Anne with an E 1x05 – Tightly Knotted to a Similar String



Um chá e um vestido de mangas bufantes…
A sensação de vir a cada episódio dizer que esse é o meu favorito, mas é impossível não se apaixonar mais por “Anne with an E” a cada episódio – QUE EPISÓDIO BONITO, TRISTE, DIVERTIDO… um pouquinho de cada coisa. “Tightly Knotted to a Similar String” apresenta algumas das cenas mais divertidas da série até aqui, e uma intensificação no drama (que já não é pequeno) de Anne Shirley-Cuthbert. Nesse episódio, os laços de amizade de Anne se tornam ainda mais fortes, e o mais bonito é notar como os Cuthbert a amam incondicionalmente… Matthew é um fofo, mas ele já é um fofo desde o início da série, e é emocionante ver a maneira como a Marilla ama cada vez mais essa garota, e temos duas cenas em particular que me comoveram bastante, e que indicam um crescimento lindo para a relação que existe entre Marilla e Anne.
O episódio começa na escola, durante um desafio de soletração, e Anne e Gilbert estão se concretizando como os melhores alunos da sala – amei a cena da “competição”, e não podemos deixar de lado a sensação de que o Gilbert errou de propósito para que a Anne ganhasse. Mas Anne nem consegue curtir a sua vitória (afinal de contas, já existe uma espécie de “disputa” entre ela e Gilbert, porque ela quer ser melhor do que ele!), enquanto segura a barriga, e mais tarde entendemos o que ela está sentindo… cólicas. Durante a noite, ela acorda desesperada, descobrindo que menstruou pela primeira vez, mas ela não sabe o que é isso, e desce desesperada para lavar suas roupas e seus lençóis, e é tão desesperador vê-la ali, lavando tudo no escuro e às escondidas, porque, na verdade, ela não entende o que está acontecendo com ela…
Mas Marilla aparece a tempo, E É A MELHOR COISA DO MUNDO. Eu me divirto muito com todo o drama de Anne, e aqui ela acha que está morrendo, inclusive pede para a Marilla plantar rosas em seu túmulo, mas então Marilla explica que isso é algo natural, que é Deus dizendo que é hora de ela se tornar mulher ou qualquer coisa assim… Anne ainda acha isso tudo muito estranho e desconfortável, mas a maneira como Marilla sorri, emocionada, e como toca as costas de Anne para acalmá-la – COMO EU AMO ESSAS DUAS! Várias cenas do episódio são sobre o ciclo menstrual de Anne, e eu não pude deixar de me divertir com a Anne toda no limite… ela já é uma garota intensa, mas durante o ciclo menstrual ela fica ainda mais dramática e irritada, e é extremamente divertido… e a Marilla nem se incomoda com os “ataques” de Anne nesse período!
Inclusive, ela tenta acalmar e alegrar a Anne propondo que ela convide Diana para um chá… Anne lamenta não ter um vestido com mangas bufantes para usar nesse evento tão especial, mas a garota fica genuinamente feliz, de qualquer maneira, e então prepara tudo com a pompa que é característica de Anne. Ela prepara uma mesa farta, decora com flores e ramos, e ela e Diana têm momentos incríveis no seu “primeiro chá de adultas”. Mas nós sabemos que alguma coisa vai dar errado, porque a Anne está feliz demais… e então o segredo está no licor. Marilla permitira que Anne pegasse um licor para que elas bebessem, mas Anne confunde as garrafas e acaba pegando um com álcool, e então as duas FICAM COMPLETAMENTE BÊBADAS – também pudera, elas tomam a garrafa inteira! Mas elas não podem dizer que elas não se divertiram…
Estavam cheias de risadas, danças… valeu a pena.
Mas, no fim, elas são descobertas pela mãe de Diana que vem à casa para buscar a filha, e ela está inconformada com o fato de a filha estar alcoolizada – ela acusa Anne de ser uma má influência e diz que não quer mais que ela chegue perto de sua filha, e proíbe qualquer interação entre elas. Eu devo dizer que fiquei muito bravo com a mãe de Diana, mas eu fiquei muito feliz por Marilla ter ficado do lado de Anne desde o começo. Ela percebe, de imediato, que foi um acidente e que a garota não teve culpa de nada, então ela diz isso para a Sra. Barry, e pede que ela seja razoável no seu castigo e o reduza para duas semanas, mas a Sra. Barry é veemente: ela não quer que sua filha tenha mais nada a ver com Anne. E aquilo foi DE PARTIR O CORAÇÃO, porque tanto Anne quanto Diana estavam chorando de uma maneira tão sentida… em parte motivadas pelo álcool.
No dia seguinte, as coisas tampouco vão tão bem na escola… a Sra. Barry faz questão de manter a sua decisão, e a primeira coisa que o professor faz é trocar Anne de lugar com Ruby, e assim ela nem poderá mais se sentar ao lado de Diana durante as aulas. Naquele dia, as duas conversam “pela última vez”, em uma das cenas mais fofas e bonitas da série. É triste, sim, mas, ao mesmo tempo, tem todo um drama de Anne pedindo que “elas usem suas palavras mais difíceis para tornar o momento mais importante”, e eu estava rindo no meio das lágrimas que quase caíam… Diana diz que chorou e chorou, mas a mãe não vai mudar de ideia, e então as duas se despedem de maneira pomposa e emocionante, jurando que a amizade delas será eterna e sempre lembrarão uma da outra, e Diana diz que nunca vai amar outra amiga como a ama.
A emoção de Anne por Diana dizer que a ama!
GENTE, A ANNE É UM TESOURO!
Em paralelo, o episódio também traz um pouquinho de Gilbert Blythe, e nós já estamos irremediavelmente apaixonados pelo personagem. Amo ver como ele é, aparentemente, o garoto perfeito. Ele é um fofo com Anne, super inteligente e educado, e ainda cuida do pai de uma maneira exemplar… no fim do episódio, quando ele falta aulas para cuidar do pai, Anne vai até a sua casa deixar uns livros, e naquele momento ela ameniza um pouco (mas só um pouquinho) sua atitude em relação a ele, porque é atendido à porta por seu pai, que elogia seu cabelo ruivo e diz que “ouviu coisas muito boas a respeito dela” – ah, e envia lembranças a Marilla. Naquela última cena dos dois juntos, Anne e Gilbert trocaram alguns olhares extremamente fofos, que ainda não são realmente românticos, mas que fizeram meu coração saltar.
FOFOS DEMAIS.
Por fim, temos uma história importante: a do Matthew na cidade. Desde o primeiro dia em que conheceu Anne, Matthew sabe que ela sonha com um vestido de mangas bufantes, e ele acha que ela o merece, então ele resolve ir para a cidade e comprá-lo. O Matthew é uma preciosidade por si só – Anne e Matthew realmente são duas almas que precisavam se encontrar! Ele chega a entrar na loja de vestidos, mas fica nervoso e sai sem comprar nada, e então acaba comprando umas botas das quais nem precisava… mais tarde, no entanto, ele acaba tomando coragem e entrando novamente na loja de vestidos, onde ele reencontra Jeannie, uma figura de seu passado por quem ele já fora apaixonado… as cenas dos dois, a conversa, as lembranças, o botão que ele lhe deu de presente – todas essas são cenas muito bonitas e muito emocionantes.
Já queremos mais de Jeannie e Matthew…
E, com a ajuda de Jeannie, Matthew consegue realizar o sonho de Anne. Ele fala um pouco sobre o que ela gosta, e fala das “mangas com ar nos ombros” que ela tanto quer, e lhe entrega um dos vestidos de Anne para que ela possa tirar as medidas… então, Jeannie faz um vestido para Anne, que Matthew manda Jerry buscar na cidade um outro dia. Essa cena final é tão emocionante quanto a cena em que Matthew e Marilla convidam Anne para colocar seu nome no livro da família e se tornar uma Cuthbert! Aqui, Matthew fica à porta enquanto Anne chega no quarto e vê a caixa de presente em cima da cama… os olhinhos brilhantes e iluminados dela ao ver o que tem lá dentro! A alegria com que essa garota desce as escadas, em seu vestido novo e de mangas bufantes! MEU CORAÇÃO QUASE NÃO AGUENTA! Que cena linda… o vestido é lindo, o sorriso de Marilla é incrível, e a felicidade de Anne é algo que também nos torna felizes…
Quanta emoção!
Os três Cuthbert na charrete no final… que família mais linda.

Para mais postagens de Anne with an E, clique aqui.


Comentários