Último Capítulo de “A Madrasta” (21 de outubro de 2022)

“¿Es cierto que usted es nuestra madre?”

“A Madrasta” é a quinta produção do projeto “Fábrica de Sonhos”, que trouxera, anteriormente, novas versões de “A Usurpadora”, “Cuna de Lobos”, “Rubí” e “Os Ricos Também Choram” – e não é a minha novela favorita dentre as cinco. Com 50 capítulos, exibidos entre 15 de agosto e 21 de outubro de 2022, a nova versão de “A Madrasta” NÃO é uma novela ruim, mas o problema é que ela também não é boa… falta algo para ela empolgar de verdade e se tornar memorável, e sinto que é uma novela que passa despercebida. Falta carisma a muitos personagens, alguns atores principais não acertaram o tom de seus personagens, e a novela consegue o feito de parecer arrastada mesmo em tão poucos capítulos… “A Madrasta” teria ficado bem melhor no modelo anterior de 25 capítulos.

Ainda assim, não é uma novela que tenha “me estressado”, por assim dizer. Muitas vezes vejo novela que de fato me irritam, e eu não consigo suportar os personagens e/ou o plot em algum momento – foi o que infelizmente aconteceu com “Todas as Flores” esse ano, por exemplo, e isso não acontece com “A Madrasta”. Acho que eu era indiferente demais à novela até para sentir raiva, sabe? Novamente, no entanto, ressalto: a novela não é ruim, só não é boa. E alguns personagens se salvam. Amo o Rafa e a Jimena, por exemplo, sendo dois dos meus personagens favoritos; amo a Lucía, o que é uma surpresa para mim, porque eu achei que a detestaria quando a novela começou, e a sua história com o Pablo; também gosto muito da Condessa e da Violeta, por exemplo.

O último capítulo começa com algo pelo qual esperamos a novela toda: Lucía e Hugo descobrindo que Marisa é Márcia e, consequentemente, a mãe deles. Naturalmente, como mentiram para eles sobre isso a vida toda e como foi Lucrecia quem contou a verdade à sua maneira, os dois estão furiosos… ambos dizem a Márcia que nunca vão aceitá-la como mãe e a acusam de ser uma criminosa, a assassina de Nicolás, e aquilo destrói Márcia, que sempre quis apenas o amor dos seus filhos. Márcia diz que pagou 20 anos por um crime que não cometeu, Esteban fica ao seu lado e diz que ela não é uma criminosa, mas Hugo e Lucía não acreditam em nada e anunciam que não vão “seguir vivendo sob o mesmo teto de uma assassina”, e vão embora.

Curiosamente, no entanto, eles vão pedir ajuda a Omar – justamente o Omar, que não só já sabe de tudo quando eles contam para ele o que descobriram, como acredita na inocência de Márcia… ele conta a Hugo e Lucía sobre como armaram para incriminar Márcia, fala sobre a mensagem que foi enviada do celular do seu pai por Santino, e conta que a ideia do quadro foi de Lucrecia e não de Esteban, mas tudo ainda é muito novo para Hugo e Lucía, e eles não querem ouvir nada daquilo… e decidem ir embora dali também, e acabam na casa de Pablo. Enquanto isso, Márcia continua com o seu plano de atrair o verdadeiro assassino de Nicolás com “o filho de Antônio Gil”, sabendo que essa é, na verdade, a única maneira de convencer Hugo e Lucía de que é inocente.

E tudo é bem dramático… afinal de contas, é o último capítulo, não?! O “verdadeiro assassino de Nicolás” aparece na igreja e causa uma confusão, e antes de sair correndo, perseguido pela polícia, atira em Esteban – não acho suficientemente dramático porque a) acho a atuação do Andrés Palacios fraca; e b) eu sabia que ele não ia morrer. De todo modo, a cena está ali para que Esteban diga a Márcia que a ama e nunca deixou de amar (?), e enquanto ela chora e pede que ele “não a deixe”, Hugo, Lucía e Pablo, que estavam por perto e escutam o disparo, aparecem, e Esteban pede que eles acreditem nela, e pede perdão, dizendo que errou ao mentir para eles sobre a mãe… com tudo isso, eles entendem que Esteban estava disposto a dar a vida por Márcia.

E o perdão começa.

O homem que apareceu na igreja e atirou em Esteban não era, ainda, o verdadeiro assassino de Nicolás, mas apenas alguém enviado por ele, e que acaba sendo morto também… e, então, “A Madrasta” começa a dar respostas. Donato é cercado pela polícia e acaba sendo todo queimado em um incêndio, enquanto Bruno procura Esteban no hospital para contar tudo o que sabe: ele e Donato são os responsáveis pela morte de Nicolás, no fim das contas. Foram eles que mataram Nicolás, eles que trouxeram Antônio Gil para incriminar Márcia, eles que estavam por trás do sequestro, além de terem roubado a empresa por anos e terem aquele “negócio à parte” sobre o qual Esteban nunca soube. Acho meio fraco o roteiro dizer que “Bruno confessou porque a culpa o estava corroendo”.

Mas talvez fosse medo ao saber que Donato tinha sido pego de todo modo…

Não tinha como ele fugir, e ele quis ele mesmo contar.

Assim, mais dois vilões de “A Madrasta” ganham sua sentença, com Bruno e Donato indo para a prisão, como a Florencia. Emília, por sua vez, morre no parto. Lucrecia, por fim, TAMBÉM VAI PRESA! Afinal de contas, Inês descobriu o remédio que ela estava dando para Márcia e o mandou para investigação, e quando fica provado que Lucrecia estava envenenando Márcia, ela vai presa… a cena da Lucrecia cantarolando, toda feliz, sendo surpreendida pela polícia que a leva embora algemada é muito satisfatória. E, depois de ter perdido tudo, Lucrecia tenta se matar na prisão, mas essa seria uma saída muito fácil para ela e ela tem que sofrer uns anos apodrecendo ali… por isso, Florencia a encontra antes de ela conseguir se matar, o que é bastante irônico, no fim.

Com tudo resolvido, Hugo e Lucía percebem que não existe motivo para desprezar Márcia… e, ainda no hospital, Lucía se volta a Márcia para dizer que ela é uma mulher maravilhosa, e Hugo pede desculpas por ter querido tirá-la de casa; Lucía também pede desculpas por a ter tratado mal, e diz que vai recompensá-la com muito carinho, e que está feliz que elas estejam juntas. Quando Lucía e Hugo chamam Márcia de “mamá” pela primeira vez, sentimos a felicidade tomando conta de Márcia… isso e aquele abraço eram tudo o que ela sempre quis. Foi uma cena bonita (quem diria, lá no início da novela, que eu fosse gostar de Lucía e Hugo?), e eles substituem o quadro daquela desconhecida na sala de casa por, finalmente, um quadro da verdadeira mãe.

A novela termina com a renovação dos votos de casamento de Márcia e Esteban, o que é a desculpa perfeita para juntar todo o elenco e nos mostrar um pouquinho de como os personagens estão… vemos casais como Hugo e Alba, Omar e Célia e Lucía e Pablo felizes, e embora eu nunca tenha chegado a torcer por Márcia e Esteban, eu já estava conformado desde o início da novela com o fato de que eles terminariam juntos, deixando para lá todo o sofrimento que Esteban deliberadamente causou a Márcia durante todos esses anos. É um final simples e satisfatório para a narrativa que “A Madrasta” construiu durante esses 50 capítulos, nada diferente do que esperávamos, e a novela se despede sem deixar marcas – nem no bom nem no mau sentido.

 

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