E o Piloto? – As Visões da Raven


“Não sentem falta? Daqueles tempos em que eu bagunçava e vocês se irritavam? Wee!”
Há certa controvérsia (muito fácil de se explicar) a respeito de qual é verdadeiramente o Piloto de As Visões da Raven, e portanto minha escolha pode ser parcialmente arbitrária. Não totalmente, porque há muitas pessoas que concordam com Mother Dearest como o Piloto da série (e eu acho que é uma ótima maneira de começa-la!), mas a confusão é simples: o dia da estreia da série no Disney Channel, 17 de Janeiro de 2003, exibiu QUATRO EPISÓDIOS, então qualquer um pode ser considerado o Piloto da série. Mais ou menos. Pelo código de produção, por outro lado, parece-me que o primeiro episódio foi Smell of Victory, exibido como o sexto. De qualquer modo, Mother Dearest é mais um excelente episódio de As Visões da Raven, com tudo aquilo que adoramos na série e esperamos dela: como as várias visões da Raven e, claro, os disfarces da Raven que são sempre parte das MELHORES coisas dos episódios, divertidíssimos! Infelizmente, o episódio ainda não traz Anneliese van der Pol como Chelsea Daniels, e eu ADORO a Chelsea, mas tudo bem, nós a veremos no próximo episódio normalmente.
O episódio começa com Raven tentando dar uma lição no professor, o Sr. Petracelli. Acontece que o professor é daqueles que, ao invés de ensinar, gosta de fazer os alunos se sentirem mal porque não sabem as respostas: assim, ele escolhe delicadamente cada aluno que ele sabe que NÃO SABE A RESPOSTA. Temos uma primeira visão da Raven (a “exibida”) querendo responder, e depois ela interrogada quando ela realmente não sabe a resposta. Típico. Então temos uma parte super didática na qual ela tenta explicar para o professor: “Mão erguida, eu sei a resposta. Mão abaixada, eu não sei a resposta. Quer que eu explique de novo? Mão erguida, eu sei a resposta. Mão abaixada, eu não sei a resposta”. O QUE É ÓTIMO. E a primeira “visão da Raven” que é com os alunos a congratulando por “ter dado uma lição no Sr. Petracelli”. Okay. “Mas eu já levantei a mão bastante hoje e você só me chamou quando eu não sabia a resposta!” E assim, eles mostram bem rapidamente que não dá para sempre confiar nas visões da Raven, sempre aberta a interpretações.
Afinal, nem tudo é o que parece ser.
Não, espera. Série errada.
Como contar, então, para os pais, que ela respondeu um professor e ele quer vê-los no dia seguinte? Quer dizer, eles estão super orgulhosos da nova Raven, felizes porque ela é responsável e ainda lhe deram UM TELEFONE de presente! Isso é tão 2003, o sonho de todos os adolescentes! E nem adianta, usar a técnica do Cory dos 3 Cs (Cuddle, Compliment e Cry) não vai dar certo, ela percebeu isso. Achei um máximo ele tentando usar a manipulação contra os pais, enquanto a Raven, toda interessada, tomava notas, e depois falhando, no que ela rasga a folha e pede os cinco dólares de volta. Eu adoro a Raven por isso tudo: ela é muito expressiva. Então às vezes ela nem precisa DIZER nada, mas só de olhar para a expressão dela observando tudo e tomando notas no caderninho? É MUITO HILÁRIO! Assim é que se faz humor, em uma das melhores séries do Disney Channel! Já que, ao que tudo indica, os planos de Cory não são o suficiente para enrolar os pais, ela só tem uma única alternativa: ir para a escola e se passar por sua própria mãe, enganando o Sr. Petracelli. Porque parece um plano bastante plausível, não?
Eu ADORO os disfarces da Raven!
MUITO!
Porque é hilário, é absolutamente hilário. A maneira como ela fala, a maneira como ela anda, e aqueles enchimentos todos. Já é hilário apenas de OLHAR! Tem a fantástica cena dela derrubando a cadeira na sala de aula, tem ela conversando com o Sr. Petracelli e gritando para o Eddie do lado de fora: “Tem alguém batendo aí? […] Tenho certeza de que tem ALGUÉM BATENDO!” E depois de toda uma verdadeira confusão bem escrita e sufocante para a própria Raven, o professor desiste: “Eu falei com a senhora e falei com a sua filha. Agora eu vou pra casa falar comigo mesmo e me perguntar porque eu me tornei professor”. DANCINHA DA VITÓRIA DA RAVEN, COM TODOS AQUELES ENCHIMENTOS! Sim, porque isso é absolutamente hilário! Bem como ela brigando com o valentão da escola que roubou o armário de Eddie, batendo nele com a bolsinha roxa, e mandando ele devolver o armário. Não basta isso, aquele olhar dela para ele no patinete, de capacete. GENTE, COMO EU AMO AS VISÕES DA RAVEN!
Mas como nem tudo é simples, ela tem outra visão…
…e os pais dela estão indo para a escola!
Claro. Confusão na certa! Mas é uma das cenas mais divertidas e mais bem escritas de As Visões da Raven, e nos ajudam a ilustrar o motivo de gostarmos tanto da série. Ela é muito engraçada, repleta de um excelente humor, mas ainda é muito humana, repleta de momentos fofos entre família, e mensagens bonitas, sem que soem como lições de moral chatas. Claro que a cena é fantástica, da Raven tentando enrolar os pais, mas também é evidente que os pais dela notariam que tinha alguma coisa errada com aquela “Srta. Petracelli”. Mas a conversa dos três, da Raven explicando porque não contou a verdade para os pais, e eles falando que a amam e que estão contentes pela “nova Raven”, mas não esperam que ela seja perfeita, FOI LINDO. “Quando perceberam que era eu?” “Quando seu bumbum foi pra esquerda e você foi para a direita” “Traída pelo meu bumbum”. Agora me diz: tem como não amar? A pergunta é retórica. Raven ainda consegue um castigo leve, de duas semanas sem o telefone novo que ela só ia ganhar no aniversário mesmo, então não acho que faça assim tanta diferença. Ou talvez faça, sei lá.
“Só uma perguntinha: quando vestiu isso, em que mãe estava pensando?”

Para mais postagens de As Visões da Raven, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Ótimo post! Eu não sabia dessas diferenças em exibição e códigos de exibição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário