Cuna de Lobos (2019) – O nascimento de Edgar



“Necesito que me ayudes, por favor”
Eu estou adorando a guinada que “Cuna de Lobos” deu com o nascimento de Edgar, o filho de Leonora que Catalina e Alejandro tanto queriam para poder colocar as mãos na herança de Carlos… espero, no entanto, que não seja tão fácil assim. O parto é extremamente difícil, e Leonora não tem a companhia de Alejandro, porque o Alejandro nunca a amou e nunca se importou com ela, mas felizmente o José Carlos está ali o tempo todo com ela, fazendo o papel de pai e de marido, da maneira mais linda possível… e, depois do nascimento, a maneira como o Alejandro se ausenta, se afasta e a trata como lixo é ainda mais evidente, porque ele assume a posição (como ele chega a dizer à mãe, com essas exatas palavras) de que “já cumpriu sua parte do trato”. As cenas são revoltantes e difíceis de assistir, mas as coisas ainda vão piorar muito
Durante todo o processo, José Carlos se mostrou presente, segurou a mão de Leonora, lhe deu força com o olhar, e Catalina tem a capacidade de discutir com ele no hospital, dizendo que “Leonora é a esposa do seu irmão”, e José Carlos é pleno o suficiente para não dizer a ela que ele nem está ali… mas José Carlos diz a Catalina que ELE AMA LEONORA, e quando Alejandro a abandonar, porque isso vai acontecer, ele vai estar lá por ela – ele sabe que eles apenas a usaram para conseguir a herança. Enquanto isso, Alejandro corre para chegar ao hospital, “desesperado”, não porque ele se importe, porque ELE NUNCA FEZ NADA, mas porque sabe que era sua “obrigação” estar ali nesse momento tão importante. Enquanto isso, é José Carlos quem vive intensamente cada momento desse nascimento, e cada complicação pela qual Leonora passa.
Quando parece que Leonora não vai sobreviver, temos uma cena fortíssima, triste e, ainda assim, bela, enquanto os médicos tentam reanimar Leonora, e José Carlos assiste a tudo, com lágrimas nos olhos e o bebê, Edgar, nos seus braços – o pequeno Edgar chorando. TUDO NESSA CENA É PERFEITO, É INTENSO. Que direção brilhante! Quando Leonora acorda, mais tarde, é óbvio que é José Carlos quem está ali, ele é o primeiro rosto que ela vê, lhe perguntando se ela está bem, e então ela pergunta primeiro sobre o bebê, e depois sobre o Alejandro, e José Carlos diz que “ele esteve ali o tempo todo” – algo que eu jamais diria. Há, talvez, alguma emoção em Alejandro ao ver o bebê (a emoção de saber que vai ficar com a herança e que “cumpriu sua missão”, porque ele não sente nada pelo bebê ou por Leonora), e isso é NOJENTO de se ver.
Alejandro e Catalina tornam a cena desprezível, é angustiante de se assistir, e apenas José Carlos faz com que a sequência seja emocionante, porque o que ele está sentindo é real. Alejandro ainda se sente no direito de olhar para o irmão com desprezo (!), quando está ali, porque ele praticamente nunca está. É José Carlos quem visita, quem traz flores para Leonora, quem traz uma bola (um pouco cedo!) de presente para Edgar, e quando ele pergunta por Alejandro, Leonora responde que “ele teve que sair”. Chorando, Leonora diz a José Carlos que tentou pedir que ele ficasse, mas não adiantou… ela diz que está com medo, e é muito triste acompanhar todos esses medos racionais dela, mas José Carlos diz que está ali com ela e “sempre estará”. Ele até consegue fazê-la sorrir, mas ela não está bem…ela até tem um pesadelo com Catalina roubando o seu bebê.
Porque é o que Catalina planeja fazer.
Catalina, inclusive, já começa a armar… ela diz a Leonora que “não acha que ela está bem, nem que ela possa cuidar do bebê nessas condições”, e leva o bebê do quarto sem que ela veja, o que deixa Leonora ainda mais descontrolada, à beira de um surto… ela grita, toda protetora, e diz que não quer que Catalina o leve novamente sem sua autorização, e é assim que COMEÇA A GUERRA DE LEONORA E CATALINA. Quando ela conta a Alejandro o que Catalina fez, e como ela fez com que ela se sentisse (como se ela não pudesse cuidar de Edgar), ele, claro, defende a mãe, diz que “ela é sua avó e tem todo o direito”, MAS ISSO NÃO É VERDADE. O FILHO É DE LEONORA E CATALINA NÃO PODE ROUBÁ-LO DESSA MANEIRA. Alejandro, como sempre, é ridículo, é patético, e eu estou feliz por todo o sofrimento que está para vir para o personagem… ele não merece ser feliz.
Numa das cenas mais REVOLTANTES de Alejandro, ele simplesmente desconsidera tudo o que Leonora está lhe dizendo. Ela acabou de dizer que se sente sozinha, que precisa dele ali com ela, e ele pega o celular, lê umas mensagens e diz que “tem que ir”. Leonora tenta impedi-lo, diz que ele acabou de chegar, nem ao menos segurou o bebê ainda, nem perguntou como ele está, MAS ALEJANDRO NÃO SE IMPORTA. Ele ainda fica “bravo” e se volta contra ela, dizendo que a sua tia acabou de acordar e ele precisa ir vê-la, “não pode ficar ali ouvindo suas reclamações”, e diz que ela está em um hospital e bem cuidada, ele não pode fazer mais nada. Gente, a RAIVA que estamos sentindo de Alejandro só aumenta a cada segundo em que o vemos em tela… e eu espero que “Cuna de Lobos” ao menos nos entregue um castigo mais doloroso que uma simples morte.
Ele merece sofrer.
Enquanto isso, Álvaro tem um crescimento na trama… ele vai ser a chave de alguns acontecimentos importantes de agora em diante. Depois de ser demitido e de ser tratado feito lixo por Alejandro, eu tinha certeza que Alejandro estava cavando a própria cova. Quando Alejandro volta a deixar Leonora sozinha para ir ver o Miguel (!), Álvaro os segue e liga para Leonora, dizendo que “o marido a engana” e tudo o mais… infelizmente, ele não fotografa e envia para ela, e nós ficamos do lado de cá da TV, gritando para que ele faça isso, mas o roteiro tem outros planos… de qualquer maneira, isso atormenta Leonora, e ela tenta ligar para Alejandro, que naturalmente não a atende, e, chorando e sofrendo, Leonora liga para José Carlos, diz que Alejandro não a atende, que alguém ligou para ela dizendo que ele a está enganando…
COITADA DESSA MULHER!
José Carlos, basicamente, FAZ TUDO NESSA JOÇA! Além de fazer companhia para Leonora ou precisar acalmá-la por telefone, ele ainda tenta derrubar Catalina Creel. Ele recebe uma importante ligação de Diego, que diz que tem as provas necessárias para condená-la, mas é claro que ele não vai ter tempo de entregar isso tudo para José Carlos, porque Catalina está atenta, e já consegue que capturem Diego para ela – e então é o momento de sua vingança. É revoltante e angustiante assistir a “Cuna de Lobos” e ver que Catalina Creel sempre se safa. José Carlos acaba não indo até o encontro com Diego, porque precisa ir ajudar Leonora, mas ele provavelmente não teria conseguido chegar até ele antes que Catalina o matasse, de qualquer maneira… Catalina, então, o mata de uma forma bastante dolorosa: o sufocando com um saco na cabeça.
Menos um para colocá-la em risco.


Para mais postagens de Cuna de Lobos, clique aqui.


Comentários