On Broadway – Jersey Boys


OH, WHAT A NIGHT!
Eu acho que estou no caminho de ter um novo favorito na Broadway – POR QUE QUE MUSICAL É ESSE? Eu saí tão completamente envolvido que eu nem sabia direito o que dizer. Jersey Boys é um musical excelente e contagiante, que esse ano completa 10 anos na Broadway. E não é para menos. Vencedor do Tony Awards de Melhor Musical em 2006, o musical é impressionante. Jersey Boys é a história de Frankie Valli e o Four Seasons. Uma banda da década de 1960 que eu não conhecia por nome, mas cujas músicas são tão famosas que várias delas você já escutou... e vai descobrir isso no teatro, com certeza! Com esse nome da banda com quatro integrantes, os escritores escolheram uma maneira muito peculiar e interessante de contar a história: dividindo o musical em “quatro estações”, cada uma narrada por um personagem diferente, tudo em forma de documentário. O que funciona incrivelmente bem para um musical, por incrível que pareça!
Tudo funciona incrivelmente bem. Adoramos essas canções, e a maneira como elas estão colocadas dentro da história – como cada momento é marcante! Como a história sobre esses garotos de Nova Jersey começam desde antes da formação do grupo até a eventual separação, temos todo tipo de performance. Mas certamente nossas favoritas (minhas favoritas, pelo menos) são as desses quatro juntos. PORQUE ELAS SÃO LINDAS. Eu gosto demais daquelas roupinhas que eles usam (o figurino está perfeito, super anos 1960), e dos passinhos de quarteto. Esses ritmos, essas canções... são todas tão envolventes que te dá vontade de cantar, de dançar também. Então temos aquelas pequenas danças – os estalinhos. Enfim, são todos hits que eu vou escutar para sempre. Essas músicas acabam de se tornar muito mais para mim depois de ver esse musical. Tudo tão apaixonante!
A primeira estação, SPRING, é narrada por Tommy DeVito. E ela traz a história do começo da banda, quando eles ainda não eram The Four Seasons, ainda não eram famosos, e nem tinham membros fixos. Tommy vai juntando os membros, traz Frankie para dentro da banda para fazer a diferença, e as mudanças acontecem o tempo todo. Eles ainda não são realmente uma banda. Eles só se tornam uma banda quando começa o SUMMER, narrado por Bob Gaudio. Com a entrada dele, eles começam realmente a funcionar, a ter ótimas músicas, e a fazer sucesso! É legal acompanhar essa ascensão deles, de fazer shows “naqueles lugares que você sobrevoa no caminho para Los Angeles”, até ter mesmo um contrato, gravar músicas, fazer show... e ter sucesso. MINHA ESTAÇÃO FAVORITA, porque é a parte que mais conta com performances dos quatro juntos e, como eu disse, essas são minhas favoritas. Amo a intensidade dos passinhos e dos quatro membros da banda, bem como a agilidade do musical de trocar de uma música a outra, que nos mantém envolvidos o tempo todo.
Como o primeiro ato acaba em um momento crítico no qual as atitudes e problemas de Tommy colocam a banda numa posição de risco, a terceira estação é FALL, que é um nome muito apropriado para esse momento – e um trocadilho que funciona incrivelmente bem em inglês. Muito tempo se passou, eles estão mais velhos, Frankie toma mais atitudes, e Nick Massi é quem narra o fim do The Four Seasons. Um a um vai deixando a banda, até que no WINTER, Frankie Valli esteja sozinho. Ainda em parceria com Bob Gaudio, que continua escrevendo músicas para ele, como a excelente Can't Take My Eyes Off You, que é um dos melhores momentos da peça. Talvez porque aquela música seja, simplesmente, FENOMENAL. Não é um momento dos quatro integrantes juntos, então talvez não fosse entrar naturalmente na minha lista de músicas favoritas, mas a cena é perfeita, bem como a música.
No fim, a banda acabou. Mas a peça é leve, descontraído, gostosa. Não tem tanto drama.
Resultado: você sai do teatro feliz, pra cima, cantando! E sim, ainda EMOCIONADO.
Alguém, alguma vez, disse que esse musical “ficaria em cartaz por séculos”. E não vejo motivo para não... o musical estreou na Broadway em 2005, com música de Bob Gaudio e letra de Bob Crewe; livro de Marshall Brickman e Rick Elice. Atualmente, os personagens são interpretados por Richard H. Blake, Matt Bogart, Joseph Leo Bwarie e Quinn VanAntwerp. Joseph Leo Bwarie, por sinal, está no papel há muito mais tempo que qualquer outro – com um recorde de quase 1700 performances! Ele fez parte de outros elencos, como em Las Vegas e a primeira tour nacional, antes de estrear como Frankie Valli na Broadway, em 2013. O musical é incrível, fascinante, maravilhoso! Ainda não assisti ao filme, porque queria ver o musical primeiro... mas quero ver se eles captam essa emoção, essa diversão, esses personagens tão carismáticos!



Comentários