Joel, que já fugiu do país.
O negócio explodiu mesmo. Já já temos a mãe do Omar.
E, infelizmente, a prisão do Vicente.
Já que estamos no Vilarejo, eu devo, rapidamente, expressar a minha profunda repulsa àquele povo fofoqueiro da igreja do Pastor Augusto. Verdadeiramente desprezível! Foram cenas nojentas quando se espalhou o boato de que Luís estava traindo a Clara, principalmente pela Gemima e aquela tia terrível dela. Piores pessoas possíveis! E o povo festejou com isso tudo. Berta achou-se no direito de jogar isso contra Clara na confecção, e Omar de humilhar Mateus e Dóris, o que foi horrível de assistir. Pelo menos a Rebeca respondeu a Berta com um “Nós não podemos nos dar ao luxo de ficar ouvindo às suas opiniões que, aliás, ninguém pediu!” e a Isa respondeu o Omar com um “A sua vida deve ser muito sem graça mesmo, né Omar? Pra você ficar cuidando da dois outros!” Não que tenha sido o suficiente. Proibir o Luís de entrar na igreja e julgá-lo publicamente daquela maneira foi uma ATROCIDADE. O Pastor chegou a se posicionar contra isso tudo, mas eu ainda acho que ele precisava de um pouco mais de firmeza, em uma lição e um sermão mais duro contra aquelas pessoas e seus atos verdadeiramente vergonhosos.
E pecador.
Felizmente tínhamos a Dóris para ajudar a resolver todo o caso, contando do Dourado.
Sobre a Flávia na igreja? “Que não devemos julgar para não sermos julgados”
Alguém, por favor, tira essa Gemima da novela?!
Regina e a vingança contra Safira. Desculpem, MAS FOI ÓTIMO! A Safira ficou naquela de querer que a Regina se afastasse da Priscila e tudo o mais, mas cruel como ela só, a Regina respondeu mandando a Priscila “fazer uma surpresa” para a mãe aparecendo em seu escritório. E vocês sabem o ROLO que isso deu! A expressão da Lurdinha quando a Pri disse que era filha da Safira já foi de doer o coração. A maneira como a Priscila foi rejeitada pela própria mãe NA FRENTE DE TODO MUNDO foi terrível. Senti um profundo nojo da Safira quando ela se achou no direito de continuar mentindo: “Ela não é minha filha. É minha afilhada”. Que tipo de pessoa faz isso?! Eu só tento imaginar o tamanho do sofrimento e do TRAUMA que é para uma criança descobrir tudo isso como a Priscila descobriu. Ser rejeitada pela própria mãe dessa maneira?! E Safira nunca nem foi uma boa mãe, de qualquer jeito! Qual a dor dela ao ouvir da própria mãe que ninguém ali sabe que ela tem uma filha e ela prefere que continue desse jeito? Achei perfeitamente justo que a Priscila respondesse com um “Você não precisa de filha? Então eu não preciso de mãe”. Foi o certo.
Ela saiu revoltada do escritório, seria mais impactante se o seu acidente fosse ali!
A Safira jamais se perdoaria…
Pelo menos a história deu seguimento e nós tivemos avanços significativos provindos dessa dor toda. Afinal, Priscila estava se sentindo rejeitada, e ela não quis papo com a Safira. “Mãe é quem cuida, quem ama, coisa que você nunca fez!” E os seus avós a apoiaram, porque a Safira NÃO estava certa, como nunca esteve. E a avó FINALMENTE disse algo! “Eu nunca devia ter escondido dela a PÉSSIMA mãe que você é”. De tudo isso, surgiu uma possível amizade muito bonita entre Priscila e Manu. Porque Manu apareceu para falar com ela, dizendo coisas lindíssimas que comoveram a Pri, dizendo que mesmo que sua mãe não a tenha planejado, ela tem certeza que Deus a planejou e a fez em todos os seus detalhes, e ela é amada. Foi lindo, lindíssimo. Eu me emocionei e me arrepiei todo! Até a Priscila chorou, e quando a avó dela pediu para ela pensar em algo que a desse forças para que ela pudesse comer, ela lembrou das palavras da Manu, o que foi absolutamente lindo, sem dúvida. Eu fico feliz em ver esse amadurecimento da Priscila, e eu espero que isso realmente signifique um bom crescimento para ela.
Outras cenas muito bonitas surgiram disso tudo, como a Manuela dando a ideia da banda toda ir até a casa da Priscila para tentar conversar com ela e convencê-la a voltar para a banda, e foi bem bonito porque ela não queria voltar, mas ela reagiu bem a tudo, ela sorriu com as brincadeiras do Felipe, ela ficou feliz em se sentir importante, em ver que alguém se importa de verdade com ela. Porque ela sente que a Safira não lhe dá esse valor. E ela acabou voltando para a banda, bem depressa. E assim, tivemos um novo paralelo entre as ações de Manu e de Rebeca, em outra belíssima cena. Enquanto Rebeca conversava com Safira, que continuou toda dura e aparentemente fechada, mas que teve os olhos enchidos de lágrimas, a Manu conversava com a Priscila de forma fofa e linda, enquanto a Pri agradecia e falava da amizade que surgia entre elas, inesperadamente. E a fala de Rebeca teve algum efeito, porque a Safira tentou novamente ir falar com a Priscila, que continua rejeitando ela. COM RAZÃO. Acho que agora a Safira vai ter que dar seus pulos para reconquistar a filha e mostrar que se importa com ela, porque depois disso tudo ela tem que sofrer algum tipo de rejeição e ter um sufoco para poder reconquistar o amor da filha.
Que ela sempre teve, mas nunca retribuiu.
Passando de Manuela e Priscila para Manuela e Joaquim… FOFOS. Bem, o Joaquim estava tendo todos aqueles problemas porque a Regina ainda está se vingando dele por causa da declaração na coletiva de imprensa, mas ele também sabe o que fazer. Foi muito bonitinho ele ir fazer uma serenata para a Manu, foi fofa ela cantar uma música para ele na gravadora. E as coisas apaixonadas e fofas que ele diz para ela: “Primeiro, que eu tô disposto a passar toda essa história maluca junto com você. E segundo: o Vilarejo nem é tão longe, eu posso muito bem te visitar sempre, Manu”. E no plano de Joaquim, ele conseguiu uma gravação de confissão da Regina para usar contra ela. UFA! \o/ E eu fiquei apreensivo quando ele foi até a mansão, com medo de que ele tivesse só aquela cópia, mas diz ele que salvou em outros lugares. E talvez agora ele possa visitar mais a Manu. O grito de raiva e frustração da Regina foi um pouco assustador, que me faz pensar nela perdendo o controle, voltando como Tânia, indo internada no fim da novela…
Acho que estamos caminhando para isso sim.
TÉO E ISA! Bem, a Isabela teve um momento nessa semana de mal-estar quando a Manu estava se sentindo mal, o que me faz pensar que eles só lembraram disso agora, porque a Manu já esteve bem pior que isso e a Isa não sentiu nada. Mas enfim, é sempre bom ver a conexão entre as gêmeas! A Sabrina tentou afastas Isa de Téo com uma armação louca, que até deu um pouco de raiva, mas depois foi hilário vê-la achando que era melhor amiga da Isa, eu me diverti bastante, e uma das coisas mais bonitas acontece por causa dos sapatos de Mateus e Dóris, velhos e acabados. Depois de serem humilhados pelo Omar (que merecia uma resposta do tipo “Pelo menos meu pai não é um criminoso que vai preso”), o Téo disse para eles: “O que é importante vocês e o tio Luís já têm, que é caráter, honestidade e um bom coração”. E assim, Téo e Isa (e a Isa estava meio que tendo as ideias!), preocupados com os sapatos velhos dos amigos, pediram ajuda ao seu Giuseppe e ajudaram a fazer sapatos novos para eles. Não é lindo ver a Isabela toda humanizada, se preocupando com os outros, com os “caipiras” de quem ela dizia não gostar?! Eu gosto dessa Isabela que se preocupa com os outros. Esse é o intuito de levá-la ao Vilarejo: amadurecê-la e torná-la uma pessoa melhor.
E o caso dos Vaz? Vai explodir a ausência da Flora também?

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.


Comentários