Cómplices al Rescate: MARIANA (álbum)


Quando o álbum começa, você sabe que você está escutando um disco de Mariana – a versão dessa gêmea interpretada por Belinda é bem diferente, e tem outras raízes. Se Silvana apresenta um estilo popstar, o estilo de Mariana é mais country, bem mais ao estilo interior; e as músicas refletem isso perfeitamente. Assim como temos músicas que são bem de banda que usa sanfona, temos uma nova versão da abertura da novela, com Cómplices al Rescate cantada em uma versão Mariana. Não é a versão de abertura, não traz exatamente as mesmas recordações, mas é ótimo.
Nós vemos a Mariana cantar!
E este é o ritmo que vemos em pelo menos metade das músicas do álbum! O mais interessante é que a caracterização e a separação de estilos se apresentam de maneira muito bem definida. E que gostoso é escutar Mariana cantar Sácame a Bailar, que é a música que Mariana canta na abertura da novela, em sua roupinha rosa, quando Silvana vai encontrá-la pela primeira vez… também é a música da audição, enquanto Mariana está se passando por Silvana. Parece que em questão de banda, a voz de Mariana (mesmo que seja a mesma Belinda!) se destaca mais, e ela é uma estrela nata, com uma voz gostosa, uma afinação incrível, e uma presença indiscutível. Adoro seu álbum!
O estilo de música conhecido como grupero (ritmo regional típico mexicano) é muito bem representado em músicas como El Baile Del Sapito, que parece uma gostosa brincadeira. E pode não ser o tipo de música que eu escuto fora de Cómplices al Rescate, mas eu não posso me impedir de dançar. A MÚSICA EXIGE ISSO. Não dá pra ficar parado! Mas ainda no gênero grupero, mas misturando uma balada mais lenta, temos Por Tu Amor, que é a minha favorita nesse estilo. Adoro o ritmo, adoro o movimento que a música sugere, e acho que ajuda a caracterizar Mariana como o melhor trabalho de Belinda, porque a voz dela estava simplesmente fenomenal! E eu adoro a letra…

Es por ti que yo respiro, tú me das tanto cariño
Cuando yo te veo siento que voy a volar
Son tus besos que fascinan y tus ojos que fulminan
Es mi corazón que late sólo por tu amor, por tu amor

O álbum de Mariana acaba de maneira quase irônica. Depois de termos Volver a Casa, que é o mais típico que há de grupero, temos uma música tão ao estilo banda Cómplices ao Rescate, que nos faz pensar na convivência de Mariana com a irmã e em todo o tempo no qual ela passou na banda ao lado de Joaquim e os demais amigos, se passando por Silvana. Porque Lazos é quase uma canção que caberia ao CD de Silvana. Tem um estilo bem mais pop, e mesmo a voz de Belinda parecia tão com o que ela fazia para Silvana… o que é um tanto complicado de se explicar, na verdade, mas é quase como se víssemos as gêmeas se misturando, como se já não importasse mais quem é quem.
Afinal é tudo Belinda.
Fora do que há de mais tradicional na música mexicana, o CD de Mariana também trabalha com outras possibilidades, que são o que me fazem amar tanto o álbum: sua diversidade. Eu gosto de como ele também parece um álbum calmo, com solos interessantíssimos e lindos duetos. Então temos mais uma chance de Fabián Chávez cantar sozinho, num estilo que lembra mais a personalidade de Joaquim, dois duetos com Belinda que eu adoro, e ainda a oportunidade Laura Flores, uma ótima cantora mexicana, que na novela interpreta a mãe das gêmeas. Eu gosto muito de sua voz, das mensagens que suas músicas trazem, e das belas declarações de amor às filhas. São músicas excelentes.
Começando com as músicas de Laura Flores, Dónde Dime Dónde, que é uma bonita música. E eu a encaro, também, numa versão de mãe cantando! Enquanto no álbum de Silvana ela tem um lindo dueto com Belinda que é Contigo Siempre, essa pode ser a música de uma mãe que não sabe onde a filha está, e quer encontrá-la – após o cruel seqüestro de Mariana. Laura Flores imprime toda a emoção necessária à canção, e é incrivelmente belo. Conseguimos sentir o amor emanando de sua voz, e eu acho isso sublime! Por outro lado, Agradezco não é necessariamente para a filha, e é uma música muito bem escrita sobre o amor. Qualquer tipo de amor. É um agradecimento à diferença que o amor faz à vida de uma pessoa. E é lindo. Agradezco / Cuanto te amo yo / Lo agradezco.
O trabalho menos marcante de Fabián Chávez nesse disco, mesmo que ainda assim seja uma música muito gostosa e bonitinha, é Por Ellas. Gosto demais da música, do ritmo e de como é contagiante, com cara de música de sucesso, mas acredito que ele tenha feito um trabalho bem melhor e mais memorável, por exemplo, em Ha Llegado a Mí el Amor. Fabián fez um trabalho tão bom como Joaquim, realmente conquistando os telespectadores, e essa música é tão ele. Creo que yo / Me estoy enamorando / Pues eres tu quien / Me trae a mi volando / Y solo pienso en ti / Qué me está pasando / Siento algo raro en mi interior / Creo que me enamoré de ti. E a voz dela estava ótima… cheia de ritmo, de afinação e gostosa de se escutar. Adoro a música!
Destaque mesmo para Fabián Chávez no álbum. Uma bela revelação da novela.
Quanto aos trabalhos em parceria de Fabián e Belinda… Llévame a Volar é a primeira música dos dois juntos, e mostra como eles soam fantásticos juntos. Não que não saibamos disso a partir do tema da novela, mas essa música, apenas com os dois nos vocais principais, mostra como a voz deles combina, como as combinações parecem ideais. Quase como se eles tivessem nascido para cantar juntos. Mas minha grande paixão é Sabes, aquela música tema do casal protagonista (pelo menos na fase boa da novela com Belinda), que vimos cantada por Mariana (vestida de Silvana) e Joaquim… como é uma declaração de amor terna e verdadeira. É tão limpa, tão simples e tão grande! Um amor puro, inocente, recorda época de primeiro amor… ritmo maravilhoso, coro fantástico, a música me enche de alegria, coloca um sorriso no meu rosto ^^

Sabes, contigo pierdo la razón
Tus ojos me han llenado ya de amor
Mi rumbo ahora tiene dirección estar contigo es…
Mi ilusión.

Lo sé.


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários