Doctor Who 8x07 – Kill the Moon


“I’ll smack you so hard you’ll regenerate”
Foi um episódio de mudanças e discussões. Quando o episódio começa e vemos Clara no espaço, junto a Courtney Woods, nos perguntamos como ela foi parar como companion, mesmo que por apenas um episódio – mas o mais interessante de tudo: como assim o Doctor pode não voltar mais? Todos sabemos que o Doctor voltaria, e que aquilo não queria dizer exatamente isso, mas ainda assim… aonde estava o Doctor? Tivemos um importante ponto de virada na história da humanidade, que explica realmente muita coisa, e um lado emotivo bastante forte que acabou o episódio nos destruindo completamente – porque nunca uma briga da Clara e do Twelfth foi tão intensa.
A Lua, 2049. Misteriosamente, a Lua está “ganhando peso”, o que significa que percebemos uma forte gravidade em seu terreno, e isso vem influenciando negativamente a Terra – marés altas demais para engolir cidades inteiras, por exemplo. Uma equipe de astronautas é enviada para o espaço para destruir a Lua, e é justamente nesse mesmo evento que o Doctor chega com duas companions: Clara e Courtney. Também infestada pelo que parece uns estranhos vermes gigantescos, eles precisam entender exatamente o que está acontecendo, e tomar uma importante decisão que pode mudar toda a história da humanidade. Ou não.
Quanto ao tempo, temos uma de minhas cenas favoritas do episódio: como eles não podem simplesmente alterar algumas coisas. Clara quer, de todo modo, voltar para casa, porque “já esteve no futuro e a Lua continuava lá”. No entanto, o Doctor insiste que tem momentos do tempo que ele não consegue enxergar claramente, e aquele é um desses – e que algumas coisas não podem ser evitadas, porque precisam acontecer. Talvez as coisas mais importantes e impactantes. Da mesma maneira como ele cita o exemplo de quando levou Clara para tomar café em Berlim, no século XX, mas não matou Hitler – porque ele não poderia simplesmente matar Hitler. O futuro não é mais maleável do que o passado, Clara. O que faz perfeito sentido, porque o futuro também já é o passado de alguma civilização.
Um ovo. Depois de 100 milhões de anos com a Lua orbitando a Terra, descobrimos que a Lua é um ovo – o que explica o aumento da gravidade, o ganho de peso, e o estrago que ela está fazendo na Terra. E a grande dúvida é: matar ou não matar aquele ser que está prestes a nascer? Eles podem matá-lo e retornar a Lua ao seu estado normal, salvando a Terra, ou deixá-lo nascer e correr o risco de ele mesmo destruir o planeta. Incrivelmente, o Doctor as abandona e deixa que elas tomem essa decisão. Clara se desespera, evidentemente, pede ajuda da Terra, mas no final acaba fazendo o que acha que é o certo: abortando a missão e deixando que o bebê nasça, seja lá o que ele for. E, realmente, essa parece ter sido a decisão correta.
Porque foi um ponto de virada na história da humanidade. Foi naquele momento, em 2049, que os humanos olharam para o Céu e viram algo que os encantou, que os fascinou, e os fez ter vontade de explorar o Universo, e não explodi-lo, como sempre fora feito. Foi a partir daquele momento que os humanos começaram a se espalhar para fora da Terra, uma coisa que nunca terminou até o Fim dos Tempos, como já acompanhamos em Doctor Who: temos humanos em muitos e muitos tempos diferentes e distantes. E, também, aquela espécie de dragão gigante que eu gostaria de ver mais vezes acabou de “botar mais um ovo”, então aparentemente está tudo bem com a Lua… ela continua ali, só que uma nova Lua. Com um novo bebê em milhões e milhões de anos.
O final do episódio foi bastante emotivo. Sabíamos que uma briga dessas entre Clara e o Twelfth era inevitável, mas dessa vez foi bastante sério. Porque ele a abandonou, ele a deixou tomar uma decisão tremenda e ela quase vacilou. Foi sofrido ver as lágrimas dela, embora eu realmente estivesse concordando com o que ela dizia. E eu entendia ambos os lados, porque não consigo pensar que o Doctor tenha feito isso por maldade. Mas foi sofrido, foi um término raivoso, e o episódio simplesmente acaba dessa maneira – nós não sabemos o que acontecerá entre esses dois, e eu acho que as coisas se tornarão mais intensas nos próximos episódios. Foi bom ter Clara o chamando para a realidade, o culpando por algo, mas eu quero ver mais episódios e saber como isso continua!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários