AMIZADE de Mariana e Silvana


Tudo começou no fim do primeiro capítulo, quando Silvana a viu!
Depois de terminar de assistir o primeiro capítulo, eu continuei numa espécie de maratona porque eu ainda tinha muitos mais episódios que gostaria de assistir… eu ainda queria ver as garotas conversarem pela primeira vez, se passarem uma pela outra, e trocarem de lugar no dia da audição e no dia da prova de matemática. Assim foi, capítulo atrás de capítulo, até que eu tivesse assistido mais de uma semana de Cúmplices de um Resgate. A vontade agora? Apenas de continuar vendo mais e mais e mais, porque não há nada mais fofo do que ver Belinda interagindo consigo mesma, no papel de Mariana e de Silvana. É tão entrosado, e a amizade das duas é super fofa…
Como vocês podem se lembrar da sua infância ou do último texto, o primeiro capítulo termina quando Silvana vê Mariana cantando em seu povoado, e se dá conta do quão parecidas elas são. É um choque tremendo para ela, isso que ela ainda nem escuta o comentário ao seu lado, e não sabe que se trata de Rosa, a mãe da menina no palco, exatamente como a ela: “Eu lembro quando eu estava grávida, minha barriga estava tão grande que eu achei que eram duas. Sentia uma de cada lado”. Depois, ainda sem idéia do que vai acontecer, mas planejando saber mais sobre aquela garota tão misteriosamente parecida com ela, Silvana pede que Damião, o motorista, siga a banda de Mariana, a levando até próximo de sua casa…
E temos o primeiro encontro. Que ainda não é o que queríamos ver.
Silvana olha para Mariana com uma cara arrogante, tira seus óculos, e uma simples pergunta de “Quem é você?” paira no ar antes que Mariana desmaie e o primeiro encontro acabe prematuramente. Há nervosismo, agitação, olhares entre as duas e uma luz! Claro que para Mariana tudo fica muito confuso: “Mamãe, mamãe, eu me vi, mamãe, mas não era eu”, e ninguém acredita nela. Ramón não é de grande ajuda ao dizer que “sentia a presença de outra pessoas, mas só ouvia Mariana falar”. As cenas, como no primeiro capítulo, tentam se entrelaçar, com Silvana e Mariana em seus respectivos quartos, se olhando no espelho e se questionando como aquilo pode ser possível. “Quem é você? Como pode ter os meus olhos, o meu nariz? Você é igual a mim!
Parece que as coisas acontecem rápido demais… o que é bom, de certo modo, mas temos cenas bem memoráveis nesses primeiros capítulos. Já fica muito clara a dificuldade tremenda que Mariana apresenta com raiz quadrada, enquanto Silvana pode deixar de ir à escola “porque sempre passa direto nas provas bimestrais” – e quando Silvana procura a irmã (ainda sem saber que é uma irmã), garantindo que só quer conversar com ela e não quer lhe fazer mal, ela já tem uma grande proposta, visto que ela quer, de toda maneira, passar na audição, e sabe que Mariana sabe cantar bem: “Olha, o que eu vou te pedir é que me ajude se fazendo se passar por mim e cantando na audição que eu tenho que fazer pra poder ser cantora do grupo musical”.
E como Mariana pode dizer não com aquele coração bondoso dela?
Silvana abusa do drama, não tinha como Mariana resistir, mesmo que sinta culpada mais tarde. Uma das cenas mais fofas é ver Mariana rezando pela mãe, no terceiro capítulo, e pedindo que não seja pecado guardar o segredo dessa menina, a Silvana. Em algum momento estava achando Belinda fantástica e convincente como Mariana, mas depois eu percebi que ela também estava fazendo uma ótima Silvana. Acho que a atriz cresceu como ambas as personagens, interpretando muito bem qualquer uma delas: e mais ainda, interpretando uma com o figurino da outra, mas nos fazendo saber exatamente quem é quem, o que não pode ter sido um trabalho fácil. Uma pena que ela não possa ter ficado para terminar a novela, teria sido excelente.
Então começam coisas exatamente do tipo que eu quero ver: uma se passando pela outra. Silvana aparece na casa de Mariana vestida exatamente como ela, inclusive o cabelo (mistério que eu ainda não entendo), para contar as especificidades do plano. É aqui que Belinda trabalha a expressão e o tom de voz, e embora ambas estejam idênticas, não confundimos Mariana com Silvana. E é a primeira interação mais profunda das duas, o real nascimento da amizade que é muito bonita entre elas… e então chegou a hora de elas trocarem de lugar pela primeira vez, no dia da prova de matemática: “Lá dentro você vai encontrar a roupa que deve vestir. Eu deixei umas fotos para você copiar o penteado. E que tudo dê certo!
O mais legal é a maneira como eles escolhem acabar a primeira semana de novela nos deixando apreensivos. Mariana se passou por Silvana, ainda na aula de canto, mas não conseguiu cantar porque estava muito nervosa com a presença de Regina e Geraldo (embora tenha cantado antes Superstar toda fofa, apenas para a professora); Silvana se passou por Mariana e foi ótima na prova de matemática, o que gerou desconfianças. E as duas acabam presas na vida uma da outra. Mariana com Orlando, o pai de Silvana; e Silvana com a tia de Mariana. Okay, hora da prova final!
Acredito que essa seja uma das partes mais importantes da novela: quando uma está imersa na vida da outra, e elas conhecem suas vidas a partir de seus próprios olhos. E uma pode ver exatamente como a outra vive. Mariana pode ver e encarar o fato de não ter um pai: “Nossa, como o pai dela é elegante” x “Eu nunca tive um pai”, enquanto Silvana conhece uma família amorosa que a quer bem mais que qualquer coisa. Fora seu contato com a vida de interior, com o cachorro e o pato, por exemplo. Mas é o momento de tornar Silvana o mais fofa possível, e distanciá-la de qualquer oportunidade de ser vilã: porque ela não sente raiva ou inveja de Mariana pela vida que ela leva, ela apenas se vê surpreendida por aquilo tudo. Não é fofo ver sua animação em ter um pato, e a pergunta: “Eu posso te um animalzinho?” Porque ela nunca pôde antes!
“A mãe gosta dela, todos gostam da Mariana”
“O pai da Silvana é tão carinhoso com ela, parece minha mãe”
Por fim, essa troca acaba na audição. Mariana se passa por Silvana uma última vez para fazer por ela a audição para entrar no grupo, e mesmo nervosa e não conseguindo cantar duas vezes, ela canta por fim. E é uma voz doce, melodiosa, e Belinda está absurdamente linda naquela cena! Uma garota fofa e carismática, cantando e sorrindo ao mesmo tempo, conquistando nossos corações. Quase morri de orgulho de ouvi-la e vê-la cantar, minha cena favorita! E a amizade dessas duas garotas… como elas, vestidas completamente iguais, se abraçam no banheiro: “Ai, eu consegui, Silvana, eu consegui, você tá no grupo!” Depois disso você já sabe… Orlando morre, Silvana cai em depressão e Mariana é seqüestrada para se passar pela irmã…

Que comece Cúmplices de um Resgate!

Para mais postagens de Cúmplices de um Resgate, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

Comentários