[Season Finale] The Twilight Zone 2x10 – You Might Also Like



“Submitted for your approval: Mrs. Janet Warren, a woman who would seem to have everything. Every... thing. But possessions have weight. We can't carry them all at the same time, especially when taking an unscheduled trip into The Twilight Zone

Não sei… eu acho que “You Might Also Like” foi um episódio bem interessante, com uma crítica legal, um visual bizarro e alienígenas diretos da série clássica que trouxeram toda uma estranheza inusitada para o episódio, mas não era exatamente o que eu estava esperando do Season Finale. Talvez porque a primeira temporada dessa nova versão de “The Twilight Zone” tenha entregado um episódio todo pretensioso, unindo a trajetória da temporada inteira, e talvez parte de mim esperava por algo parecido – embora corrêssemos o risco de sermos repetitivos, e “The Twilight Zone” não pode ser repetitiva. De qualquer maneira, eu esperava que esse último episódio fosse meu favorito na temporada, e ele simplesmente não é. Mas é um episódio interessante e repleto de ideias bacanas, que nos deixa pelo menos um pouco pensativos.
No início, alguns eventos do episódio pareciam aleatórios… estávamos acompanhando Janet Warren, uma mulher que “tem tudo”, em uma casa moderna e, quem sabe, um tanto quanto apática… eu acho que é o excesso de branco, de tudo estar organizado de uma maneira metódica que não parece natural – acho que faltava emoção, faltava vida. Com Janet, ouvimos falar sobre o “Ovo”, algo a que, aparentemente, toda família tem direito, e eles deviam estar pulando de alegria para receber seu OVO… ainda que eles não soubessem o que ele era e para que ele servia. Tudo o que eles sabiam era o bordão que vinha pronto com o anúncio do OVO: que as pessoas queriam que tudo ficasse bem e, dessa vez, “tudo ia ficar bem para sempre”. Ou qualquer coisa assim… mas Janet Warren não consegue ficar assim tão empolgada com essa história.
Em paralelo, acompanhamos o mistério que vem do fato de ela estar ouvindo uma espécie de música antes de sentir como se estivesse flutuando e, mais tarde, depois de um apagão, ela despertar em sua cama, e o que parecem comerciais de TV, sejam sobre o ovo ou sobre qualquer outra coisa – tudo parecia tão desconectado, e nosso cérebro quer fazer associações, quer que tudo faça sentido, e isso causa um desconforto interessante que é a cara de “The Twilight Zone”. Depois de uma série de apagões que não compreende, Janet Warren começa a questionar o OVO, porque ela acha estranho que ninguém saiba o que é ou por que eles têm que tê-lo, só que “eles têm que ter o OVO”. E, em um “sonho”, ela acha ter visto o ovo… e é feio. Então, ela tenta ligar para alguém, tenta cancelar o “pedido” de um OVO para a sua família.
Sem muito sucesso.
Tudo no episódio é bizarro ao extremo, e isso é o que faz com que, particularmente, eu goste do episódio. Gostei muito da trilha sonora, do lance sinistro da abdução, ou da maneira como ela deixa uma câmera filmando um de seus apagões então se vê flutuando, sendo levada pela janela, e tenta impedir que isso volte a acontecer, “desafiando a gravidade” ou qualquer coisa assim… na próxima vez, então, é um pouco mais difícil levá-la, e entendemos o que está acontecendo – REALMENTE ESTAMOS LIDANDO COM ABDUÇÃO. Os alienígenas, vindos da série clássica, têm um quê de ficção científica antiga, e eles são macabros, mas, ao mesmo tempo, divertidos… de alguma maneira. Difícil explicar a sensação que eles nos causam, enquanto eles conversam, de bocas fechadas, em sua mente compartilhada, sobre o que pretendem fazer com a humana.
Na conclusão do episódio, Janet Warren pede para falar com a “líder” dos alienígenas, e é levada até uma alienígena que lhe explica um pouco de seu plano… o episódio fala sobre o consumismo, sobre a necessidade do “ter”, mesmo que não se entenda o porquê, e como os alienígenas se aproveitaram dessa fraqueza dos humanos para vender-lhes a ideia do OVO, que nada mais é do que literalmente isso: um ovo. Um ovo que, em cada família, está chocando e dando início à destruição completa da raça humana enquanto os alienígenas tomam conta de tudo. Os Kanamit. A conversa de Janet com a líder Kanamit é bizarra e interessante, e no fim ela tem uma escolha: e acaba deixando de lutar, acaba voltando para a Terra e “sendo uma pessoa normal”, escolhendo, assim como todas as outras famílias, ir buscar o seu ovo… mesmo sabendo do que se trata.
É sombrio… e um pouco assustador.

“Existential dread got you down? Well, Mrs. Janet Warren finally found relief. Albeit for a limited time only. But buyer beware: all sales are final here in The Twilight Zone


Para mais postagens de The Twilight Zone, clique aqui.


Comentários