Carinha de Anjo, Capítulo 126 – Em memória de Libertad Lamarque


Em memória da nossa companheira e amiga, a atriz Libertad Lamarque”
A novela Carinha de Anjo entrou em um pequeno recesso, dando lugar à história de 20 capítulos chamada Rayito de Luz, especial de Natal no fim do ano 2000. Ao retornar para os seus últimos 50 capítulos, a novela tinha sofrido uma perda lamentável em seu elenco: a atriz e cantora Libertad Lamarque, que interpretava a incrível personagem da Madre Superiora (que tinha uma química incrível com Dulce Maria e com a Irmã Fabiana, por exemplo, e as broncas pelas travessura nunca mais seriam as mesmas – porque ela tinha a firmeza necessária e o carinho para amenizar, afinal ela também amava a Dulce Maria). Assim, o capítulo 126 chega com nova abertura e antes disso traz uma bonita dedicação do capítulo à atriz, na voz de Daniela Aedo, na qual ela se despede dela e manda um bonito “Até sempre!” no final. O capítulo já começa nos emocionando com uma música na voz de Libertad Lamarque e cenas belíssimas e alegres da atriz na novela.
Deixará saudades.
Mas o capítulo é, como um todo, BASTANTE emotivo – ao melhor estilo novela mexicana, esse capítulo está recheado de muita emoção e bastante drama. Mas mesmo nos momentos mais dramáticos, a fofura de Daniela Aedo não nos permite que não sorríssemos com a doçura de Dulce Maria. O capítulo 126 se inicia com a crença de que Dulce Maria e a Irmã Fabiana morreram – elas foram, previamente, seqüestradas por criminosos e presas em uma cabana que começa o capítulo pegando fogo. É doloroso ver o sofrimento de todo mundo ao se deparar com essa situação; Tia Peruca e Cecília estão preocupadíssimas, sem informações, enquanto Luciano chora ao lado de fora da cabana em chamas, gritando por sua filha e dizendo que não é justo que ela morra, ela é apenas uma doce criança de 5/6 anos de idade! “Ela é minha filha e agora ela está morta. Nunca mais vou ouvir seu riso. Nunca mais vou dar bronca por uma travessura. Nunca mais vou dar um beijo de boa noite nela. Está morta, Gabriel. Não está vendo? Morta!”
O sofrimento dele é de partir o coração.
E certamente ecoa o nosso… Dulce Maria é doce demais para morrer.
Claro que nós tínhamos consciência que uma novela que leva o nome de Carinha de Anjo e traz como protagonista justamente a Dulce Maria não iria simplesmente tirá-la assim… mas ainda assim é dramático e doloroso. O capítulo é repleto de sofrimento e muitas lágrimas, com o Luciano falando sobre um milagre que poderia tê-las salvo, por exemplo, e Cecília desmaiando com a notícia de sua filha morta. “É verdade que minha filha…?” e depois ela lamenta com o pensamento na cabeça de todo mundo: “Essa casa nunca mais será a mesma sem os risos da minha menina”. E o fato de eles esconderem Dulce Maria e a Irmã Fabiana do público até certo ponto do capítulo representa justamente esse sentimento: a saudade do riso de Dulce Maria, de seu sorriso, de sua voz… nada seria o mesmo sem ela. Além de todo o sofrimento da família, as meninas na escola passam o episódio chorando, deixando o dormitório no meio da noite para se amontoar na capela e rezar por Dulce Maria, ou no intervalo das aulas…
E é muito bonito.
As orações das garotas são fofíssimas de se assistir! “Meu bom Senhor, eu prometo que não como doces por um mês se a Dulce Maria e a Irmã voltarem para o colégio”. Porque é extremamente infantil, mas as crianças falam de seus corações, e por isso nós sabemos que todo o sentimento é verdadeiro, e é isso o que nos emociona. É muito inocente e puro, mas justamente assim sabemos que é real. As lágrimas, o desespero, as conversas com Deus, uma melhor do que a anterior. Eu sei que, ao reassistir agora para o Cantinho de Luz, eu me emocionei profundamente com as preces e as promessas, porque o sentimento das crianças é muito intenso, e sabemos que é assim na vida real: criança demonstra, criança sente. E elas têm um jeitinho todo especial de conversar com Deus que eu acredito que é uma excelente maneira de ele nos ouvir.
A felicidade retorna quando eles recebem a notícia de que elas estão vivas…
Apenas desaparecidas. Ótimo. Também toda a alegria retorna à novela porque Dulce Maria está ali, de volta, presa em um carro indo para algum lugar, com a Irmã Fabiana e o ladrão. O primeiro exemplo do quão fofa Dulce Maria é está quando ela diz: “Escuta, senhor ladrão. Eu quero agradecer por… porque você abriu a porta de trás do quartinho onde a gente estava trancada”, porque ela agradece pelo fato de, graças a ele, elas não terem morrido queimadas no incêndio. Uma criança de muito bom coração, que sabe agradecer mesmo nesses momentos. Eu me pergunto o quanto de Dulce Maria não foi baseada na fofíssima Pollyanna, de Eleanor H. Porter, afinal eu AMO aquela menina! “Você pode até ser ladrão, mas no fundo, não é uma má pessoa”. E as cenas com o ladrão se desenvolvem de maneira incrível, nós adoramos um momento mais do que o outro, como por exemplo: “Você não tem vergonha de roubar?”
“Eu já disse a você muito obrigada, tio ladrão”
Admiro impressionantemente toda a conduta de Dulce Maria na situação. Admiro o quanto ela é íntegra a seus valores, falando sobre roubar (“Isso tudo é porque você rouba, que é um pecado muito feio”), por exemplo, ou honrando sua palavra quando decide não fugir e convence a Irmã Fabiana disso, afinal elas tinham feito um juramento e ela precisa honrar a sua palavra (“Também não dá pra esquecer que ele salvou a gente de morrer queimada”). Isso é caráter. Admiro o quanto ela é humana e preocupada, lembrando-se dos pais e pensando no quanto eles devem estar preocupados. “Você me faz um favor? Os meus papitos já devem ter passado o maior susto da vida deles. Se eu te der o número da minha casa, você pode ligar pra eles e dizer que eles já podem dormir tranqüilos?” E é emocionante quando ela liga para Cecília dizendo “Eu tô ligando aqui de um orelhão, mamãe. Eu estou com a irmãzinha Fabiana” e responde ao preocupadíssimo “Não percebe que você está matando a gente de angústia, minha filha?” de Cecília com um simples “Não, mamãe, eu não quero matar você. Dá um beijo meu em todo mundo”.
Outros dois momentos importantíssimos no capítulo que são exemplos do quanto a novela é adorável e uma brilhante representação de infância e da imaginação fértil de Dulce Maria estão a partir de conversas com o ladrão. Quando ela lhe pergunta “Você acha que está tendo um piripaque?” e ele responde que não, porque São Pedro não ia recebê-lo no céu, ela se imagina no Céu, com todo o cenário construído para isso e os figurinos, ela como secretária de São Pedro, intercedendo pelo ladrão quando ele chega e São Pedro não quer deixá-lo entrar. Exemplo não apenas de sua imaginação, mas de seu coração bondoso e bonito. A segunda fantasia do capítulo vem quando o médico demora com o ladrão e a Irmã Fabiana diz que ele deve estar operando ele. A maneira encantadora como a novela funciona, meio Pollyanna meio O Fantástico Mundo de Bobby, coloca Dulce Maria HILÁRIA como uma médica, operando uma melancia. “Que difícil, mas no fim eu consegui tirar o apêndice dessa melancia”. E a risadinha dela depois?
“Eu sou uma doutora muito maneira”
“Às vezes eu faço travessuras, mas no fundo, eu sou mesmo uma boa dama”
Fora esses dois momentos O Fantástico Mundo de Bobby, nós conseguimos ver a trama caminhando para dar mais espaço a Pollyanna na personalidade de Dulce Maria nos próximos capítulos, na assustadora figura vingativa de seu avô. Ele é, basicamente, um velho amargurado e inteiramente mau. A maneira como ele se alegra com o desaparecimento de Dulce Maria, porque então Luciano vai sofrer o que ele sofreu ao perder Angélica, é vergonhoso. “Luciano Larios não sabe onde está a filha. Agora ele está sofrendo o mesmo que eu sofri quando perdi você. Que bom que sofra. Que sofra! Ele merece”. E como Dulce Maria já perguntou porque o seu avô não gostava dela, nós sabemos que ela não vai deixar isso pra lá… que ela vai bancar a Pollyanna pra cima dele! Mas as cenas nesse capítulo do avô são revoltantes, a alegria e satisfação dele com o sumiço de uma garotinha tão pequena e tão doce quanto a Dulce Maria, além do fato de ela ser sua neta, ser filha da Angélica que ele tanto diz amar. Parece sem alma, sem coração. “Sofra, Luciano. Sofra como merece”. Extremamente cruel.
Muito se falou, também, ao longo do capítulo, sobre a personagem da Madre Superiora – eles a colocaram se sentindo culpada pelo o que tinha acontecido a Dulce Maria e à Irmã Fabiana, e tendo muita dificuldade para lidar com isso, ela resolveu sair em um retiro espiritual. “Eu estou vindo em nome da reverendinha. Porque ela está muito mal dos nervos. E está tão agoniada que achou melhor ir para um retiro espiritual”. Foi a despedida de Libertad Lamarque, sem que sua personagem morresse, mas sem retornar à novela, evidentemente, tirada para um retiro espiritual. Nas cenas da escola, com todo o clima de sofrimento do lugar, as irmãs instruem as garotas a rezar não apenas por Dulce Maria e a Irmã Fabiana, mas também pela Madre Superiora, para que ela possa ficar mais tranqüila onde está, e eu achei essa uma parte muito bonita, uma bonita despedida a uma personagem tão importante e, também, tão bela. A Madre Superiora de Libertad Lamarque para sempre estará guardada com muito carinho em nossos corações.
“Até sempre, dona Libertad!”
Você pode ver o capítulo na íntegra, clicando aqui.


Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários