Person of Interest 4x15 – Q&A


“Root, Claire, Samaritan… mind catching me up, Finch?”
Jefferson, você precisa se lembrar disso: Person of Interest NÃO coloca nada na série por acaso, não mais pelo menos. Antigamente tínhamos uma série de casos semanais que ameaçavam ser o estilo da série para sempre, até que uma revolução aconteceu e o roteiro se tornou o mais complexo e invejado da atualidade, e agora temos uma série estupenda para acompanhar semanalmente, com muita coisa maravilhosa e incrivelmente bem escrita. Então enquanto eu estava sem me importar muito com a história de Anna Mueller porque tinha coisa, aparentemente, muito mais interessante acontecendo, a série brinca comigo como sempre faz! Tivemos um ótimo desenvolvimento, a lembrança do melhor episódio da temporada, e o retorno de Root, mesmo que muito breve [breve demais] que já valeu por todo o episódio!
Quando Harold Finch está andando pelas ruas de Nova York e encontra um daqueles pôsteres de cachorro perdido/encontrado, eu fiquei muito contente por me lembrar daquele que foi meu episódio favorito… toda aquela caçada, aquele recrutamento da Samaritan. Ah, gente, saudades! Então temos a mensagem escondida no pôster, o YOU WERE RIGHT, e Claire é trazida de volta à série, falando sobre os horrores aos quais foi submetida depois de ser recrutada pela Samaritan, e como Finch estava certo ao tentar alertá-la sobre essa vida. E ela parece realmente desesperada, implorando por sua ajuda! Contando sobre como fugiu no momento em que percebeu que uma de suas missões levou diretamente à morte de um homem inocente… e Finch parece a pessoa ideal que pode ajudá-la e que pode salvá-la disso tudo.
Mas quem foge da Samaritan?
No entanto, confesso que eu não teria desconfiado dela se Finch não tivesse sugerido isso. No começo, eu estava realmente acreditando, além de estar muito feliz por tê-la de volta na série. E então tudo fica muito claro: é muito conveniente que ela tenha “roubado” um código-fonte com o rótulo de Samaritan, e ela foi uma excelente atriz por conseguir convencer Harold novamente depois que ele já tinha matado toda a charada. Embora não tenha, nem de longe, nos convencido também. Por um segundo nos permitimos um questionamento, mas isso passou depressa enquanto sabíamos que não podíamos confiar nela. E com raiva do Finch por fazer isso. O momento em que ela o chama de “Harold”, comenta sobre os recursos e aponta uma arma para sua cabeça, ameaçando levá-lo até a Samaritan…
Achei que teríamos um final angustiante!
O que acaba acontecendo é que a Claire é uma boba, e não gostamos mais dela como podíamos gostar depois daquele episódio, e caso ela realmente estivesse pedindo ajuda. Ou como poderíamos gostar se ela simplesmente fosse uma agente qualquer do Samaritan. Mas não, ela precisa levar o Harold para uma nova escola na proposta do Samaritan, falar sobre o fim do problema da falta de água e comida, e realmente acreditar no discurso de “construir um mundo melhor”. Sério? Impossível conseguir engolir essa menina quando ela é tão inocente a ponto de acreditar em qualquer uma dessas coisas… ainda bem que temos Root como uma salvadora incrível, e é fascinante tê-la de volta, mesmo que seja por um tempinho tão curto. Quero mais de Root, porque ela realmente faz falta em Person of Interest, que não existe mais sem ela.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários