The 100 7x11 – Etherea



O retorno de Bellamy…
Tudo o que eu queria, agora, era que essa última temporada também tivesse só 13 episódios, para que pudéssemos acabar de uma vez. Lamentável o que está acontecendo com “The 100” justo na última temporada. Já foi uma série tão boa, empolgante, bem escrita, tinha tudo para nos entregar uma última temporada épica para deixá-la marcada para sempre, mas eu só estou com vontade que acabe de uma vez… passei a temporada toda esperando o retorno de Bellamy Blake, que sempre foi um dos meus personagens preferidos na série! Mas, sim, ele sempre foi um personagem que gerou controvérsias, e há quem o ame e quem o odeia – só espero que aqueles que o odeiam o odeiem pelo personagem e não por alguma treta dos bastidores da série. Eu amava o Bellamy, eu esperava o seu retorno, e eu fiquei decepcionado com esse final.
E, ao que tudo indica, essa “transformação” foi real.
Retornamos ao momento em que descobrimos sobre a morte de Bellamy… engraçado que o episódio fez todo um drama no início para “revelar” que Bellamy estava morto, quando todo mundo já sabia disso, na verdade… se não há corpo, não há morte – às vezes mesmo com corpo os roteiros conseguem voltar atrás e salvar as pessoas, lembra da morte de Soraya Montenegro em “Maria do Bairro”? O que me incomodou nisso tudo foi que o roteiro agiu como se a morte dele fosse algo irrevogável, com Echo comentando que “eles o viram morrer” quando, na verdade, eles não viram nada demais… tinha uma passagem aberta atrás de Bellamy durante a explosão, era meio óbvio que ele tinha escapado por ali… esse episódio, então, mostra a jornada de Bellamy em outro planeta, desde o momento em que ele passou por aquele portal em Bardo.
Estamos em Etherea, e a única pessoa com quem Bellamy pode contar para sair de lá é Doucette, um dos discípulos do Pastor – mas é ele quem tem o código que, se chegarem à pedra, pode tirá-los de lá… portanto, ele precisa salvar a sua vida. Assim, Bellamy e Doucette precisam trabalhar juntos se quiserem chegar até a “Anomalia” no topo de uma montanha… e enquanto Bellamy está entediado preso a uma caverna, cuidando da perna de Doucette, ele descobre o Livro do Pastor e acaba o lendo, aprendendo sobre as suas crenças e seus ensinamentos… não que ele os leve a sério, que ele acredite neles ou que ele não veja uma série de falhas, mas por certa curiosidade, ele não pode evitar. E é assim que vemos o Bellamy que conhecíamos começar a se transformar em uma nova versão de Bellamy que é bastante contraditória e um tanto forçada.
Eles descaracterizaram o personagem?
O livro falava sobre uma “Caverna da Ascensão”, e Bellamy descobre a respeito de uma teoria de que os seres que habitavam aquele planeta teriam ascendido em forma de seres de luz, e ele vê algo que Doucette acredita ser esses seres ascendendo… fosse o que fosse, causa certa impressão em Bellamy. Tanto que, pela primeira vez, ele aceita “rezar ao pastor”, ao lado de Doucette. E, ao fazê-lo, Bellamy tem uma espécie de “experiência transcendental” ou qualquer coisa assim, e ele tem uma visão de Bill Cadogan, de sua mãe e dos seres de luz… eventualmente, Bellamy parece cada vez mais envolvido pelas crenças do Pastor/Shepherd, e ele acaba salvando a vida de Doucette quando ele fica pendurado na montanha, embora não precise mais dele para digitar os códigos na pedra e, enquanto salva a sua vida, ele recita a oração ao Pastor.
Senhoras e senhores, Bellamy agora é um dos “Discípulos”.
E parece ser bem real.
O fim do episódio traz a transformação total de Bellamy, e eu não sei o que é pior, sinceramente… se ter ignorado o personagem durante 10 episódios, justamente um dos protagonistas na temporada final da série, ou tê-lo trazido de volta para desempenhar esse papel vergonhoso. Bellamy e Doucette, em Etherea, precisam “dar um salto de fé” até a anomalia e, naquele momento, Bellamy precisa acreditar piamente no que está fazendo para poder atravessá-la, e ele retorna a Bardo, onde ele se curva perante Bill Cadogan, chamando-o de “My Shepherd” (AH NÃO, BELLAMY!), e o estrago está totalmente feito… para enfatizar isso, Bill o leva para ver Clarke, Gabriel, Octavia e Echo, e além de a cena não contar com abraços emocionados e euforia, ainda contam com o Bellamy os traindo na cara deles, contando a Bill que a Chama não está com Clarke.
Eu já nem sei mais o que esperar dessa série!

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários