Smash 1x10 – Understudy


Episódio maravilhoso. O melhor episódio da série até o momento, com tudo o que se pode esperar de uma boa trama. Smash tem um nível muito mais alto de conteúdo. Sorry. Mas que episódio foi esse? Denso, emocional, repleto de boas atuações… não teve como não se maravilhar, ou até mesmo chorar… perfeito! A carga emocional alta, mas não exagerada, músicas admiráveis, história impecável… e maduro, muito maduro e verdadeiro… Smash faz com que eu viva a história, acredite… faz com que eu sempre queira mais!
O episódio de hoje teve certo desenvolvimento em Bombshell (esse é o nome atual de Marilyn, the Musical, que continua passando por suas dificuldades de musical em construção), mas o foco esteve no lado dramático; repleto de cenas emocionais, nunca repetitivas, por explorar a história de inúmeros personagens diferentes, o episódio conseguiu nos fazer lamentar por muitos acontecimentos. Me emocionei sim, quase chorei e tive vontade de aplaudir. Cena após cena.
Os casais pareciam enfrentar sérios problemas. Além de Julia e Frank, história começada há um tempo, tivemos Dev e Karen com alguns problemas, Tom e John com os seus, e mesmo Tom e Julia em cenas que machucaram o coração do telespectador apaixonado pela dupla. Cada um à sua maneira, a emoção foi transmitida. Dev e Karen arrasaram na interpretação, e não sei o que pensar, afinal os dois são lindos juntos, e funcionam perfeitamente… mas todos tem problemas. Tom e John não ia mesmo para frente, mas a cena foi triste, porque eu gostava do casal… minha respiração parou em “Do you think I’m blind?”, mas admirei o personagem…
Tom e Julia tiveram toda a história do aniversário de sua parceria e amizade como escritores… dando entrevistas, assistindo à uma produção escolar de Three on a Match (“Pior porcaria que já escrevemos”). Os dois tiveram uma sequência bastante bonita, que foi a com carga emocional mais alta do episódio, sem dúvida. Os dois são um exemplo de amizade, e é isso que faz com que eu os ame tanto e os admire. Primeiro com uma pequena discussão que foi difícil de assistir, depois uma cena bonita em que um ampara o outro… não teve como não se emocionar!
Karen se desenvolveu lindamente muito fora do mundo da Broadway, embora tenha tido seus momentos lá também. Teve problemas com o namorado, emocionou. Teve que aturar gritos, dúvidas… enfrentou Dereck, além de um grande desafio… foi vista como Marilyn, realmente, pela primeira vez (numa cena protagonizada por Dereck que, embora tenha me chocado, me fez rir demais)… teve momentos lindos com Dereck, e a relação dos dois evoluiu demais. O que foi o sorriso final de reconhecimento do diretor? Valeu o episódio todo… e as alegrias iniciais da personagem servem para ficar na nossa memória, em vista do fim melancólico que ela protagonizou…
Fim melancólico, inclusive, orquestrado por Never Give All the Heart. A música basicamente resumiu em um conjunto de letra, ritmo e cenas toda a história do episódio. Muito bem finalizada, uma montagem perfeita, na qual ainda pudemos admirar a voz de Karen e vê-la mais um pouco como Marilyn… por falar em voz, Ivy teve uma música (Breakaway) no estilo normalmente reservado a Karen na série, e ela deu show, como sempre, provando que tem o dom para muito mais do que o que estamos acostumados a ouvi-la produzir… grande cena!
Falando em tons mais técnicos, vamos à produção musical de Bombshell… Tom entrou em cena, substituindo um ator ausente, e pôde atuar e cantar… nunca o tinha imaginado assim, mas Oh my God! Ele foi ótimo na cena, uma interpretação brilhante, mas muito ajudada pela incrível música e coreografia da qual fez parte… a cena toda tem uma proposta interessantíssima (Don’t Say Yes Until I Finish Talking), e acredito que realmente ficaria muito interessante em um musical sobre a vida de Marilyn Monroe… mais uma vez: EU PRECISO VER ESSE MUSICAL COMPLETO UM DIA! Não sei se isso acontecerá…
Agora alguns comentários mais superficiais, mas eu, sendo Jefferson, preciso comentar. Surtei um pouquinho com a cena de Eileen pedindo quatro ingressos para The Book of Mormon… simplesmente amo o musical, e vê-lo mencionado em Smash me deixou muito contente! E também, em escala bem menor, mas ainda assim memorável, vimos o pôster de Cabaret na casa de Karen… mas todo o clima pesado e desolador da cena não colaborou para uma admiração mais detalhada do pôster…
E no final, tivemos a chegada de Rebecca Duvall, que será um problema com toda a certeza… se sua entrada já não fosse o suficiente para provar isso, a promo da semana que vem o faz. Ao menos isso pode significar uma possível junção de Ivy e Karen, que pode valer a pena. Afinal, mesmo com Ivy sendo falsa nesse episódio, foi gostoso vê-la sendo legal com Karen… acho que as duas, juntas, tem muita coisa boa a proporcionar a Smash
Episódio que não pode ser resumido ou avaliado em poucas palavras. Smash merece ser assistido, sua história merece ser admirada, as canções escolhidas ou escritas, em conjunto com as interpretações impecáveis, merecem ser ouvidas e degustadas… bem, não quero criar rivalidade nenhuma, mas se você só tem paciência ou tempo para uma série musical, não se engane: vá por Smash, porque o conteúdo é primoroso! Até mais…

Comentários