Scooby! (Scoob!, 2020)


“I guess friendship did save the day”
A nova animação protagonizada pela turma da Mistérios S.A. é uma surpresa deliciosa… vou confessar que não é o meu filme favorito de “Scooby-Doo”, mas é uma ótima maneira de reencontrar a turminha – sem contar que nos entrega uma “história de origem” simples e bem-vinda, porque é extremamente fofa. A surpresa está no fato de o filme possivelmente começar a estabelecer um universo para os personagens da Hanna-Barbera, tendo em vista que os personagens de “Scooby-Doo” (1969) não são os únicos que figuram na nova animação… acho que o centro de todo o filme é, sim, a amizade de Salsicha e Scooby, mas o filme também dá um papel de destaque ao Falcão Azul e Dinamite, o Bionicão (1976), e traz o famoso Dick Vigarista (da “Corrida Maluca”, de 1968) como o vilão principal do filme… ah, e temos uma participação especial do Capitão Caverna (1977).
Para mim, a MELHOR PARTE do filme foi, de longe, o prólogo (o que talvez não seja tão bom assim, tendo em vista que eu gostei mais dos primeiros minutos do que de qualquer outra coisa no filme – mas é que O COMEÇO É MUITO FOFO!). Na primeira parte do filme, conhecemos um Salsicha ainda criança, sem amigos (é bem triste!), e um fofíssimo Scooby, ainda sem nome e sem dono, roubando um churrasco para comer… e então eles se encontram e se protegem, e é lindo ver o nascimento dessa amizade, a maneira como o nome foi escolhido, e a coleira de presente… naquela cena em que Salsicha leva Scooby para casa (e o Scooby diz que nunca teve nada antes), os dois fazem promessas de amizade: Salsicha promete que ele nunca vai abandoná-lo, e Scooby promete que ele nunca vai tirar aquela coleira. Assim, nasce a bela amizade deles.
Os demais personagens de “Scooby-Doo” são apresentados logo em seguida, ainda durante a infância de Scooby e Salsicha. Os dois estão pedindo doces durante o Halloween quando são atazanados por uma série de valentões que jogam o saco de doces deles dentro de uma “casa mal-assombrada”. Então, Fred, Daphne e Velma, já em trio, aparecem para ajudá-los – eles os defendem dos bullies e os ajudam a entrar na casa assombrada para recuperar os doces… e, naquela cena divertida, eles acabam resolvendo o primeiro mistério deles, meio que por acaso… afinal de contas, eles são apenas crianças que tiveram sorte. Mas, ao fazê-lo, eles descobriram que a casa não era mal-assombrada, recuperaram os doces de Scooby e Salsicha e ainda prenderam um ladrão. Foi a primeira vez que eles arrancaram a máscara de um vilão, e assim nasce a “Mistérios S.A.”
A transição dessa maravilhosa (e fofa) sequência de abertura para o restante do filme é feita com a música mais clássica de “Scooby-Doo”, enquanto vemos várias cenas dignas do desenho animado que sempre amamos, e os personagens crescem… dali em diante, começamos a história principal do filme: Fred quer expandir a Mistérios S.A.; ele, Velma e Daphne acreditam que “está na hora de investir na turma e resolver mistérios mais sérios”, mas Simon Cowell (!) não parece disposto a investir na Mistérios S.A. enquanto Salsicha e Scooby estiverem lá, porque ele não tem certeza da “utilidade” deles dentro da equipe, e ele acredita que “amizade não vai salvar a pele deles no final”. Então, sentindo-se excluídos, Salsicha e Scooby se separam do restante da equipe, e eles acabam perseguidos por máquinas enviadas pelo Dick Vigarista e resgatados por Dee Dee, o Falcão Azul e o Bionicão.
E a aventura começa!
Um destaque do filme que continuamente me arrancou risadas foi a habilidade de encher o filme de referências bacanas. Ainda quando eles são crianças, por exemplo, no Halloween, Salsicha pergunta a Velma se ela “está vestida de Harry Potter”, e pergunta qual é a sua casa: “Lufa-Lufa?” Quando ela diz que está vestida de uma juíza, ele responde: “Ah, Sonserina”. MUITO BOM. Também temos o Dick Vigarista chamando o Fred de “Hemsworth” (e o Fred todo preocupado se é o Chris ou o Liam), o sensacional “You have to pay for Netflix?”, um aceno rápido à Terra-Média, mas eu acho que nada, NADA, supera a aparição de Simon Cowell, e a reação impagável de Salsicha e Scooby quando ele chega… afinal de contas, Simon Cowell é um dos jurados do X-Factor, então Salsicha e Scooby resolvem arriscar uma chance cantando para ele.
OS DOIS CANTANDO “SHALLOW” É UM DOS PONTOS ALTOS DO FILME!
A aventura do filme faz com que Salsicha e Scooby tenham que provar que “não são o elo fraco da Mistérios S.A.”, enquanto a amizade deles também é colocada à prova, porque o Dick Vigarista precisa do Scooby para abrir um portal para o Mundo Inferior, ele é “a chave”, e o Scooby ganha uma roupa de herói e tudo, e Salsicha acha que isso está fazendo seu ego inflar… eu fiquei mesmo triste quando o Scooby permite que tirem dele a coleira que ele prometeu nunca tirar – “You can’t count on friendship”. Então, Scooby e Salsicha também têm que aprender a respeitar o próprio amadurecimento e o amadurecimento do outro, têm que entender que as coisas vão mudar, porque as pessoas mudam, e que está tudo bem… nada é mais forte do que a amizade que eles têm. Enquanto isso, Fred, Velma e Daphne tentam chegar até os amigos, mas são capturados por Dick Vigarista.
No fim, o filme tem uma grande influência de Mitologia Grega, com o clímax acontecendo em Atena, que é recriada a partir de três crânios que Dick juntou ao longo do filme (a última delas estava protegida pelo Capitão Caverna), onde uma passagem para o Mundo Inferior é aberta – Dick Vigarista quer resgatar Muttley, que ficou preso lá há algum tempo, e aproveitar para roubar ouro dos mortos… agora, a Mistérios S.A. e Brian, o novo Falcão Azul (filho do herói original), precisam enfrentar um monstro de verdade talvez pela primeira vez: Cérbero, o cão de três cabeças. A mensagem do filme é lindinha porque, no fim, eles só conseguem enganar o Cérbero e selar a passagem para o Mundo Inferior com a amizade de Scooby e Salsicha… uma amizade que vai existir e continuar crescendo para sempre. Assim, a passagem se fecha num momento emocionante no qual eles precisam se separar, mas eles conseguem trazer o Salsicha de volta!
O filme é divertido. Não é uma obra-prima, e eu não sou o maior fã do tipo de animação usada, mas eu devo dizer que, olhando as fotos, o visual ficou, sim, muito bacana! Repleto de referências que me divertiram muito e com um bom uso de vários personagens de Hanna-Barbera, esse filme do “Scooby!” pode ser um importante começo de algum muito maior… o filme termina mostrando uma expansão da Mistérios S.A., que agora está oficialmente trabalhando resolvendo mistérios no mundo todo (!), e o Falcão Azul nos presenteia com uma nova versão, muito mais moderna, da “Mystery Machine”, que deve estar presente em possíveis sequências… também descobrimos que Dick Vigarista e Muttley não ficaram muito tempo presos e já escaparam, então eles também podem estar por aí em filmes futuros. Mas eu sei o que quero ver em possíveis sequências: menos do Falcão Azul e mais da interação da Mistérios S.A. Sabe, só os cinco, como no desenho! Resolvendo mistérios juntos!
Que rumos esses personagens tomarão agora?
É aguardar e conferir!


Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

Comentários