Helix 2x03e04 – Scion / Densho


Retorno de personagens, morte de personagens. Episódios para SURTAR.
Estou começando a me lembrar como eu não posso ficar fazendo projeções da maneira como eu quiser em Helix – com um roteiro excelente repleto dos melhores mistérios possíveis, a série não conhece muito o termo “medo”, então eles podem fazer basicamente o que eles quiserem. Então qualquer um dos personagens pode morrer a qualquer momento, e isso me preocupa, com esse final de Densho. Mas fora isso, tivemos as coisas se ligando lentamente, enquanto uma e outra peça se encaixava, e pudemos ficar chocados com o retorno do Brasil à série. Não pelo simples retorno de Sérgio, mas pela maneira como isso aconteceu. Foi um daqueles momentos chocantes e maravilhosos para se aplaudir em pé e depois ficar de joelhos e implorar para que eles não mudem de cena e continuem nos mostrando/explicando aquilo ali.
Para Scion, tivemos o retorno de Hatake, de maneira um tanto quanto assustadora. Ele retorna lá no dia 10953, morando na Ilha e encontrando Julia. E ele está completamente pirado, com cenas assustadoras com Daniel e Jaye, e um final macabro que quase me fez ecoar o grito de Julia. “Say hello to your mother and brother”. Tenso. Mas eu começo a formular teorias que podem ser grandes viagens, mas que ainda assim é interessante de pensar: pela conversa de Julia e Hatake sobre o vírus, a Ilha e a imortalidade, eu meio que comecei a me questionar se o TXM-7 não foi especialmente projetado para acabar com os Imortais. Trinta anos no futuro, oficialmente a ILaria não existe mais, os imortais se dispersaram, e o vírus continua matando-os. Pode ter sido tudo planejado. Embora a ILaria esteja em todos os lugares, e pode estar por trás do TXM-7. O episódio mesmo sugere isso.
E então não há sentido para ser algo contra eles.
De qualquer modo, ficamos com algumas questões. Por um momento eu desconfiei do Kyle, com toda aquela história de “perder” as amostras, mas acho que seria muito cópia da história de Sérgio Balleseros na primeira temporada. Acho que foi mais uma desculpa do roteiro para colocá-lo determinado a descobrir mais coisas, e ter tempo o suficiente para iniciar uma investigação com as crianças – ao mesmo tempo em que Julia e Peter tinham tempo sozinho para falar sobre Alan, para confirmar que foi ele quem explodiu o prédio em Paris (a princípio), e para verem um Vector de TXM-7 na Floresta, algo que Michael esconde de toda a sociedade. Quanto às crianças, tivemos assombrosas cenas, na qual descobrimos, por Lizzy, que Soren estava se sentindo culpado por quebrar uma regra, e são todos “hipnotizados” por Landry, e atacam Kyle Sommer brutalmente…
Adoro, como sempre, as músicas mais alegres nos momentos mais tensos.
Tentamos descobrir mais sobre o TXM-7, mas parece que não estamos realmente avançando depressa. E a maneira de contaminação… tivemos toda uma ligação com as abelhas, também tivemos a ingestão de doces que justifica como Soren ficou doente e o que ele quis dizer ao contar a Lizzy que tinha “quebrado uma regra”. Kyle prossegue nas suas investigações, finalmente conseguindo algumas coisas, enquanto se torna cada vez mais perigoso mexer com as autoridades como Michael, da maneira como ele vem fazendo. O acusando de lavagem cerebral nas crianças, por exemplo. Lidar com esses adultos é a parte mais complicada, como tentar convencer a mãe de Soren a ficar preocupada com o seu sumiço (desde a morte no segundo episódio!), finalmente tendo alguma prova quando o seu ursinho é deixado para trás.
Mas, em Densho, o mais surpreendente foi a maneira como Peter entra na história. Depois de passar a primeira temporada como Vector ou recém-curado, agora ele toma as rédeas da série, e troca mensagens muito suspeitas no início do episódio que lhe pedem que investigue Alan, o que ele está fazendo e suas intenções. Alan está completamente contra a ILaria, contra os imortais (poderia ele ter algo a ver com o TXM-7?), enquanto… PETER ESTÁ TRABALHANDO PARA ELES. Aquele telefonema me deixou sem ar, completamente chocado, mas completamente satisfeito. ADORO o roteiro dessa série, as surpresas, e como eu realmente não esperava. Quando Peter liga falando que Alan suspeita de algo, do outro lado da linha está ninguém mais ninguém menos que Balleseros, possivelmente imortal, um dos líderes da ILaria, para quem Peter trabalha. “Don’t worry. We can deal with Alan. Now, here’s what you need to do…” Status: ainda tentando processar isso tudo.
E quanto a Hatake? Julia? Sarah?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários