American Horror Story: Delicate 12x03 – When the Bough Breaks

Grávida.

Acredito que “Delicate” é uma daquelas temporadas de “American Horror Story” para DIVIDIR OPINIÕES. E eu vou dizer algo que eu venho dizendo desde o começo: eu estou gostando. Não acho, ainda, que seja uma grande temporada como a época de ouro de “AHS”, e se não tiver um final satisfatório, ela vai acabar esquecida, a julgar por esses primeiros episódios, mas eu estou gostando da construção até aqui… minha opinião, eventualmente, dependerá de como isso se desenrolará. Por enquanto, “Delicate” aposta menos no horror escancarado e ocasionalmente exagerado da série, o que pode ser um problema para alguns fãs (não para mim), e se dedica ao suspense conforme constrói uma atmosfera interessante em que não sabemos o que é real e o que não é…

Tampouco em quem acreditar.

Anna Alcott tem uma série de pessoas suspeitas ao seu redor… digamos que é impossível acreditar em qualquer pessoa. Curiosamente, “When the Bough Breaks” me deixou pensando que talvez a pessoa de quem Anna mais tem medo, que é a mulher que “a está seguindo”, seja a única que está de fato tentando alertá-la e/ou protegê-la. De todo modo, Anna continua tendo experiências sinistras e, principalmente, desorientações causadas por pedaços de tempo que ela simplesmente não parece ter vivido… ou dos quais não se lembra. Toda vez que ela “pula” de uma situação a outra (a chegada de Siobhan traz uma das melhores sequências do episódio), experimentamos, junto de Anna, uma situação estranha de confusão e de desconforto… e isso levanta perguntas.

Mas também não se pode dizer que “American Horror Story: Delicate” não está entregando sequências que são típicas de “AHS”, e que têm um tonzinho de mistério e de macabro que é uma delícia de se acompanhar! Primeiro, temos aquela sequência na qual ela sai caminhando sozinha pela floresta, encontra algo sinistro e retorna para casa depois de horas, embora para ela tenha parecido apenas alguns minutos. Depois, é claro, toda a sequência do porão, aonde ela vai para esconder uma boneca que encontrou na praia (!), com pregos na barriga, e descobre uma passagem secreta que a leva até algum lugar onde, aparentemente, um novo bebê (ou uma nova criatura?) é colocado dentro de sua barriga… pode ter sido uma alucinação; mas provavelmente não é.

Essa brincadeira do real/não-real é algo de que eu gosto bastante na ficção, talvez por isso “Delicate” esteja me agradando até aqui. Também achei bacana o visual misterioso daquelas duas figuras que apareceram para Anna pela primeira vez nesse episódio, e que são as responsáveis pelo que quer que Anna esteja gerando… afinal de contas, ela está sentindo o bebê chutar depois da sua “experiência” no porão, ainda que ela tenha sofrido um aborto e o médico lhe garanta que não existe nenhuma chance de ela estar grávida… ela está sentindo algo na barriga, e aquela mulher bizarra da farmácia também sente (embora ela não seja parâmetro, é claro). Agora, resta saber o que é que Anna está gerando… e isso deve encaminhar “Delicate” para sua segunda parte.

 

Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.

 

Comentários