Sex Education 4x05

“I think she’s won and you’ve been canceled”

Com um pequeno aceno a tramas paralelas – Jackson contando para as mães que vai procurar o doador de esperma que é seu pai biológico; Beau reagindo muito mal e demonstrando um ciúme irracional da amizade de Vivienne e Jackson; Adam tentando seguir sua vida fora da escola; Eric pensando em ajudar a igreja; Aimee e Isaac descobrindo que estão apaixonados um pelo outro e tentando decidir o que fazer –, o quinto episódio da temporada final de “Sex Education” é protagonizado pela relação de Maeve e Otis, que perpassa diferentes histórias e momentos, da dificuldade de Maeve em chorar pela morte da mãe, algo que parece que ela precisa fazer para viver o luto devidamente, até o momento caótico em que eles são pegos em uma piscina.

Maeve está, infelizmente, um desastre. O irmão não é de nenhum tipo de ajuda, e Maeve precisa cuidar de tudo sozinha e tenta convencer a si mesma de que é forte, o que está fazendo com que ela reprima sentimentos que eventualmente vão explodir e vão lhe fazer ainda mais mal. Otis e Aimee tentam ser bons amigos, tendo passado os últimos três dias na casa de Maeve para lhe fazer companhia, mas eventualmente eles precisam voltar para a escola… e Maeve precisa decidir algumas coisas a respeito do funeral da mãe. Tudo é exaustivo para ela, Sean dificulta ainda mais as coisas (e Maeve descobre que ele voltou a usar drogas), e ela fica tentando encontrar maneiras de “não pensar” no que a está afligindo de verdade – marcando um encontro com Otis, por exemplo.

O retorno de Otis à escola coincide com o temido dia do debate – e, sinceramente, eu preciso ver a O sendo derrotada e desmascarada, porque é insuportável aturá-la. Ao descobrir tudo o que aconteceu e o porquê do “sumiço” de Otis, Ruby volta à sua campanha e consegue desenterrar alguns podres de O, que são a arma secreta de Otis no debate, que O tenta monopolizar a todo custo, trazendo um trecho do livro do pai de Otis, de forma bem baixa e tendenciosa… por alguns rápidos segundos, curtimos uma pequena vitória de Otis quando ele vira o jogo e denuncia O deixando pessoas no vácuo e ferindo seus sentimentos, mas o gaguejo de O dura poucos segundos, até que ela manipula todos a seu favor se dizendo assexual, e eu tenho certeza que é mentira.

É baixo ela usar essa carta para escapar do seu próprio cancelamento…

E, então, ela consegue sair na graça das pessoas e cancelar o Otis.

Jean, por sua vez, está oficialmente lidando com uma depressão pós-parto, e ela tem algumas das cenas mais fortes desse episódio. É uma trama que vem se desenvolvendo nessa temporada de “Sex Education”, mas eu gostei de como ela ganhou destaque nesse episódio – e de como Jean finalmente resolve procurar ajuda depois de o Otis explodir com ela dizendo que ela não tem agido como sua mãe nos últimos tempos, que o trata como um adulto quando “ele ainda precisa de uma mãe”. É forte, pesado, talvez cruel da parte de Otis… mas é, também, sincero e verdadeiro. E é o empurrãozinho do qual Jean precisava para deixar de negar o seu problema, e para deixar de acreditar que “ela pode sair disso sem remédios”. Ela definitivamente precisa de ajuda.

Por fim, o encontro de Otis e Maeve… que não poderia ter dado mais errado. Maeve está tentando fugir dos próprios sentimentos e pensamentos, e Joanna se intrometendo no meio do encontro acaba sendo um escape para Maeve, que bebe bastante enquanto no cinema, até que ela, Joanna e Otis sejam expulsos da sala. Depois, Maeve recusa o jantar no restaurante no qual Otis tinha reservado uma mesa para eles e eles acabam em uma piscina pública vazia (e proibida), onde Maeve quer transar com Otis… novamente, não por realmente querer isso, mas porque ela está desesperadamente tentando fugir da dor que ainda não conseguiu externar. E tudo parece vir à tona de maneira caótica quando Otis conta que “passou a noite com Ruby” e eles são descobertos pelos seguranças…

Complicado. Complicadíssimo.

 

Para mais postagens de Sex Education, clique aqui.

 

Comentários