Sex Education 4x07

A decisão de Maeve.

EPISÓDIO LINDÍSSIMO – e que começa a fechar algumas tramas. Estamos no penúltimo episódio de “Sex Education”, e ganhamos um episódio importantíssimo para Maeve. Depois de ela ter provavelmente passado por mais coisa que todos os personagens, ela chega a um ponto de virada onde Jean tem palavras sábias para dizer para ela e que a ajudam a tomar uma decisão. Gostei demais de ver todo esse desenvolvimento de Maeve durante essa temporada final de “Sex Education”, porque vimos uma Maeve que começou a temporada sonhadora nos Estados Unidos, chegou ao fundo do poço ao retornar para Moordale e se deparar com a morte da mãe por causa de uma overdose, e agora está colocando sua vida de volta nos trilhos, mais forte do que antes.

O episódio também traz um dos meus momentos favoritos da temporada, que é o protesto organizado por Isaac com a ajuda de Aimee: com o elevador de Cavendish estragado pela milésima vez, e sem Isaac ter como chegar à sua aula e ao seu importante simulado, ele organiza algo para mostrar na prática a toda a escola como é difícil não poder chegar aos lugares aonde quer chegar por falta de acessibilidade… o protesto é prático e inteligente, Isaac faz um discurso inspirado que me deixou contentíssimo, e ele ainda recebe apoio, eventualmente, de toda a escola, até que alguma coisa seja mudada e até que o elevador seja finalmente consertado. É uma discussão bem rápida, é verdade, mas esse protesto foi bem pensado e rendeu uma grande cena para a série.

E uma crítica e tanto!

Com o elevador estragado, o “universo” resolve deixar quem preso lá dentro? Otis e O. E, infelizmente, eu vou dizer que eu não gostei nada dos rumos que essa história tomou… a maneira como os dois, presos, acabam “forçados” a conversar um com o outro foi uma tentativa do roteiro de “humanizar” O, depois de tudo, e eu não sei se gosto da ideia dessa redenção e de um possível “final bonitinho” que o pessoal de Cavendish realmente adoraria… ao menos descobrimos que O não mentiu quando contou para todo mundo que era assexual durante o debate, o que já é alguma coisa, porque teria sido muito errado ter dito aquilo se fosse mentira, e eu achei que era. Ainda assim, essa tentativa de empurrar um ajudando o outro me parece bem forçada.

Também acompanhamos outras histórias em menor escala, como o Eric, que continua “recebendo sinais de Deus” o incentivando a voltar para a igreja, e não é a minha parte favorita da temporada; o Adam tendo um problema com um trator, acreditando que vai ser demitido, e desabafando com o pai, decepcionado porque acredita que o pai se aproximou dele apenas para tentar voltar com a mãe, e ele acreditava que o pai estava se importando de verdade com ele; Aimee decide “o que ela quer dizer com as suas fotos” e conta isso para o Isaac, que a acha brilhante, e é incrível essa atenção e esse desenvolvimento final que foram dados a Aimee nessa temporada; e Vivienne sofre ao descobrir uma faceta extremamente tóxica e abusiva do garoto com quem estava saindo, Beau.

Uma das cenas mais lindas desse episódio de “Sex Education” vem quando Otis se atrasa para chegar em casa, por causa do elevador, justamente no dia em que Jean tinha marcado um jantar para conhecer melhor Maeve, e as duas acabam tendo a oportunidade de conversar e de se conhecer sem a presença de Otis, e isso rende uma cena linda e emocionante entre elas. É muito bonito e muito significativo porque Maeve nunca teve essa figura materna que a escuta e que dá conselhos, e ela acaba conseguindo desabafar com Jean a respeito de todo o seu sofrimento e sua frustração com o curso nos Estados Unidos por causa de um professor babaca, e Jean é extremamente acolhedora e, mais do que isso, sábia em suas palavras… e ajuda Maeve a acreditar em si mesma.

Então, Maeve toma uma decisão – e precisa fechar alguns ciclos antes de partir. Ela está indo para os Estados Unidos para terminar o curso de escrita criativa, e ela não tem certeza de que pretende voltar… afinal de contas, ela sempre quis sair de Moordale. Então, ela fala sobre isso com Otis (antes de eles transarem pela primeira vez, com Otis conseguindo superar o seu problema reincidente com sexo), e os dois têm um momento sincero e bonito, mesmo que eles não sejam o meu casal favorito nem nada; depois, Maeve procura Aimee e Isaac para dizer que eles devem explorar o que quer que nasceu entre eles, e que quando disse que não se sentia confortável com isso, era só porque temia perder a ambos; e, com a presença dos dois, ela espalha as cinzas da mãe.

Uma cena lindíssima. Maeve arrasou. Dominou esse episódio e essa temporada!

 

Para mais postagens de Sex Education, clique aqui.

 

Comentários