The Good Place 1x06 – What We Owe to Each Other


“You don’t see in 9 dimensions. There’s a lot of tension in the air”
É impressão minha ou essa série SÓ FICA MELHOR A CADA EPISÓDIO? Tivemos um episódio fenomenal e ainda muito melhor do que eu esperava – quase no meio da temporada, temos informações flutuando por ali, temos peças se encaixando e percebemos que a trama é bem amarrada, além do comum das sitcoms, com seus episódios comumente independentes e tudo o mais. Não, The Good Place tem uma história a contar e ela toma proporções impensadas. E eu estou extasiado! Michael pediu, no episódio passado, a ajuda de Eleanor para poder descobrir a causa dos eventos catastróficos assolando o Good Place nos últimos tempos, como o mais recente sumidouro. E ela não sabe como ela vai lidar com essa situação, já que ela não pode realmente ajudá-lo a descobrir que o problema, no fim das contas, é ela mesma. No entanto, também não pode enganá-lo e agir sem ética, porque isso apenas destruiria o mundo de uma forma totalmente nova e ela seria pega de qualquer maneira. Então como ela deveria agir na situação?
Esse foi o principal dilema de Eleanor.
Ao mesmo tempo em que Eleanor passou muito tempo com Michael, Chidi ficou sozinho e, por isso, se juntou à história de Tahani e Jianyu. Eu passei a gostar muito mais de Tahani ultimamente, e foi doloroso ver os seus incansáveis esforços para se conectar com sua alma gêmea, supostamente o Jianyu, sem conseguir nenhum tipo de avanço verdadeiro. E como Jianyu correu pedir a ajuda de Chidi, ele acabou infiltrado no retiro que o “casal” fez para se conectar. E é vergonhoso. E então os nossos olhos foram se abrindo para algo no qual EU não tinha pensado até então: Tahani e Chidi são verdadeiras alma gêmeas? Quer dizer, ambos estão com pessoas que não deviam estar ali, então faz sentido. E tudo fez sentido no conjunto de cenas surpreendentes do episódio. Como eles indo juntos a um restaurante. “Ah, we’re not soulmates, we’re just sorto f soul… friends”. Aquele olhar dos dois. Também a maneira como Chidi tem coisas em comum com ela, como se importa e como soube agradá-la perfeitamente com aquele quadro expressionista de três Tahanis bailarinas, que ele fez para o Jianyu dar de presente a ela.
Wow.
Digo que aquilo REALMENTE me surpreendeu.
“Only my true soulmate would give me such a wonderful gift, thank you”
No caso de Eleanor tentando ajudar Michael, nós tivemos uma abundância de gostosas referências à melhor sitcom que já existiu: FRIENDS! Michael assistiu toda a série, numa tentativa de entender melhor os humanos e suas relações ou algo assim. É bacana como ele passa o episódio INTEIRO citando passagens de Friends, fazendo junções como Ross e Phoebe (Eleanor comenta como é uma dupla improvável, mas tudo bem) ou comentários como “Unlike Ross when he promised Emily not to talk to Rachel”. E Eleanor, na expectativa de tentar ajudar o Michael e desviá-lo do trabalho (uma boa mistura de ambos), o leva para um dia de folga muito divertido e muito bonitinho. Eles vão juntos tomar frozen yogurt, depois eles cantam no karaokê, e depois eles vão brincar num parque, jogando boliche, tentando pegar prêmios de uma máquina, puxando mais bilhetes do que os que são seus por direito… enfim, a Eleanor sendo humana e mostrando isso a Michael. Adorei o Michael voltando para casa com o minion, de repente entendendo melhor os humanos.
E o “I see you tomorrow, friend” foil indo.
O problema é que isso ajudou DE VERDADE, mais do que Eleanor queria que tivesse ajudado. E Michael vai se aproximando da verdade. Ele começa a entender melhor os humanos e que se o Good Place está agindo daquela maneira, é porque alguém está agindo de forma imprevisível. Mas quem? E essa pessoa sabe dos problemas que está causando? Não, que tipo de monstro saberia e não diria nada, não é? Então nós partimos para visitar os lugares em que os problemas aconteceram, conseguimos listas… e quando o número de suspeitos não diminui, Michael desiste. Coloca um moletom, deita no chão em posição fetal e desiste. “I feel like Friends in Season 8. Out of ideas and forcing Joey and Rachel together even though it made no sense” (sempre foi minha temporada menos favorita mesmo!). E o final é surpreendente. É legal como os últimos segundos de um episódio de The Good Place sempre tem MUITA coisa. Michael finalmente dizendo que entendeu qual é o problema, pedindo que Janet junte todas as pessoas para que ele possa fazer o anúncio, e Eleanor no máximo da tensão, com medo de ser descoberta, embora parecesse meio óbvio que o Michael teria entendido tudo errado e seria outra coisa.
E foi.
“The problem… is me. And now, I have to leave you. Forever”
Gente, vocês entendem porque eu AMO The Good Place? É uma série gostosa, super divertida, mas além disso tudo, há mistérios a serem resolvidos, há toda uma trama se desenvolvendo, detalhes e suspense e tudo o mais. Uma história de 13 episódios se construindo, e isso faz com que eu ame The Good Place. Eu provavelmente a amaria se fosse de 40 minutos também, mas ainda os 20 minutos proporcionam deliciosa fluidez nas tramas… enfim, de todo modo, The Good Place foi a minha melhor surpresa de sitcoms na temporada e eu torço muito para que dê tudo certo até o fim. Nem falo de renovação. Afinal de contas, dependendo da história planejada, talvez um ano fechado seja o ideal para contar uma boa história e ser guardada para sempre nos corações com boas memórias. De todo modo, eu adorei The Good Place e estou recomendando a todos. Estamos no meio da temporada e os episódios só ficam melhores a cada semana! Muito ansioso pra ver até onde a série vai nos levar e quais são as respostas dos nossos principais questionamentos. Como Eleanor foi parar ali? Como Jianyu foi parar ali? Chidi e Tahani são soulmates? Que lugar é aquele, afinal?

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários