The Flash 2x17 – Flash Back


“Holy Harry Potter!” <3
Um dos meus episódios favoritos em The Flash, e todo mundo já sabe o porquê: ah, não, não é apenas porque teve referências a Harry Potter e nós temos espécies de Dementadores em Central City agora (e os Dementadores sempre me parecem criaturas fascinantes no Universo de Harry Potter), mas pela viagem no tempo. EU ADORO VIAGEM NO TEMPO. E o episódio foi sobre isso. Com um título fantástico (adorei o trocadilho!), o episódio mostra um Barry Allen, atualmente, que está determinado a fazer de tudo para se tornar mais rápido e conseguir chegar até Zoom – aquele que ele conhecia como Jay Garrick. Estudando equações, ele se dá conta que, talvez, a única pessoa que possa ajudá-lo a entender e desvendar esse mistério seja o Dr. Wells da primeira temporada, aquele que nem era o Dr. Wells de verdade, mas sim o Eobard Thawne usando o seu corpo. Assim, com a ajuda de Caitlin e Cisco, Barry Allen prepara uma viagem no tempo para uma época em que ninguém sabia a verdade sobre Dr. Wells ainda, uma época em que aquele Barry Allen ainda nem sabia que podia viajar no tempo, e no qual as coisas ainda pareciam bem mais simples. E ele só precisa extrair uma informação e retornar…
…mas até parece que as coisas podem ser tão simples.
Parece todo um plano muito arriscado, que envolve um desespero gigantesco e possivelmente terá implicações imensas no futuro, com Barry desvendando as equações deixadas por Dr. Wells/Eobard Thawne. Mas as coisas começam a dar errado assim que Barry chega ao passado, cedo demais. “Oh, no. I was too early. This is not a good start”. E então ele interfere em uma luta daquele Barry (chamaremos ele de Barry-S1 a partir de agora) com Hartley (nosso fofíssimo Andy Mientus!), e eu já fui ficando todo nervoso. Toda a proposta de viagem no tempo me fascina, e revisitar cenas é uma loucura. Vê-las acontecendo novamente, de diferentes ângulos, com alguém do futuro as observando. E, pior, as alterando. É assim que o Barry conhece o Barry-S1 e o apaga por algumas horas, troca o emblema do peito e assume o seu lugar. E o negócio fica um MÁXIMO! O que me interessou foi toda a questão de o Barry se passando por Barry-S1 e como ele não era nada bom nisso. Parece que o Barry se saiu MUITO melhor na Terra-2, se passando pelo seu sósia do lado de lá, do que se passando por ELE MESMO, um ano antes.
Não era difícil captar que tinha algo errado.
E como o Barry não é lá o mais sutil, ele começa a alterar o passado de forma exagerada, o que vai alterar todo o futuro, brincar com a linha do tempo, e então os Dementadores aparecem para impedi-lo. Na prisão de Hartley, por exemplo, ele dá a dica a respeito dos aparelhos auditivos que ele usou, na primeira temporada, para fugir. Assim, primeiro na delegacia e depois no STAR Labs, os “Dementadores” começam a atacar Barry porque ele está tirando tudo do lugar (me lembrou um pouquinho 11.22.63!), e eu adorei as reações, como a de Cisco: “Oh, you know, just trying to figure out how to find this Dementor that’s apparently roaming through Central City right now” e o próprio Hartley que solta o icônico “Holy Harry Potter!” quando Cisco e Caitlin tentam se proteger da criatura dentro da cela com ele, o que não dá tão certo, a não ser pelo fato de o Hartley ter usado as luvas para espantar o Dementador. Sério, eu tenho uma quedinha gigantesca por Andy Mientus (por causa de Spring Awakening e, mais recentemente, Smash), mas não foi muito bom ver o Hartley ajudando eles e meio que sendo parte da equipe? Não tinha como aquele movimento todo que o Barry causou no passado não mudá-lo no futuro.
Adorei!
Dito e feito. Barry Allen foi descoberto facinho como um impostor. Mas também, Eobard Thawne nunca foi bobo, e estava na cara que tinha alguma coisa errada com o “Barry”. Mas foi ele quem o ajudou a entender a questão dos Espectros do Tempo (embora Dementadores pareça um termo muito melhor para eles!), e depois as coisas saem AINDA MAIS do controle quando o Barry-S1 retorna. “Where is he? Where is the other Flash?” A linha temporal deve ter ido à loucura! Ótima cena do Cisco com os dois (ele tentando descobrir quem era o impostor era um fofo), e o Barry-S2 não parava de falar e mudar as coisas, o que era preocupante. O Dr. Wells olhava pra ele com uma cara de “Cala a boca!” Adorei as referências à segunda temporada, com o Cisco dizendo que “não pode sentir onde as coisas estão” ou ainda chamando o outro Barry de “doppelgänger” e o Barry respondendo com “No. Not yet”. E tudo se encaminhou de forma linda e fantástica, na conclusão de um dos melhores episódios da temporada, repleto de viagem no tempo, de muita brincadeira com a linha temporal e com as possibilidades de The Flash, e as lembranças da primeira temporada também.
Agora, nós temos um presente um pouquinho diferente (quer dizer, ainda não tivemos a oportunidade de explorar o tamanho das alterações feitas por Barry Allen infiltrado na primeira temporada), e um potencial futuro ainda mais distinto. Afinal, agora Barry tem as equações do Flash Reverso, e elas devem significar algo. E Barry correndo “mais rápido do que jamais imaginou ser possível” pode abrir portas para muitas coisas novas. Estou nervoso! Falando em Barry voltando para o presente com a ajuda do outro Barry, eu devo dizer que o “Oh, hey, Barry. How was your trip?” fofo do Hartley na chegada de Barry de volta, depois de destruir o Espectro do Tempo e lhe dar a mão para ajudar a levantar, foi uma das coisas mais lindas que eu já vi! Adorei essa nova proposta para o Harltey, e a maneira como a série fica aberta a seu retorno a qualquer momento. Eu quero ver mais de Andy Mientus em The Flash, desde a temporada passada! Bem, como ele estava entrosado com a equipe (tinha até piadas com Caitlin e Cisco, super amigos), até o tom de voz dele estava diferente, e como eles enfatizaram aquela coisa de, qualquer coisa, ligá-lo por ajuda, acho que ele pode se tornar um personagem recorrente.
Por favor!

Para mais postagens de The Flash, clique aqui.


Comentários

  1. Foi um bom episódio mesmo!

    E eu não tinha entendido muito bem, mas agora ficou claro hehehe a volta do Andy! Gosto tambémmm!!!!!

    O "Holy Harry Potter" foi ótimo!

    hahahaha

    Beijãozão*

    ResponderExcluir

Postar um comentário