Constantine 1x01 – Non Est Asylum


Um recomeço.
Já faz mais de três meses desde que o Piloto original de Constantine supostamente “vazou” na internet – e eu o vi e comentei, mas faz tanto tempo que eu na verdade tenho poucas recordações de detalhes quando me refiro a ele. Algumas cenas realmente me fizeram lembrar daquela ocasião, e vi que continuavam iguaizinhas, em outros momentos eu não tinha mais tanta certeza. Mas como aquele primeiro Piloto que dividiu os espectadores era apenas um teste, algumas coisas foram alteradas para a estréia oficial da série, que aconteceu agora. Por exemplo: Liv não fará mais parte do elenco. Foi o caso da primeira semana, para nos apresentar o personagem de John Constantine e tirá-lo do hospício, mas essa foi a única missão dela.
Eu adoro a estética da série. Com um personagem principal extremamente arrogante e cheio de si, a série tem esse estilo todo interessante com um quê de superioridade que eu adorei. Mas visualmente falando, a série é belíssima. E um tanto quanto assustadora em alguns momentos. Eu gosto de como eles abusam nas cenas mais fortes, trazendo algumas possessões terríveis de se assistir, com direito a viradas de cabeça, curvas estranhas, vozes diabólicas e aqueles olhares brancos assustadores. É assim que temos o nojo de animais pequenos que são associados ao imundo e consequentemente ao mal, e uma das melhores cenas de exorcismo que já vimos. Dessa vez, parece que a cena passou incrivelmente depressa, mas ainda assim foi uma excelente cena.
Quando o episódio começa, John Constantine está no Non Est Asylum – e como ele diz, por vontade própria, por mais estranho que isso possa parecer. Suas discussões sobre demônios, exorcismos e o negócio de ser “Mestre das Artes Ocultas” fazem com que as pessoas o caracterizem como louco. Mas depois de uma possessão no próprio hospício e uma mensagem na parede (“Liv Dies”), ele resolve sair e voltar à sua vida de… John Constantine. E já entendemos, bem depressa, o tom que a série vai tomar – temos, por exemplo, as primeiras cenas misteriosas de Liv, com o biscoitinho da sorte em branco, a câmera de ré do carro apontando um objeto que não estava lá, e aquela explosão que coloca fogo em um imenso buraco no chão… e a aparição de Constantine, prometendo ajudá-la. Local no qual, segundos mais tarde, conhecemos também Manny, o Anjo que tenta convocar John para um trabalho.
E a personagem de Liv nos mostra como é “acordar” para esses outros mundos além do nosso, esses planos paralelos de existência que seu pai podia ver, e que agora ela está começando a ver. “What’s happening to me?” “You’re waking up”. Adorei a cena na qual ela vê a “avó” em casa, mas principalmente a cena na qual John lhe explica o que está acontecendo, e ela consegue ver aquelas almas perdidas, aquele trem fantasma, tudo em uma interessante perspectiva escura e cheia de sombras, que é mais ou menos o mundo como ele realmente é. Para falar nos efeitos e na estética da série, ainda, temos uma excelente cena de John Constantine conversando com Manny na qual ele pára o tempo no meio de uma chuva, e eu achei aquilo realmente genial. Foi desnecessário, talvez, mas ficou visualmente muito bonito, e interessante.
Poucas mudanças são observadas ao longo do episódio – e eu estava me dando conta disso quando vi que nos aproximávamos do final, com a cena do telhado. ADOREI o momento de Constantine invocando o demônio que está perseguindo Liv, e conseguindo aquela aparição de uma versão mais destruída de si mesmo, com uma voz terrível, e uma imitação de Astra que mexe com ele e quase o faz perder toda a batalha. Também é interessante conhecer mais sobre ele no desabafo sobre o tratamento do seu pai, e a morte de sua mãe – além do motivo de ele ter se envolvido com o ocultismo. Uma excelente cena de ocultismo, uma cena finalizadora no bar, e uma mulher fazendo desenhos loucamente sobre ele… assim o Piloto chega ao fim, trazendo a promessa de uma boa série. Eu estou animado!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários

  1. Aquela cena do Manny parando a chuva foi incrível, muito bem feita, e o John pegando as gotinhas hehehe
    Apesar do tom sombrio da série, dá pra dar umas risadas, com o cartão do John, quando ele fala que é "mestre", a parte que o Manny vai embora e o John se molha hahaha é pesado, porém engraçado as vezes!

    É bom ver também que o John tem sentimentos, apesar dessa arrogância toda (que é um charme nele hahahaha), na hora que a Astra aparece, você vê lágrimas nos olhos dele!

    Gostei bastante do primeiro episódio também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa review do primeiro episódio está tão distante do restante da temporada... eu assisti naquela versão que vazou, sabe? Então eu demorei uma eternidade até retornar à série em sua estréia oficial, e não cheguei a assistir o Piloto novamente... eu fiz uma pausa no segundo para entender o que estava acontecendo porque eu precisava retomar kk

      Excluir
    2. Não vi o piloto que vazou hahahaha depois vou procurar!!!!

      Meu, eu fiz uma mega maratona em casa, deixei todos os episódios salvos, porque com toda a certeza assistirei novamente!

      =P

      Beijãozão*

      Excluir

Postar um comentário