Cúmplices de um Resgate (2016) – Capítulos 166 a 175


E depois de tudo, a Marta Lobo não vai falar nada tão cedo!
Wow, foram duas semanas movimentadas na minha vida para que eu pudesse escrever esse texto, então desculpem-me a demora. Acontece que entre a Páscoa e o nascimento de minha segunda afilhada em outra cidade (Cascavel, perto daqui, mas ainda assim), eu fui aprovado no mestrado, consegui uma bolsa de estudos, tive que sair do meu atual emprego de professor de inglês e, nessa quinta-feira, foi minha colação de grau da faculdade. Ufa. Assim, vários dos últimos capítulos foram assistidos pelo YouTube, e pouco tempo eu tive, na última semana, para escrever a um texto, mas acho que eu vou, de forma resumida, conseguir abranger esses 10 últimos capítulos. Neles, nós tivemos uma constante ameaça de que a história poderia estar se resolvendo, sem que de fato ela avançasse tanto assim. Nós tivemos, por exemplo, momentos quase importantes com Marta Lobo, e um trecho de Isabela de volta à mansão, de volta ao porão, mas nada disso foi realmente importante, porque não colaborou para que nada fosse resolvido. Foi mais diversão mesmo, e alguns temas sérios, como a pseudo-anorexia de Priscila e o possível término de Rebeca e Otávio que deve durar.
Mas eu o entendo, nesse caso.
A Priscila continua a sua história de sentir-se exageradamente gorda, e no começo da semana passada nós tivemos alguns momentos bem tristes para ela, porque mesmo com tudo de errado que ela faz, eu fiquei muito sentido por vê-la, por exemplo, passando vontade de tanta coisa na festa do André. Ah, por sinal a festa surpresa do André foi fofa, com direito a Julia tirando o irmão de perto dele com um “Larga ele, Joaquim! André, vem ver o que eu trouxe pra você” e o primeiro pedaço do bolo que ele deu para a Lola, escapando de qualquer constrangimento. Quem sofreu mesmo foi a Priscila, se recusando a comer tudo, passando vontade dos salgadinhos e dos docinhos, com um pedaço de bolo na mão, seu favorito, que no fim das contas acabou nem comendo! Foi aí que ela começou a desmaiar… e Safira estava trilhando um caminho rumo a ser uma mãe melhor, até ficou desesperada ao ver a filha desmaiada, mas não posso dizer que foi realmente algo muito grandioso ou muito útil, logo logo passou.
Mas até o Geraldo quis ser pai, preocupado quando a Pri desmaiou na gravadora!
Eu achei fofo ele levá-la no colo para a casa dos avós, para que eles cuidassem dela.
Também a cena em que Fortunato o confronta, depois de saber a verdade. ÓTIMA!
Priscila está sendo forçada para cima de Joaquim agora, a todo custo. E foi justamente quando o Joaquim estava naquela coisa (lerda) de “conto ou não conto para a Manu que eu gosto dela”. Foi bem bonitinho ele invadir o quarto dela para levar “um pouquinho da festa do André” para ela, já que ela não pôde comparecer, mas daí a Regina pegou ele no quarto, e então é claro que ela tinha que resolver isso de alguma maneira… e separar os dois a qualquer custo, porque tê-los juntos era muito perigoso. [Destaque para o Felipe perguntando “E por acaso vocês tão de trelelê?”, que eu achei muito fofo!] Assim, quando a Regina vê a Priscila chorando no banheiro (achando que está muito gorda e por isso o Joaquim não presta atenção nela), ela tem a idéia fantástica: vender a idéia de que Joaquim e Priscila são um casal, com música para eles e tudo. Agora vamos a algumas considerações: a) pareceu aleatório demais o Geraldo ter um ciúme de pai, do nada; e b) eu concordo que se ela e a “Isa” são as vocalistas, ambas precisam ter músicas, inclusive com o Joaquim.
Mas não devia ser “Pra Ver se Cola”, não combinou com a Pri e Joaquim!
Por que não uma música nova? Eu ia gostar!
Falando sobre Regina, ela fez algumas visitinhas ao Vilarejo, em uma tentativa de calar a boca das gêmeas, já que toda a situação está prestes a sair de controle. Deixou no bolso de Téo um bilhetinho para a Isabela, dizendo “Não adianta se esconder, Isabela”, e depois deixou na casa outra carta de ameaça e uma boneca de vudu que deixou a Rebeca horrorizada e a Isa um pouquinho apavorada. “Você não acha que vai acontecer alguma coisa, né?” E então quando a Regina vê a Marina, ela precisa se convencer de que ela realmente perdeu a memória. E a Marina é um MÁXIMO interpretando a descontrolada. Ela com os capangas burros foi hilária, dizendo que gostou deles, oferecendo milk-shake, mas depois conversando com objetos inanimados e um monte de coisa… “Ah, sorvetes! Vocês estão tão bonitos hoje!” Foi uma verdadeira fofura o Ofélio chegar para salvá-la, pena que ela ainda não lhe contou a verdade. E o plano de Regina nessas semanas é falsificar um documento para que a “Marina” abra mão de administrar o dinheiro de Isabela com o Raul, para que ela possa assumir o seu lugar.
Foi um máximo o Raul dizendo que ela não precisa se preocupar, ele faz isso sozinho!
Toma.
Voltando ao Vilarejo, eu acho uma pena que o Pedro não consiga ser convincente ao falar para a Helena sobre o Fausto, mas tudo volta à maneira como ele fala as coisas. Eu fiquei nervoso com os dois trocando ameaças, mas eu achei interessante o Pedro estar todo preocupado com a segurança dela. Afinal, tudo começou quando ele defendeu a Flora do grosso do Omar na paleteria, com o “Fique sabendo que eu vou ter uma conversa séria com o seu pai, seu ridículo”. Depois, ao ver o Fausto no Vilarejo, a Flora se escondeu na clínica com o Pedro, e então ela contou sobre o ex-namorado que a roubava e era um estúpido, e que agora está ali com a Helena. O único problema é que o Pedro é um bronco e não sabe como chegar calmamente e alertá-la. Dependendo de como ele falasse pudesse ser que a Helena o escutasse. Talvez. Mas o Fausto já está roubando da Helena, já pegou o cartão de crédito para comprar relógio, espero que ela se dê conta disso porque viu o relógio novo, e desconfie de contas que não são suas no cartão. Quer dizer, não é muito difícil, é? E ainda mais que, expulsando o Pedro e brigando com ele ou não, ela ouviu o que ele disse, serve como um alerta.
Certo?
Triste vê-la achando que é erro e ficando brava com o banco. Oi?!
Omar e Sabrina estavam impossíveis! Aquele lance das baratas foi baixíssimo, mas trocar o chocolate por terra foi ridículo. Absurdo. E eu fiquei com muita raiva da Sabrina por ir na onda do Omar daquela maneira, e pior ainda por ela ter o defendido na reunião convocada pela Dona Fiorina (fazia tempo, huh!). Depois começou todo um exagero sobre como ela estava apaixonada por ele e tudo o mais, um monte de coisa sem-noção que eu não vi graça nem necessidade nenhuma. Sério. E eu ainda tenho uma dúvida: quando a Manuela foi seqüestrada e ela quis entrar na banda para substituí-la ela não cantava nada, como assim agora, pra fazer aquela serenata ridícula pro Omar, ela simplesmente canta tão bem? Cadê a coerência? Mas talvez isso seja resultado de uma novela alongada demais, eles nem lembram mais se foi HÁ TANTOS CAPÍTULOS. Mas me incomodou, devo dizer que me incomodou. Detestei a música, e adorei a voz da Sabrina, mas o fato de ela simplesmente cantar bem, de uma hora pra outra, é algo que me incomoda.
Sobre a briga de Otávio e Rebeca…
É um casal complicado, convenhamos. Mas eu não acho a raiva dele tão diferente de todas as vezes que a Rebeca brigou com ele e não acreditou nele e tudo o mais… e embora eu saiba que o negócio com o Pedro não foi nada, e que eles se amam e precisam ficar juntos, eu me coloco no lugar do Otávio e sei que eu teria a mesma dificuldade para entender. Para aceitar. É legal que o Fred esteja sendo um amigo tão bom durante esse processo, indo com a Lurdinha para o restaurante em que a Safira levou o Otávio, por exemplo, para proteger a amiga spring flower, mas isso é algo que eles vão precisar resolver entre eles. E eu sei que não é simples. Até porque aquela alucinação do Otávio, imaginando como tudo aconteceu, 10 vezes pior do que como foi na verdade, é algo que é muito humano. Nós acabamos fazendo isso mesmo. E quando, depois de tudo, ele simplesmente viu a Rebeca almoçando com o Pedro na cidade? É um pouquinho demais, não é? O que que ele ia entender daquilo tudo se não fosse o que ele entendeu? O cara está confuso, machucado e magoado. O que me entristece é que enquanto eles não se resolvem, todo o caso das gêmeas e do nascimento também não se resolve.
Mesmo que o padre esteja tentando fazer alguma coisa. Porque ele não pode contar o que ele ouviu da Marta Lobo na confissão, mas ele tenta convencê-la de fazer o que é certo, que é contar a verdade para a família da Manuela. E ela até tenta fazer alguma coisa quando ela vai até a casa da Rebeca e senta para lanchar com ela e a Dona Nina e conversar. Ela poderia ter tomado coragem para contar alguma coisa. Mas a Isabela não sabe como ser sutil, como incentivar, e digamos que ela destruiu tudo. Porque quando ela chegou e ficou encarando a Marta, a tensão nasceu e se intensificou em segundos. E então a garota pressionou demais, ela não soube incentivá-la de maneira a fazê-la contar alguma coisa útil. Ela apertou forte demais que, em vez de contar alguma coisa, a Marta resolveu que era muito mais fácil fugir. E fugiu. “Só isso? Quero detalhes!” Agora vai saber quando é que ela vai ter coragem de retornar ali e contar a verdade. Talvez esse retorno do Raul para o Brasil seja uma ajuda para que essas coisas comecem a se encaminhar, porque ele pode começar a questionar algumas coisas.
Assim espero.
Sobre Augusto e Flávia? Rolou beijo muito legal, mas daí já rolou drama demais de uma hora pra outra, sonhos dele de como o pessoal da igreja reagiria e então tudo desandou muito rapidamente. E ainda apareceu uma irmã nova na igreja na qual eu não confio, de jeito nenhum! Melhor o Pastor Augusto se afastar dela que ela não me passa segurança. É meio assustadora, para ser bem claro. Não parece que presta. E a maneira como ela falou dos sem-teto… ridícula! Ainda no vilarejo, a Safira está com um plano (com a ajuda de Berta) que vai ferrar completamente a Sonhos e Retalhos. Estou com medo – e se estamos falando na Sonhos e Retalhos, eu NÃO GOSTO de quando a Clara está assim. Ela foi assim por um tempo, depois por uns 50 capítulos eles se esqueceram dessa trama, mas aí está ela novamente. Toda grossa e estúpida com o marido no trabalho, de uma forma que ela não precisa ser, exagerada. Sinceramente, eu não consigo agüentar a maneira como a Clara fala com o Luís não. E a verdade é, infelizmente, essa: ou ele encontra um novo emprego de uma vez, ou então o casamento deles não pode sobreviver por muito tempo.
Eu estou irritado por ele!
Infelizmente, todo o negócio da Marta Lobo e as informações que ela tem não devem ajudar na resolução de nada tão cedo. Afinal, depois que o plano da Regina deu errado e a Isa saiu da mansão e voltou pro Vilarejo, ela decidiu que o melhor a fazer era ir até a Marta Lobo e pedir que ela nunca contasse a verdade para a sua família, com medo de que, assim, ela perdesse a sua herança. Isso vai atrasar a novela significativamente e eu não sei se isso me deixa feliz. Eu estou preparado para ver as coisas começarem a se resolver de uma vez, quero ver a Rebeca descobrindo a verdade, quero ver as duas irmãs mais juntas, quero ver os amigos reunidos, quero ver a banda crescendo muito, quero ver a Manuela parando de sofrer nas mãos da Regina. Tudo isso. E tudo isso só é possível quando a verdade vier à tona. Mas falando rapidamente sobre a Isabela, acho que foi toda uma sequência de burrice aguda ela entrar no chiqueiro para “falar com o Omar”. Ela sempre foi bem mais inteligente que isso, até aqui, não foi?
E a foto… Raul vai conseguir mostrar pro Otávio?

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.


Comentários

Postar um comentário