Person of Interest 4x21 – Asylum


Sim, Machine, we totally love you too <3
Foi um dos episódios mais sérios da série, embora todos eles pareçam ser assim, e uma infinidade de coisas acontecem. É muito bom, embora seja extremamente perigoso para nosso coração [!], que cada episódio pareça um Season Finale e tenha qualidade de tal. Esse episódio separou a equipe, e colocou-os todos em perigos diferentes, enquanto algumas das várias tramas da série eram desenvolvidas de maneira exemplar. Eu até cheguei a me emocionar com o fim do episódio, mas eu certamente não sei o que vai acontecer. Estou tentando me preparar para o Season Finale da semana que vem, ao mesmo tempo em que não sei o que veremos na próxima temporada.
A Máquina, aparentemente calada sem dar nenhum novo número para a Team Machine, preocupa Harold com uma possibilidade tremenda: Samaritan pode ter finalmente a encontrado. Mas ela resolve esses problemas concedendo duas cosias que eles queriam: primeiro, um número; na verdade dois! O número de Elias e o número de Dominic… e que a guerra comece; segundo, sabendo que ela ainda não foi encontrada e destruída pela outra Inteligência Artificial da série, Harold e Root formam uma dupla bacana (bom vê-los juntos novamente!) em busca de Sameen Shaw, afinal parece que ela ainda continua viva. Mesmo que tudo possa não passar de uma armadilha, ouvir sua voz de novo…
E assim temos um dos melhores episódios na série. As coisas vão se desenvolvendo enquanto Root e Harold Finch tentam encontrar Shaw, decriptando o que for necessário, se passando por médica e esquizofrênico paranóico (eu gostei do Harold na cena, MUITO!), mas acabam presos bem no meio da sede da Samaritano… e pronto. “This is Samaritan’s base of operation. We are in the belly of the beast”. E toda a busca por Shaw leva eventualmente a isso: ela aparentemente está realmente morta, não há mais esperança (não para mim!) de realmente encontrá-la, e ela por fim acabou ajudando para que tudo isso se tornasse possível… e Root, como a última e mais importante ligação com a Máquina, seria quem lhes forneceria a localização da mesma.
Mas aí o episódio nos surpreende. É uma tentativa de arrancar a informação de onde a Máquina está escondida, a cabeça de Root prestes a ser aberta, e Harold aflito… e começam as negociações. Samaritano oferece 60 segundos para que a Máquina ofereça sua localização em troca da vida de seus agentes humanos. E ELA PRATICAMENTE ACEITA! Aí ela prova toda sua humanidade, e é a coisa mais linda possível. Ela passa a mensagem: “You are wrong, Harold. You are not interchangeable. I failed to save Sameen. I will not fail you now”. Me deu agonia, mas foi uma cena muito linda e muito bem feita! A Máquina ganhou mais um espaço imenso em nosso coração… embora ela tenha entregado sua localização e pode estar prestes a morrer.
#savetheMachine
Não só assim foi o episódio. Ficamos profundamente apreensivos com esses acontecimentos para o Season Finale, na esperança de que não seja realmente o final, e que a Máquina possa ainda ser salva, mas também temos outras informações: com o retorno de Control – e foi muito bom vê-la novamente –, soubemos que a Samaritan está planejando alguma coisa para o dia 06 de Maio (a série acaba no dia 05, então isso me preocupa!), chamado de “a Correção”. Vem ataque por aí, e podemos não ver nessa temporada. “Samaritan will build a new world. A better world”. Okay, aquela mulherzinha pode ter feito o discursinho dela e tentado causar um pouco, mas nosso coração é de Control. Que mulher fenomenal!
Sobre Elias e Dominic, não me importo, mas eu adorei um momento. “Tell me: how do you feel knowing you are responsible for your friend’s death”. Sinceramente? ELIAS SAMBOU ALI! E é inevitável, não tem como não gostar mais de Elias que de Dominic… afinal gostamos de Elias!

Para mais postagens de Person of Interest, clique aqui.


Comentários