Helix 2x05 – Oubliette


Chegou a hora de conhecer os personagens e suas intenções.
Eu me lembro que Helix, na primeira temporada, começou bem confuso. Lembro-me de adorar desde o começo, mas de no primeiro e segundo episódio acabar com a impressão de que eu nem sabia o que estava acontecendo – depois as coisas começaram a se encaixar, eu comecei a conhecer as pessoas… enfim, parece que chegamos a essa fase da segunda temporada. No geral, foi um episódio mais calmo e mais simples, sem as grandes reviravoltas e surpresas que nos deixam sem ar e nos fazem pausar o episódio para pensar e absorver as informações. Não precisei fazer isso, mas pausei para rir. As coisas aconteceram com fluidez, com pequenos detalhes se encaixando, e revelações bombásticas guardadas para o início e para o fim do episódio. Foi algo realmente muito bem escrito, um episódio excelente de Helix.
Nunca temos flashbacks em Helix, então me surpreendi quando o episódio começa em Washington D.C., 3 meses atrás, mas logo entendemos a razão: para conhecermos o fato de que Kyle Sommer trabalha para a ILaria. Também. Embora eu tenha dito, em reviews passadas, que desconfiava dele, eu não esperava que ele fosse da ILaria, mas estou contente! Continuo adorando o personagem, mesmo colhendo informações de Alan – e estou tenso com a maneira como ele conseguiu prendê-lo no final. E agora? Falando em Alan, Peter foi um imbecil contando a Michael sobre ele, mas as cenas dos dois presos foi bacana. Em algum momento a briga foi longe demais, mas eu adorei que Alan tenha deixado Peter lá no calabouço, humilhado, provando a sua inteligência por ter se dado conta da verdade: “How long have you been working for ILaria?”
A Dharma tá pegando fogo!
Day 10955 nos mostrou Julia logo após ter matado o próprio pai – ou pelo menos é isso que acreditamos que tenha acontecido. Salva por Caleb, novamente, as desconfianças de que esse seja o filho de Sarah crescem, mas eu ainda não consigo, realmente, ver como isso pode ser possível, se o feto não está se desenvolvendo. Finalmente Julia fez uma breve e convincente explicação sobre sua vulnerabilidade ao TXM-7: “Eu sou imortal, não indestrutível”. Também sabemos um pouquinho mais de Caleb, a princípio: que ele é um homem cujo pai morreu no surto de NARVIK, aproximadamente 30 anos atrás, e por isso a mãe o levou para aquela ilha, na esperança de isolá-lo e salvá-lo. Não que aquela ilha seja realmente um símbolo de segurança para onde eu levaria um filho meu para protegê-lo, mas tudo bem…
O pânico se espalhou pela ilha – e Michael deu sinais de imortalidade com comentários ao longo do episódio. E muitas coisas foram acontecendo paralelamente, como Kyle sendo atacado no pomar em uma cena completamente angustiante que nos fez rir, com aquela música animada de discoteca como fundo! ADORO a trilha sonora irônica de Helix. E Sarah se recuperando muito depressa no hospital, ainda grávida, deixando Agnes desconfiada a respeito de sua condição e sua verdadeira natureza: adorei (embora estivesse angustiado) o momento em que ela seda Sarah e tira sua lente de contato. “The CDC doctor is a Silver Eye”. E, para uma finalização perfeita e surpreendente do episódio, temos a confirmação oficial de que o próprio Michael é um imortal! “That’s impossible. She wasn’t there”. Foi um final excelente, agora só precisamos ligar todos os pontos…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários