The 100 3x10 – Fallen


As esperanças recaem TODAS em Clarke e Jasper. Encontrem Luna!
Os episódios de The 100, às vezes, me deixam muito dividido. Eu gosto da série e não estou preparado para me desfazer dela em meus comentários, mas às vezes eu desanimo completamente. Inicialmente defendendo fielmente a trama da Cidade das Luzes, atualmente não sei onde eles a estão levando, e por isso não suportei tramas como a explorada nesse episódio. De toda a morte de Lexa, por outro lado, eu também me revolto porque a história de um golpe (com Ontari tentando ascender ao poder injustamente e sem ter o direito) não é bem o que nós estávamos precisando na série nesse momento… por isso reforço que o que espero é Jasper e Clarke trabalhando em conjunto para conseguir encontrar Luna e, pela promo do próximo episódio, pelo menos talvez eles já estejam com a equipe da Resistência que deixou Arkadia, então o negócio pode ficar muito bom a partir dali e a série se reencontra. De todo modo, nós tivemos uma verdadeira redenção para Bellamy depois de nós termos tido uma raiva profunda dele ao longo do episódio, achando que, talvez, ele pudesse estar novamente ao lado de Pike.
Foi difícil de assistir, mas deu tudo certo.
Começamos acompanhando a maneira como Octavia reagiu à morte de Lincoln, e eu achei justo e pertinente que ela culpasse o Bellamy por isso, e como ela precisava descontar sua frustração em alguém, foi justamente no Bellamy, em uma cena muito forte na qual ela bate nele sem encontrar qualquer tipo de resistência ou defesa. Foi bom, e ele foi uma pessoa íntegra ao permitir isso. Depois toda a trama fica muito mais angustiante, quando Monty deixa Arkadia e todos armam um plano elaborado para fisgar Pike, levando Bellamy como um prisioneiro, em troca de Monty, um traidor entregue pela própria mãe. A negociação nos deixa apreensivos, é horrível ver o Bellamy voltando a ser aquela pessoa repugnante que vinha sendo nos últimos episódios, negociando com Pike sobre a segurança de sua irmã e dizendo que vai levá-lo até a caverna na qual a Resistência está se escondendo. Felizmente dava para sentir que era tudo parte de uma elaborada armação que acabou com o Pike desacordado e levado pelos grounders até a Nova Comandante, com o Kane acompanhando-os, como o 13º Clã.
Falando em Nova Comandante, estamos vivenciando um verdadeiro golpe, porque Ontari não tem nenhum direito de assumir o posto de Comandante, mesmo que tenha vencido o embate contra as crianças – porque ela não foi escolhida pelo “Espírito da Comandante” e não sabe recitar a linhagem, o que prova tudo. Claro que o Murphy precisava se unir a ela nisso tudo, dizendo que poderia ajudá-la, afinal uma comandante falsa precisa de um Guardião da Chama falso. Perfeito. Ela é ridícula e descarada ao colocar-se perante seus “servos”, sentindo-se no poder sem ter o direito de estar ali – tudo o que eles queriam era que ela recitasse a linhagem, provasse que era de fato a Comandante, e então tudo estaria bem. Com muita violência e um golpe, por enquanto ela continua como a Comandante, até que a Clarke finalmente chegue com a Luna. E com Murphy, devolvendo-o às correntes que o prendiam anteriormente, Ontari tirou toda a roupa para fazer com ele a recriação de uma cena de 50 Tons de Cinza ou algo assim.
“Oh, the things I do to survive”
Em Arkadia, o foco é na angustiante Cidade das Luzes, com cenas muito fortes. Raven está, a todo custo, tentando livrar-se de ALIE que a está atormentando, e quando ela descobre uma maneira de desconectá-la de verdade, o jogo fica baixo e a Inteligência Artificial apela de verdade, devolvendo-lhe as memórias e a dor, todo o sofrimento de seus piores momentos, em uma angústia e uma tortura constante que a fazem, por fim, se render. Quando a ALIE assumiu o corpo de Raven, aquilo foi apavorante, me causou arrepios. E tudo vai piorando porque Jasper fica preso, o que pode salvar a Raven é destruído por Jaha, e Abby vai presa por eles. “What you’re doing is stealing people’s minds”. Por fim, obrigada a entrar na Cidade das Luzes para salvar Raven, não há mais o que fazer: Abby foi sugada por esse plot e está, agora, com eles. Pronto, perdemos todas as esperanças possíveis. Assim que vemos o horror de Abby atestando que a Chave para a Cidade das Luzes é algo bom e distribuindo para toda Arkadia, nós desanimamos completamente. Quando Jasper, horrorizado, tenta fugir e é perseguido por uma horda de zumbis comandados por ALIE, eu só podia sentir que estava assistindo a The Walking Dead.
Sério.
Agora as esperanças estão todas em Clarke com Jasper. Please.
“Good, now that Arkadia has fallen, we’ll move on to Stage 2”

Para mais postagens de The 100, clique aqui.


Comentários