The 100 3x11 – Nevermore


“Maybe there are no good guys”
Foi um episódio fortíssimo, e se torna um dos meus favoritos na temporada. Há tempos questionamos todo o plot da Cidade das Luzes, e esse episódio foi inteiramente centrado nele, o que poderia ter sido um problema muito grave, mas o roteiro maduro e bem escrito conseguiu contornar tal receio e nos entregar um episódio excelente – depois que Raven assumiu um lugar na Cidade das Luzes e, tentando sair, não conseguiu, ela foi levada prisioneira por Jasper e Clarke, o que deixou o episódio arrepiante, incrivelmente perto de inúmeros assustadores filmes de terror que assistimos ao longo de nossa vida. A conexão de Raven com ALIE foi tratado como uma verdadeira possessão da qual Raven precisava ser, urgentemente, exorcizada. Foi meio creepy. Da mesma maneira como toda a cena de Raven, com suas falas e ações, foi muito forte, também tivemos um desfecho ideal para toda a história de Monty e aquela mãe ridícula dele que o encarava como traidor e foi capaz de entregá-lo para Pike… mas a cena foi tão forte que nos deixou, por alguns segundos, com falta de ar.
“It wasn’t her”
A melhor coisa do episódio foi que ele reuniu de novo a equipe da maneira como sempre gostamos de ver. Clarke, encontrada por Jasper enquanto ela ia para Arkadia, foi levada para junto de Bellamy e os demais, e assim a equipe estava toda reunida uma vez mais, e ali ganhamos, sempre, as melhores cenas. Em uma tentativa desesperada de trazer Raven de volta, se possível, eles buscaram a última pulseira da Arca de que se tem notícia, com Niylah, uma grounder que teve a família assassinada por Bellamy na fase obscura do personagem nessa mesma temporada. Com a equipe reunida, é claro que os ânimos ficam à flor da pele e nós ganhamos várias e várias cenas repletas de drama e muito sentimento, contido ou não, como Jasper detestando Clarke porque nunca conseguiu perdoá-la pela morte de Maya na segunda temporada, e ela tenta se desculpar. “I’m sorry. I never wanted to hurt Maya”. Não que seja útil de alguma maneira. E, claro, a já mencionada cena em que Monty precisa matar a própria mãe para salvar Octavia, e depois, traumatizado, ele fica se repetindo de que aquela não era ela.
Mas poderia ainda ser.
Foi quase pior que O Exorcista. Foi terrível! Raven, em uma interpretação fantástica e arrepiante, estava pavorosa, com seus sons animalescos, seus gritos, seus movimentos bruscos, sua cabeça meneando levemente de forma assustadora, suas expressões… estava assustador e foi uma maneira inteligente de demonstrar o controle de Alie sobre aqueles que ela levou à Cidade das Luzes. Mas o momento em que ela quebrou o próprio pescoço para que pudesse morder as amarras foi horrível de se ver! E ela faz tudo o que os demônios fazem nesse trecho dos filmes de terror de possessão, provocando as pessoas com verdades não ditas, até que eles saiam do controle. E foi assim que Alie/Raven atacaram Clarke, Jasper e Bellamy… infelizmente, ao atacar Bellamy, Niylah entrou no quarto e então não tinha mais como esconder a localização deles de Alie. Ela estava vindo. “It’s too late. Raven’s already seen her. Alie knows we’re here”. Mas com a ajuda das memórias que Clarke tem da segunda IA sendo retirada de Lexa, após sua morte, ela tem noção do que fazer… e assim ela consegue salvar Raven!
<3
“I never thought I’d be so happy to see someone in pain”
Agora eles sabem o que fazer: a segunda Inteligência Artificial, aquela que é tida pelos grounders como o “Espírito da Comandante”, o chip que foi retirado de Lexa depois que ela morreu e que pertence, oficialmente, a Luna, é a única coisa que pode deter Alie. Tendo Alie e o plot da Cidade das Luzes se desenvolvendo como o principal antagonismo da temporada, nós precisamos da equipe reunida (adorei que Octavia sabia que eles precisavam fazer isso juntos – “Then let’s stop her. We survived together Then let’s stop her. We survived together”) para localizar a Comandante real e fazê-la ascender ao trono, derrotar Alie e salvar aqueles que foram levados até a Cidade das Luzes, e já destronar Ontari e meio que finalizar todo aquele plot da Guerra entre os grounders com os Sky People. Não tivemos mais notícias de Pike, então acredito que o próximo episódio deve trazer de volta essa faceta da série, vamos apenas esperar. Nos aproximando rapidamente do fim da temporada, eu estou bastante curioso para saber como eles vão finalizar toda essa trama e o que eles vão deixar para a quarta temporada, se é que vai ter uma.

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários