The Real O’Neals 1x07 – The Real Grandma


“Kenny doesn’t know what it’s like to have a difficult mother”
QUE EPISÓDIO MAIS FOFO! Os episódios de The Real O’Neals não param de me surpreender, e essa série muito depressa galga o seu lugar no topo da minha lista de sitcoms favoritas! Eu estou completamente apaixonado por cada episódio, por cada personagem e por cada situação. Foi o primeiro episódio em semanas em que o destaque não foi para a bonita relação fraternal entre Kenny e Jimmy, mas em compensação nós tivemos momentos absurdamente carinhosos entre Kenny e sua mãe, Eileen. A maneira como aqueles dois se amam é evidente, e eu acho que a relação dos dois é extremamente bem construída, com cenas fantásticas repletas de muito amor, carinho e proteção. Além de admiração, de um jeito ou de outro. Eles se amam mais que tudo e isso é o que importa. Não tem como não amar essa série quando ela termina com momentos TÃO LINDOS como aquela cena final dos dois sentados do lado de fora, comendo bolo gay juntos, e falando sobre os gays famosos, com tanta propriedade, tanto entendimento e tanta cumplicidade. O sorriso de Eileen diz tudo ao olhar para o filho!
E, ainda por cima, como uma boa sitcom, ela consegue ser ENGRAÇADA.
O que nem sempre é fácil. Há séries pretensamente de comédia que muitas vezes são boas, mas são tão fofas que deixam de ser engraçadas, e nós gostamos porque ainda amamos os personagens. Mas The Real O’Neals parece completa, e eu acho que isso pode ser a garantia de um ótimo futuro pela frente: a série tem muito coração, é absolutamente fofa e repleta de mensagens bonitas, e ainda assim é extremamente engraçada. Eu rio muito nos episódios, sempre. Como, por exemplo, quando a mãe de Eileen, Agnes, aparece do lado de fora da janela, e a família toda se junta para o procedimento padrão de quando a avó está chegando: tornar a casa mais católica, com quadros, bíblias espalhadas… a Caixa de Deus. Então nós temos momentos hilários como a Shannon, toda interesseira se fazendo toda para a avó para conseguir dinheiro (“I’m not here to make friends. I’m here to play the game”) e aquele livro de colorir que a avó deu para ela sobre pecados, com o fabuloso comentário do “Olha, esses dois homenzinhos estão fornicando!” GENTE, ALGUÉM ME RESPONDE O QUE É QUE FOI AQUELE COMENTÁRIO?!
Adoro o humor dessa série.
Por exemplo, nós temos sempre os melhores trocadilhos. Como quando a Agnes dá de presente, ao Kenny, um pote de picles e ele fala que ama os picles dela. “It’s because they’re long. They have to be long and thick and hard”. E então Kenny é o mais determinado a contar toda a verdade para a avó. Não vale a pena ficar mentindo daquele jeito, todos precisam se assumir, como ele fez. E então ele tenta falando sobre Dreamgirls (“He’s always loved musicals”) e de algumas outras maneiras, embora a Eileen esteja determinada a enganá-lo e impedi-lo de contar a verdade. Mas as conversas dos dois são muito fofas! Com ele insistindo com ela que o melhor a fazer é contar a verdade de uma vez! E o Lemon Potato Cake? E então ele e Jimmy percebem que foram enganados, e que não existe esse negócio todo, e que a mãe só está tentando mantê-los longe de casa por tempo suficiente para que ela possa despachar Agnes (“Stay away. Go see one of these long Hobbit movies”). E eles correm, é uma loucura divertidíssima! “I’m coming home and I’m coming out”.
Até que ele chega, bem na hora que a avó estava prestes a partir.
“Grandma? I’m gay. Mom? Do you have anything that you would like to tell her?”
E O BOLO GAY?
Bem, dali em diante o episódio continua divertidíssimo, e nós temos um importante desenvolvimento na trama, porque Agnes veio para evidenciar o amor que existe entre todos eles e para evoluí-los como personagens e pessoas. E é lindo. Depois de a avó desmaiar, Eileen agradecer a Deus por isso, e eles colocarem ela pra dormir, Kenny confronta a mãe sobre o pacto deles de contar a verdade: “I did not break our pact. I lied to you when I said there was a pact”. Agora, vamos combinar: o que é a avó determinada a “curar” o Kenny, mandando ele para aquele acampamento. Devo confessar que eu realmente ADORO as cenas de fantasia do Kenny, e aquilo foi tão real. Quer dizer, tudo o que eu pensei quando ela explicou seu plano: “You’ll spend two weeks on the woods with other boys that have the same affliction you do”. O “Uhm” do Kenny foi do tipo “Sounds interesting”, porque aquele CAMP NOHOMO seria daquele jeito mesmo, se não pior! Adoro como a imaginação do Kenny funciona! <3 “Uhm… two weeks on the woods with a bunch of gay boys? You’re right. I think probably it’s the best thing for me right now!”
E então, depois que o Kenny já se assumiu (para a família e a paróquia ao mesmo tempo, para a escola e, recentemente, para a avó), ele precisa ajudar a mãe a fazer o mesmo. E é a coisa mais fofa desse mundo! Primeiro ela comendo bolo gay no banheiro e ele conversando com ela, dando força, contando dos seus planos. “What? Who? George Clooney? You know what? Don’t tell me, I don’t wanna know”. E é muito amor envolvido na maneira como ele dá toda a força para que ela conte a verdade. E daí foi cruel o que Agnes disse para o Kenny, na mesa, sobre Deus não o aceitar e Ele achá-lo defeituoso, como ela acha. Mas o mais bonito foi que, mesmo feliz com os raros elogios da mãe, Eileen apareceu para defender seu filho. Não importa o que ela fez o Kenny passar (e não foi muito, ela é uma ÓTIMA mãe!), ela não ia permitir que ninguém falasse assim com ele. E então ela o defende, lindamente. E conta a verdade sobre estar se divorciando… e para completar, ainda deixa a mãe na casa de um primo, a enganando, e dizendo que ela não é bem-vinda em sua casa. “You’re not welcome back to my house until you respect everyone in my family”.
São por esses motivos que nós ADORAMOS essa série. Porque ela é muito real e muito cheia de amor. O sentimento entre os personagens é muito forte, e acredito que eles se amam mais que tudo, e é por isso que nós amamos ver isso tudo. É bom e gostoso ver tanto sentimento bom, ver tanto carinho e proteção. A expressão de surpresa, alegria e admiração no rosto dos filhos de Eileen é comovente, mas a emoção ímpar de Kenny e o orgulho que sentiu da mãe. Só imaginamos o como ele se sentiu amado e valorizado naquele momento, e certamente aquilo significou para ele mais do que tudo. E, na já mencionada LINDÍSSIMA cena da finalização do episódio, Eileen confessa para o filho: “Coming out is really terrifying, you are very brave”. Foi o final mais lindo, foi uma conversa maravilhosa sobre as pessoas gays de quem Eileen gosta, e ela estava envolvida com o assunto, interessada, mas muito mais feliz por estar passando aquele tempo de qualidade com o filho que ela tanto ama e, não dá mais para negar, aceita. Ela o ama profundamente. Ele a ama profundamente. E isso é transmitido competentemente. Não tem como não amar The Real O’Neals.

Para mais postagens de The Real O’Neals, clique aqui.


Comentários