[Season Finale] Person of Interest 4x22 – YHWH


Nunca. Season Finales de Person of Interest NUNCA nos decepcionam.
A série em geral nunca faz isso, a cada episódio parecendo um fim de temporada, então não dava para pensar que esse último episódio seria diferente. Foi um episódio de nos deixar aflitos, com o coração na mão, e lágrimas descendo dos olhos. Eu adoro como as tramas são desenvolvidas, como amamos a Máquina da mesma maneira que amamos outros personagens humanos, e como sempre temos eventos grandiosos que redefinem tudo. Eu só posso imaginar como a quinta temporada voltará, mas acredito que é mais uma oportunidade de transformar a série, mudar layout da Máquina, e implementar uma guerra ainda maior entre as maiores Inteligências Artificiais já criadas. Foi um belo episódio, repleto de emoção e agonia.
Tentando conter meu coração aqui!
Já sabíamos o que o episódio tinha tudo para ser emotivo pelo fato de que a Máquina estava morrendo. Mas a primeira prova vem na interação de Harold com Caleb. Quando Caleb retornou nessa temporada, com a criação de um algoritmo importantíssimo, nós nos recordamos de ótimos momentos de temporadas passadas, mas esse reencontro oficial dele com Finch foi EXCELENTE. Ele não pediu explicações, ele não se perguntou por que Harold podia querer aquele algoritmo, ele simplesmente lhe entregou, porque ele precisava. “Whatever you need, you have. No explanation necessary. You saved my life”. E por toda a história dos dois, foi um gesto muito bonito! Eu adorei sentir o orgulho que Finch tinha por aquele cara, seu antigo aluno. Foi muito bonito.
Mas isso foi uma parte ínfima do episódio.
A Máquina estava morrendo, como já sabíamos, enquanto Samaritan arquitetava um importante plano de “Correção” para o dia seguinte. E enquanto a Máquina lutava para se esconder enquanto Samaritan tentava localizá-la, e a cada minuto perdi amais forças, Harold e Root (posteriormente com a ajuda de Reese) também tentavam localizá-la e ajudá-la. Mas basicamente, quando a Máquina trocou de lugar duas temporadas atrás, ela não foi para um lugar específico: mas sim para os fios e para toda a rede elétrica do país. Então como salvá-la? Colocando-a, pelo jeito, dentro de uma maleta. “Not the whole Machine. Just enough to rebuild it”. Portanto, não havia a possibilidade de salvá-la completamente, mas tinha a possibilidade de proporcionar-lhe um renascimento. E isso me parece razoável.
Como foi lindo ver a conversa de Finch com a Máquina! FATHER. I AM SORRY. I FAILED YOU. […]I WILL NOT SUFFER. IF I DO NOT SURVIVE, THANK YOU FOR CREATING ME.” Foi a coisa mais linda e emotiva do episódio. Não tinha como não amá-la naquela despedida e declaração de amor.
Enquanto tudo isso estava acontecendo, parecia tão insano deixar Reese de fora, cuidando da história de Elias e Dominic, mas tudo se esclareceu. Em primeiro lugar, aquilo tudo terminou para não voltar mais na quinta temporada. Mas o que estava acontecendo era importante para o final do episódio, para o destino deles ligado às descobertas de Control: o memorando que ela não escreveu, a Correção… todo um plano da Samaritan de assassinar as pessoas (algumas centenas de pessoas) que eram a causa de todo o mal no mundo, e então o mundo se tornaria um lugar perfeito para se viver. Os com problemas com autoridade, os traíras… foi uma chacina, um horror, e Samaritan se sentindo um deus… tudo se resume a uma proposta de Control: voltar à antiga Máquina, que não mentia e não matava.
Esperando quinta temporada ANSIOSAMENTE.

Para mais postagens de Person of Interest, clique aqui.


Comentários