Sítio do Picapau Amarelo (2006) – A Liga Mascarada

Os amigos do Mascarado.

Chico Maciel está vivendo uma vida dupla – e não da maneira mais inteligente possível. É bem comum, na ficção, os heróis tentarem esconder a sua identidade: ninguém pode saber que Bruce Wayne é o Batman ou que Peter Parker é o Homem-Aranha, por exemplo… na última temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” mesmo conhecemos o “Máscara Verde”, que era, na verdade, o jornalista César Britto, no melhor estilo Clark Kent. Da mesma maneira, quando Chico Maciel se tornou “o Mascarado”, ele foi instruído a manter isso em segredo, para manter as pessoas que se importam com ele em segurança – manter a identidade em segredo, no entanto, não implica na necessidade de falar mal da sua versão mascarada… e é exatamente o que o Chico está fazendo continuamente, falando que o Mascarado é um “egoísta” e que “só quer aparecer”, por exemplo.

Por isso, o pessoal está bastante entristecido com ele… eles estão decepcionados porque Chico Maciel sempre fora um cara corajoso e heroico, e agora que o Valdo Serrão tomou o Arraial para si, ele se tornou “um covardão”. Para Dona Benta, ele chega a dizer que o Mascarado “coloca as pessoas em perigo por pura vaidade”, o que eu achei muito pesado. Pedrinho é o único da turminha que sabe da verdadeira identidade do Mascarado, o que está chamando a atenção de Emília, que percebe que ele sabe algo que não está contando – mas Pedrinho é fiel ao seu amigo e pretende guardar esse segredo de qualquer maneira. O que não quer dizer que a bonequinha não vá tentar descobrir a verdade do mesmo jeito… e se o Pedrinho não quer lhe contar o que sabe, talvez ela consiga alguma coisa o observando bem de perto e, se necessário, o seguindo por aí.

Quando Emília escuta o Pedrinho sonhador falando sobre “recuperar a Filmadora Sabugosa” ou algo assim, e sai como o “Menino Mascarado”, a Marquesa se pergunta se ele será o herói mascarado e resolve segui-lo, também com uma máscara e capa preta, e os dois acabam na delegacia, em busca da Filmadora Sabugosa e, quem sabe, de ajudar o Urbano a fugir. Quando eles são flagrados na delegacia pelo Jovino, no entanto, as coisas ficam difíceis e eles são resgatados pelo verdadeiro Mascarado, e então Emília percebe que o Pedrinho não era o herói do Arraial, no fim das contas. Estando, agora, frente a frente com o Mascarado, Emília tem uma proposta para ele, e ela sempre consegue o que quer: ela pretende juntar todos os amigos do Mascarado para ajudá-lo a libertar o Arraial dos Tucanos das garras do Valdo Serrão, formando, assim, a LIGA MASCARADA.

Chico até tenta dizer que é perigoso, mas ele também sabe que não vai conseguir tirar essa ideia da cabeça da Emília e do Pedrinho, então aceita a ajuda, desde que eles tenham muito cuidado. Astuta, a bonequinha tenta usar a aliança para descobrir a identidade do Mascarado, mas ele é mais rápido do que ela dessa vez, e consegue fugir sem precisar responder suas perguntas… então, Pedrinho e Emília começam um processo de recrutamento: Emília escreve uma carta para Samuel, falando brevemente dos planos e dizendo que ele será o responsável por escrever e denunciar as maldades do Valdo, o que ele já estava habituado a fazer na época d’O Grito do Picapau, que segue fechado… Pedrinho, por sua vez, escreve a Jurema, já que ela está muito perto do Valdo Serrão, e tê-la ao lado deles vai ser muito útil para que ela descubra algumas coisas.

Assim, a PRIMEIRA REUNIÃO DA LIGA MASCARADA acontece no laboratório do Visconde, com o próprio sábio sabugo, a Emília, o Pedrinho e os dois novos recrutas: Samuel e Jurema. Agora, eles têm uma sequência de ações que pretendem colocar em prática, como a impressão de jornais clandestinos para serem espalhados pelo Arraial, denunciando o Valdo Serrão e incitando as pessoas a lutarem. O Tio Barnabé constrói uma espécie de “base” onde os encontros da Liga Mascarada podem acontecer, e onde as impressões dos jornais escritos por Samuel também serão feitas, e o Visconde de Sabugosa inventa algumas coisas que podem ajudar o herói mascarado, como tintas invisíveis para que eles possam se comunicar sem que o Valdo Serrão e o Jovino percebam, e botas que são capazes de escalar qualquer superfície sem outros equipamentos…

O Mascarado está mais amparado do que nunca. A Liga promete!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários