Reinações de Narizinho (1931)


Reinações de Narizinho tem gosto de infância. Inegavelmente, gosto de infância. Da mesma maneira como algumas coisas que eu leio eu lembro da versão interpretada na televisão, lá em 2001 e 2002, eu também me lembro de quando eu era uma criança e lia esses livros pela primeira vez… todas as aventuras, todas as possibilidades, toda essa imaginação que podia nos levar aonde quer que quiséssemos ir. Era tudo tão lindo, tão colorido e tão mágico. Eu pego um livro da coleção do Sítio do Picapau Amarelo para ler e consigo, simplesmente, viajar. Voltar no tempo e me sentir novamente a criança que eu era, sorrindo que nem um bobo.
O livro foi publicado em 1931, e é basicamente o livro de estréia do autor no famoso Sítio do Picapau Amarelo – o livro que inicia todas as histórias. Lobato publicara outras histórias com alguns desses personagens, mas foi nesse momento que eles se tornaram oficiais. Vimos o nascimento de tudo, como da boneca de pano que fala, ou do sabugo de milho que é um sábio! A primeira visita de Narizinho ao Reino das Águas Claras, que começa naquele clássico momento do Príncipe Escamado e um Besouro caminhando sobre seu rosto, acreditando que a menina é uma montanha nova que apareceu por ali… primeiro encontro esse que, mais tarde, culminará no casamento de Narizinho.
Transformando-a em princesa.
Essa história, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi publicada por Lobato em 1920, quando ele criou a personagem de Narizinho, Emília, Dona Benta e Tia Nastácia… ele escreveu várias histórias nessa época, que foram reaproveitadas em Reinações de Narizinho, em 1931. Mas ainda não acaba aí. Em 1933, Lobato lançou mais um livro chamado Novas Reinações de Narizinho, que é um segundo volume (como recentemente foi lançado, em dois volumes) para tais reinações. Nas mais célebres edições, temos um livro razoavelmente grande que contém todas as reinações iniciais de Narizinho, num total de 11 histórias curtas que contam as primeiras aventuras da menina e do primo em mundos fantásticos.
Reinações de Narizinho acaba por ser uma coletânea de contos. Você vai perceber, enquanto eu falo sobre cada uma das 11 histórias, que eu tive a impressão de que tudo era bastante rápido. E é. São histórias rápidas de tudo o que está acontecendo, enquanto o mundo infantil é explorado. As brincadeiras de crianças, os sonhos e a imaginação correm soltas… temos histórias completamente novas, como O Reino das Águas Claras, enquanto algumas histórias trazem personagens como Gato de Botas, Cinderela e Branca de Neve. Até Tom Mix e Gato Félix! Ou o Pássaro Roca… ainda temos histórias bem educativas, com direito a uma conversa com o Senhor de La Fontaine, por exemplo.
Uma deliciosa literatura infantil, que nos leva a um mundo fantástico de “ser criança”.

Para mais postagens de Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários