Até onde vai a Primeira Temporada de “DESVENTURAS EM SÉRIE”?


“If you were interested in stories with happy endings…
…this story is streaming elsewhere”

Se vocês leem o blog há algum tempo (e nem precisa ser tanto assim), vocês vão saber que essa é uma indagação que eu tenho feito desde que a Netflix começou a divulgação de sua nova série, Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events – ou, como é conhecida no Brasil graças à série de livros, Desventuras em Série. Acontece que o número de episódios me trouxe dúvidas: OITO. Ou seja, inicialmente pensei que talvez parássemos em Cidade Sinistra dos Corvos, ponto da trama em que quem passa a vestir os disfarces são os Órfãos Baudelaire e não
mais o Conde Olaf, e eles não tem a ajuda do Sr. Poe nem um tutor legal porque são foragidos da polícia… talvez. No entanto, essa semana buscando incessantemente, cheguei à resposta. E vou explicar: o último trailer divulgado (que é SENSACIONAL, por sinal!) apresenta muitas cenas da série e todas vão no máximo até o quarto livro, e isso me intrigou bastante, eu diria.
A matemática estava exata: quer dizer, 2 episódios por livro, certo?
E É ISSO MESMO.
Portanto, eis a informação conforme já está circulando pela internet: a primeira temporada de Desventuras em Série no Netflix adaptará os quatro primeiros livros da série – acontece que cada livro será adaptado em dois episódios (virando cada livro, portanto, uma espécie de filme, com uns 80 ou 90 minutos), então podemos esperar uma qualidade EXCELENTE, como o respeito que a Netflix tem com suas demais séries e os trailers de Desventuras em Série vêm mostrando. Assim, você pode ler as reviews dos quatro primeiros livros que serão adaptados (e estreia em 13 de Janeiro) através desses links: Mau Começo, A Sala dos Répteis, O Lago das Sanguessugas e Serraria Baixo-Astral. Acho que teremos um fim impactante (Serraria Baixo-Astral é um dos meus FAVORITOS!) e bem no ponto em que a série ameaça crescer.
Inferno no Colégio Interno, o quinto livro, apresenta os Trigêmeos Quagmire e C.S.C.
Parece-me adequado guardar os próximos volumes da saga para a próxima temporada, e isso garante a Netflix material para, no mínimo, três temporadas de Desventuras em Série. O primeiro episódio da segunda temporada já começa apresentando os Trigêmeos Quagmire, que são raptados pelo Conde Olaf no fim do quinto livro, e cuja presença é mencionada, pouco vista, dali em diante, mas que são figuras importantes na jornada dos Órfãos Baudelaire. O trailer (que você pode ver abaixo), traz uma incrível seleção de cenas eletrizantes, de todos os livros. Começa com bastante da Serraria, e talvez por ter sido o único desses que não fez parte da adaptação cinematográfica, eu estou BEM INTERESSADO. Gostei do ambiente, do uniforme, do dormitório, do Phil, do local de trabalho – tudo na série parece meticulosamente pensado e feito de acordo com o sugerido no livro. Impressionante. Vai ser angustiante ver a Sunny trabalhar (no trailer só vemos Violet e Klaus, cobertos de lascas de madeira).


“Your first impression of me may be that I’m a terrible person…
…but you haven’t the faintest idea!”

Como vocês sabem, eu estou MORRENDO DE ANSIEDADE para o dia 13 de Janeiro, porque quero ver como tudo ficou – mas estando recentemente relendo os livros para escrever para o blog, e vendo os trailers, minha impressão é de que ESTÁ PERFEITO. A história parece seguida a risca, o estilo é o mesmo da escrita de Lemony Snicket, inclusive de sua versão interpretada na série. Isso me fascina. Me arrepia. Os trejeitos de Snicket estão ali, como suas traduções, suas insistências de que não é uma história feliz, seus pedidos para que larguemos o livro. O trailer é cuidadoso e completo ao apresentar todos os cenários e tramas, para quem já os conhece, além dos perversos ajudantes do Conde Olaf. Há o trem e o desolador cenário da praia. Uma das ÓTIMAS invenções de Violet Baudelaire, que já me fazem amá-la também na série. A casa do Tio Monty. A Víbora Incrivelmente Mortífera em volta de Sunny. [Umas coisas bizarras como aquela mulher loira amarrada a uma árvore – e me pergunto se seria Beatrice?] O grito de Tia Josephine ao se ver no espelho, o que diz muito sobre seus medos irracionais. Os disfarces do Conde Olaf, com aquela careca, aquela barba e aquela voz irritante se apresentando como Stephano em A Sala dos Répteis. Ou hilário como Shirley. A cena dos irmãos no Lago das Sanguessugas em um barquinho a vela.

“CARPE DIEM”
“Seize the children”
“Seize the day”
“I said day”

A série promete, e eu não poderia estar MAIS FELIZ! Amo essa série desde que a comecei a ler, em 2005, mais ou menos, e estou muito contente pelo Netflix se juntar a Lemony Snicket para cumprir aquela promessa de contar ao grande público as terríveis histórias dos Órfãos Baudelaire. E por fazê-lo com tanto cuidado e respeito. Os trailers já nos arrepiam porque capturam exatamente a essência da obra, o estilo de narrativa. Os cenários e os figurinos estão lindíssimos compondo uma bela fotografia. Os atores parecem ter captado a essência de seus personagens… tudo parece encaixado no lugar devido e isso quer dizer MUITO.
Que venha dia 13 de Janeiro! \o/

Para mais postagens de Desventuras em Série, clique aqui.


Comentários