Música da Semana – For Good


Who can say if I've been changed for the better?
Tantas músicas em Wicked são marcantes, e algumas tem uma coreografia tão elaborada, que toda e cada uma delas merecia estar aqui hoje. Mas nenhuma outra fala tão diretamente com nossas emoções. Essa é uma letra profunda, maravilhosa, de uma perfeita amizade e um amor incondicional que sobreviveu ao longo dos anos e todos os problemas possíveis. É a bonita declaração de amor de Elphaba e Glinda, de como uma mudou a vida da outra, e por isso nenhuma delas jamais serão as mesmas. Depois daquele começo se odiando, aquela amizade que surgiu tão inesperadamente, e da maneira como o destino e seus interesses pessoais as separaram no meio do caminho, esse é o último reencontro das duas bruxas, depois de tantos anos. Depois da última briga no túmulo de Nessa, depois das última cobranças pelo amor de Fiyero... as duas se dão conta de como, independentemente de qualquer coisa, elas se amam.
Eu adoro a letra dessa música. Eu ouvi dizer / Que as pessoas entram nas nossas vidas por um motivo / Trazendo algo que devemos aprender / E nós somos guiados / Àqueles que mais nos ajudarão a crescer / Se nós assim os deixarmos / E se os ajudarmos em troca. E sendo isso verdade ou não, eu sei que eu sou a pessoa que eu sou hoje porque eu conheci você. A parte de Glinda compara a amizade das duas a um cometa ou a um riacho: “Like a comet pulled from orbit / As it passes a sun / Like a stream that meets a boulder / Halfway through the wood”, enquanto a parte de Elphaba compara a amizade das duas a um navio desviado de seu curso, ou uma semente largada por um pássaro: “Like a ship blown from its mooring / By a wind off the sea / Like a seed dropped by a skybird / In a distant wood”. Agora experimente essas partes cantadas juntas na finalização da música?
E você vai entender as lágrimas de quem estava assistindo!
Também temos outras passagens maravilhosas da música, como “So much of me / Is made of what I learned from you”, e aquelas palavras que mais ficam na sua cabeça quando a música acaba, quando você está aplaudindo loucamente Elphaba e Glinda abraçadas depois desse momento tão lindo das duas juntas: “Quem pode dizer se eu mudei para melhor? Mas porque eu te conheci, eu mudei para sempre!” Melhor música sobre amizade que eu já ouvi. Linda, perfeita.

But because I knew you. I have been changed for good.


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários