Sherlock Holmes 2 – O Jogo de Sombras


Sherlock Holmes – O Jogo das Sombras trouxe consigo alguns fatores importantes que me agradaram logo de cara. Particularmente, a aparição de dois personagens importantes: Mycroft Holmes (o irmão de Sherlock) e o Professor Moriarty (seu maior inimigo). Com esses dois na história, eu já esperava algo grandioso…
Nesse filme, Sherlock (após atrapalhar a lua de mel de seu fiel amigo Watson – para protegê-lo, claro) tem que desvendar um mistério que envolve vários assassinatos que se ligam por uma coisa em comum: Moriarty. Na história, passamos por Simza, uma cigana que está sendo perseguida porque seu irmão, Rene, que trabalha para Moriarty, podia ter lhe passado informações demais… Sherlock precisa salvar Simza e ainda impedir os planos do professor.
A história é genial, como toda história de Sherlock precisa ser. Extremamente bem elaborada, para que todos os detalhes se encaixem em um grande mistério cheio de acontecimentos. É sempre bom ver o detetive em ação, todos os leitores do blog já sabem que eu sou um fã dele… mas devo comentar: por mais que eu goste de Robert Downey Jr., ele não é exatamente o Sherlock Holmes que eu sempre tenho em mente – para mim, ele é um pouco excêntrico demais. Mas vou aproveitar para elogiar Jude Law como Watson! Ele é o amigo perfeito como eu sempre imaginei…
E, é claro, não poderia faltar ação. Sherlock, aquele detetive inteligentíssimo, também é muito bom na luta, e várias cenas (abusando da câmera lenta e da narração, que já virou marca de Sherlock) aconteceram, algumas bem no estilo que vimos no primeiro filme… mas ainda assim valeu muito a pena. O humor também estava lá, embora eu não ache necessário que Sherlock Holmes tenha humor… enfim, o filme estava ótimo!

[CONTÉM SPOILERS]
Tenho que reclamar: no momento em que vi aquele cenário todo do castelo com a cachoeira (depois de passar o choque pela beleza daquele lugar!), já me veio na cabeça: “Sherlock vai morrer”. Tendo Moriarty e ele, naquele cenário, era mais do que óbvio o que aconteceria… fiquei feliz em ver o detetive morrer, achei que a cena ficou incrível e o velório foi fantástico. Onde está a reclamação? Não gostei de ver Sherlock vivo depois. Sério. Acho que o filme teria um fim muito mais bonito e emocionante se acreditássemos que ele tinha mesmo morrido. Eu sei que querem fazer uma sequência para o ano que vem, mas Arthur Conan Doyle também não teve que “ressuscitar” o personagem nos livros?
[FIM DOS SPOILERS]

O filme está muito interessante. Com ação na medida certa, um pouco de humor e uma história genial. É maravilhoso ver o detetive em ação novamente, e aconselho que todos assistam! Agora é esperar por notícias da sequência que já está sendo pensada, para dezembro de 2013… vamos ver até onde essa nova saga de Sherlock Holmes vai… até mais!

Comentários

  1. Também gostei do filme, principalmente por nos mostrar Mycroft e Moriarty, quem eu sempre tentei imaginar nos livros.
    Cara, quando eu vi aquela cena, automaticamente me lembrei de "O Problema Final", e tive o mesmo pensamento que você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha como, não é?
      Também se decepcionou um pouco com o final, ou não? [curioso]

      Excluir
    2. Em parte sim. Sim porque eu queria que esse momento fosse tipo o do livro. Em parte porque quando eu li o livro eu fiquei dizendo " você não pode morrer, é o maior detetive da história!!"
      Então ao mesmo tempo que eu queria q se parecesse com o livro, eu n queria que ele morresse, entende?
      Mas de modo geral gostei do filme, e sim, me decepcionei um pouco no final.

      Excluir
    3. é, mas mesmo não querendo que ele morresse, é emocionante essa parte de sua história... e como fãs de Sherlock é justamente esse sentimento: não querer perdê-lo e se emocionar com esse final... acho que ele reaparecer vivo quebrou com esse sentimento de perda e tristeza, e seriedade mesmo... entendi seu sentimento! kkk

      Excluir

Postar um comentário