11.22.63 1x07 – Soldier Boy


22 de Novembro de 1963. 9h. Lee Harvey Oswald pronto para atirar.
O último episódio de 11.22.63, na semana que vem, deve vir eletrizante! Tudo está encaminhado para o momento em que o Presidente John F. Kennedy levará um tiro em sua visita ao Texas, e mesmo com os três anos que Jake Amberson teve, ele não conseguiu impedir com maior antecedência que isso acontecesse… agora, no momento do assassinato, ele precisa correr contra o tempo e lutar contra a linha temporal que revida, para impedir que o presidente seja assassinado. Acontece que o episódio começa no dia 05 de Novembro de 1963, quando ainda tempos 17 dias (o que, comparado ao tempo do fim do episódio, parece mais do que o suficiente!), mas Jake ainda está acordando no hospital depois de ter sido espancado no fim do episódio passado, e o seu trauma na cabeça o deixou vulnerável, fraco e com poucas memórias a respeito do que ele tem que fazer. Nada mais é claro, e ele precisa fazer alguma coisa para que consgia reaver suas memórias e entender exatamente o que ele tem que fazer, e como ele tem que fazer. Saber que JFK vai ser assassinado não é nada se você não sabe onde, quando, nem quem é que vai cometer o crime para que você possa tentar impedir que aconteça.
Começamos o episódio com uma visão desesperadora de Jake, que certamente não tem condições de impedir que o Presidente JFK seja assassinado, e Sadie está com ele, tentando reativar suas memórias porque ele ainda tem uma missão para cumprir, e é claro que o seu tempo está chegando ao fim, assim como novembro de 63. E é assustador ver o tempo passando depressa. 15 dias para o assassinato. 10 dias. E então além de Jake, que não consegue lembrar-se o suficiente de sua missão para fazer alguma coisa, o Bill, no hospital psiquiátrico, parece ter sido lobotomizado. É angustiante a cena em que Jake e Sadie aparecem para buscá-lo no hospital, na esperança de que ele possa ajudar a desvendar alguns mistérios, mas ele age como se toda essa questão de viagem no tempo e assassinato do presidente fosse coisa de sua cabeça, provocado por sua “doença”. É muito ruim ver o estado deplorável de Bill, aquele Bill que já fora tão útil ou tão revoltante, como no último episódio. Agora ele é uma marionete enganada pelo sistema que não agüenta mais a pressão e se mata em uma cena fortíssima, pulando da janela.
E os dois passam. 14 de Novembro de 1693, oito dias para o assassinato – dia do enterro de Bill. Dia 15 de Novembro. 16. 17. Apenas cinco dias para impedir que JFK seja morto. E nada parece ajudar Jake a se lembrar… nem mesmo o jornal com a notícia de que John F. Kennedy fará uma visita ao Texas em breve. Nada, até a Madison tocando para Sadie dançar. Então ele se lembra… Madison Street. É assim que ele acaba em sua antiga casa, aquela da qual ele e Bill sumiram depois do desastre da festa de aniversário de Lee Harvey Oswlad. 20 de Novembro de 1963. Casa de Harvey, e então eu estava mais apreensivo do que nunca, porque a exagerada proximidade deles me deixou meio sem fôlego, e era muito bom ver a memória de Jake retornando, ver as peças se encaixando conforme ele ia revivendo aqueles momentos e entendendo as coisas, lembrando de conselhos de Al, por exemplo, e lhe vem a luz: eu preciso matar Lee Harvey Oswald, que é quem vai tentar matar o Presidente John F. Kennedy.
Sabendo que Lee Harvey Oswald é o assassino…
…basta impedi-lo de matar!
A primeira tentativa do casal envolve conseguir pegar o rifle da casa de Lee antes que ele possa usá-lo para matar o presidente, mas quando eles aparecem lá, com uma desculpinha fraquinho, ele já tinha retirado a arma do crime do lugar. Enquanto Sadie convence Jake de que ele não pode fazer tudo sozinho porque ela também está envolvida nisso, Lee Harvey Oswald vê no jornal a notícia da visita de John F. Kennedy ao Texas, e parece que é ali, rapidamente, que o passado realmente se desenha. E está para acontecer. Então chegamos ao dia 22 de Novembro de 1963. 00h30min. Jake pega no sono e sonho com um cara sobre como ele está preso em um loop infinito de ver sua filha morrer de diferentes maneiras, porque não pode simplesmente deixar que ela morra, mas a cada vez que ele volta e tenta impedir, ela continua morrendo. Sempre e sempre. Isso nos dá a idéia de um passado cuja estrutura é imutável, ou tão resistente que alterá-la é dificílimo, como Jake está provando há tanto tempo. O passado revida uma última vez no episódio através do carro que, às 8h30min, não liga e atrasa mais ainda Jake e Sadie, jogando-os em uma angustiante corrida contra o tempo para salvar o presidente JFK.
Enquanto Lee Harvey Oswald, às 9h, está pronto para cometer seu crime!

Para mais postagens de 11.22.63, clique aqui.


Comentários