[Season Finale] Shadowhunters 1x13 – Morning Star


“You can’t let him control you like this, he’s not you”
Teria sido um episódio melhor se não fosse a Season Finale. Traduzindo: foi sim um episódio muito bom, mas como era o encerramento da temporada, eu estava esperando algo mais bombástico, com mais ação e mais surpresa. Na verdade (e isso se deve ao fato de termos lido o livro, então não chega a ser uma crítica à série), nós sabíamos o que estava para acontecer, mais ou menos, com o Jace deixando os shadowhunters que conhecemos para se juntar a Valentine. Mas parece que faltou algo no episódio, alguma ligação ou algo mais eletrizante que nos deixasse vidrado, e um cliffhanger melhor. Mas eu gostei muito da temporada, num saldo geral (mais do que eu achei que gostaria no começo, com toda a previsibilidade e atuações ruins). Uma coisa que me incomodou nesse episódio, no entanto, foi a constante insistência de que eles tinham que chegar até Hodge, porque eles não podiam permitir que Valentine conseguisse o Cálice Mortal e um monte de coisa assim… sendo que fazia MUITO TEMPO (tipo praticamente o episódio INTEIRO) que o Valentine JÁ estava com o Cálice.
Então me pareceu desnecessário, ou mal planejado.
De todo modo, o episódio começa mais ou menos com todo mundo descobrindo que Hodge era o grande traidor dentro do Instituto, e desse modo ele vai até Valentine com o Cálice Mortal e o negócio começa… você acha que ali tudo vai pegar fogo e ascender a um clímax de tirar o fôlego, mas não se empolgue tanto! Valentine transforma o primeiro de uma nova leva de shadowhunters, usando o Cálice, e então parece que grande parte do esforço da equipe é desprezado. “Is he dead?” “No. He’s a shadowhunter”. Enquanto os novos Caçadores são mandados em busca de Jonathan e Clarissa (Jace e Clary, claro), temos um momento muito bom de Jace lutando contra Hodge, e foi um dos melhores momentos do episódio, com o que eu queria ver mais no episódio todo. Aquele lance de cortar a mão de Hodge fora (porque ele queria o anel para se comunicar com Valentine) foi BASTANTE Star Wars, não foi? Ou será que eu fui o único que fiquei fazendo esse tipo de associações? De todo modo, foi bem Star Wars!
Agora, vamos combinar que nós não temos tempo para o drama de Jace. Depois que ele descobriu que sua vida foi uma mentira e “ele não sabe mais quem é”, está um negócio sobre ele ter sido criado por Valentine, estar se transformando nele e um monte de baboseira que me leva a questionar que tipo de personalidade fraca o Jace tem! Assim, o Jace vai mesmo se dispondo a virar o Valentine, uma nova versão dele, apesar dos medos de Luke e dos avisos de Alec em um bonito telefonema para o parabatai que não adiantou de absolutamente nada. É assim que o que esperávamos e sabíamos que ia acontecer, acontece: Jace abandona todo mundo para ir com Valentine. Bem, a última vez que isso me chocou/revoltou foi quando eu li o livro, então tudo bem… temos, agora, o Valentine cheio de poder com o Cálice Mortal, preparado para criar toda uma legião de Caçadores de Sombras que deve movimentar (do jeito que queríamos ver no Season Finale) a segunda temporada da série, pela qual eu aguardo com mais ansiedade.
Vamos, por fim, falar de todo o plano dos shadowhunters que estavam em busca do Livro Branco para descobrir uma maneira de despertar Jocelyn, depois de uma temporada dormindo. Eu gosto bastante do Raphael (e eu torço por ele e Simon, na série, embora no livro sempre tenha sido Simon e Izzy!), mas libertar Camille foi meio que demais. Houve um drama desnecessário a respeito de um caso dela com Magnus, 138 anos atrás! E, é claro, isso levou Magnus e Alec a ter uma discussão a respeito de sua relação, mas valeu a pena porque dava para ver que era só porque ambos se importavam muito com o outro. Entendo a insegurança e medo de Alec, e entendo o quão difícil é se relacionar com um imortal. Pelo menos toda a trama nos rendeu momentos FANTÁSTICOS como a Izzy contra o Raphael e a resposta tardia em “Oh typical vampire, always underestimating a shadowhunter” que foi excelente e, por fim, Jocelyn está acordada. Finalmente. Porém, não consegui achar que o momento tenha sido emocionante.
Aguardemos a segunda temporada agora.

Para mais postagens de Shadowhunters, clique aqui.


Comentários